This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LGP30016
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua Estrangeira - Francês B1

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: LGP30016    Sigla: LEFB1
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Nadine Silva   0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Língua de ensino: Francês

- Usar estratégias comunicativas na língua estrangeira adequadas às situações de interação social e ao
exercício da atividade profissional.
- Compreender as ideias principais de textos de complexidade variável sobre temas concretos e atuais, ou
assuntos de interesse pessoal ou da área da especialidade.
- Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes de
interesse pessoal ou da área da especialidade.
- Produzir um discurso oral coerente sobre assuntos do seu interesse pessoal, académico e profissional.
- Redigir diferentes tipos de texto devidamente articulado sobre assuntos conhecidos ou de interesse
pessoal.
- Compreender e usar vocabulário adequado aos diferentes contextos de uso da língua estrangei

Conteúdos programáticos

0. A França e a cultura francesa
1. Retratos
1.1. Eu e os outros
1.2. Projetos de vida
1.3. Relações sociais
2. Viajar para um país de língua francesa
2.1. Tipos de turismo
2.2. Alojamento e restauração
2.3. Visitas culturais e património
3. Atualidade da sociedade francesa
3.1. Os media em França
3.2. Atualidade social e política
3.3. Atividades artísticas, desportivas e culturais


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer
individual, quer em grupo. Ter-se-á como ponto de partida as necessidades comunicativas detetadas nos
estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de
síntese. O espírito crítico, a criatividade e a autonomia constituirão estratégias preferenciais para a
discussão orientada de trabalhos(o debate, o trabalho em grupo, a exposição …).
Textos diversificados, orais e escritos, extraídos de obras de referência, de jornais, da televisão, serão
uma fonte para o estudo das diversas situações de comunicação.
O trabalho com os alunos será orientado tendo como preocupação de fundo a sua intervenção crítica e
construtiva futura em vários contextos e situações, assim como a reflexão e aplicação dos conhecimentos
em exercícios práticos. Prevê-se ainda a realização de seminários para apresentação e discussão de
temáticas do programa.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa
O trabalho será baseado em tarefas sequenciais, progressivas (realizadas individualmente ou em grupo).
Privilegiar-se-á a compreensão oral e escrita através da análise de diferentes tipos de documentos.
A expressão oral será estimulada através da participação em discussões e debates, de simulações de
cenas do quotidiano, da apresentação de trabalhos, etc.
A expressão escrita será desenvolvida de acordo com os interesses e as necessidades comunicativas dos
estudantes.
Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial poderá decorrer em presença e ainda a distância (plataforma Moodle).
Avaliação:

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa,
quer individual, quer em grupo. Uma vez que se terão como ponto de partida as necessidades
comunicativas detetadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de
problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, constituirão estratégias
preferenciais a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de
temáticas do programa.
Textos-fonte diversificados, orais e escritos serão uma fonte para o estudo das diversas situações de
comunicação.
O trabalho com os alunos será orientado tendo como preocupação de fundo a sua intervenção crítica e
construtiva futura em vários contextos e situações, assim como a reflexão e aplicação dos conhecimentos
em exercícios práticos. Prevê-se ainda a realização de seminários para apresentação e discussão de
temáticas do programa.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de: Avaliação contínua: assiduidade; oralidade (participação
nas atividades da aula, em debates, discussões, etc.); escrita (trabalhos de compreensão e expressão
escrita, de enriquecimento vocabular e/ou gramatical, individuais ou em grupo).Avaliação sumativa:testes
e trabalho de grupo escrito com apresentação oral.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua.

Bibliografia

Livros
Bérard, E. e Lavenne, C. (1991), Grammaire utile du français. Paris : Hatier/Didier
Bescherelle, La Conjugaison pour tous. Paris : Hatier
Bescherelle, L’Orthographe pour tous. Paris : Hatier
Brame, G. (1993), Chez nous en France. Paris : Dunod.
Chevalier J.C.et al. (1990), Grammaire du français contemporain. Paris : Larousse
Colignon, J.-P. e Berthier, P-V. (1985), Lexique des « faux-amis ». col. Profil, Paris : Hatier
Dell, B. (1992), Histoire de Paris. Paris : Hatier.
Dournon, J.-Y. (1990), Le Dictionnaire des difficultés du français. Paris : Hachette.
Gohard-Radenkovic, A. (1995), L’écrit, Stratégies et Pratiques. Paris : Clé International
Lagane R. (1995), Difficultés grammaticales. Paris: Larousse
Mauchand, N.(1996). Mentalités et comportements. Paris : CLE International.
Morhange-Bégué, C. (1995), Les fautes de français les plus courantes. Col. Profil. Paris: Hatier.
Petit Robert Dictionnaire
Poisson-Quinton, S. et al. (2002), Grammaire expliquée du français. Paris : CLE International

Revistas

Cahiers Pédagogiques
Education enfantine
Langue française
Le Courrier de l’Unesco
Le Français dans le Monde
Le Monde de l’Education
Le Monde Diplomatique
Le Nouvel Observateur
Le Point
Les Cahiers de Science & Vie

Sítios da Internet

1. Media
www.tv5.org
www.lemonde.fr
www.lefigaro.fr
www.liberation.fr

2. Cultura
www.louvre.fr
www.paris.org
www.culture.fr
www.chateauversailles.fr
www.histoire-image.org

3. Língua
www.lexilogos.com
www.larousse.fr
www.langueauchat.com
www.dico.org

Observações

Só poderá realizar a UC por avaliação contínua os alunos que assistirem a um número mínimo de 75% das aulas, à exceção dos alunos cujo estatuto os isente da assiduidade.

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 23:49:52 Última actualização: 2010-07-19