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Didática de Educação de Infância II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: MP1C10015    Sigla: DEI2
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 27 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Augusto Luís de Brito Henriques PinheiroResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Augusto Pinheiro   1,07
Filipe Fialho   1,07
Luciano Pereira   1,07

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular Didática da Educação de Infância II contempla o desenvolvimento de saberes integrados das áreas de didática da língua portuguesa visa o aprofundamento dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem pelas crianças, de didática das expressões que visa o desenvolvimento da expressividade e comunicação da criança através das linguagens e saberes artísticos e físico-motor, e a área da pedagogia e didática que visa a interrogação das relações entre os saberes pedagógicos e os conhecimentos didáticos.

Conteúdos programáticos

Didática da Língua Portuguesa
Questões teóricas gerais
1.Linguagem e cognição.
1.1 Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo.
1.2 Linguagem e aprendizagem.
A Comunicação pré-verbal
1. Caracterização das trocas comunicativas neste período.
2. A importância destas trocas para a aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal.
3. O desenvolvimento da consciência fonológica
A Comunicação verbal
1. A compreensão e produção em língua materna
2. O desenvolvimento da consciência linguística
2.1 Estratégias e processos de aquisição da linguagem: desenvolvimento fonológico, lexico-semântico e morfo-sintáctico.
2.2 O desenvolvimento da pragmática
Didática das Expressões (Musical; Dramática; Plástica; Motora)
 As expressões (dramática; musical; plástica; motora) na educação de infância - dialogicidade entre expressão, exploração, comunicação, performance e literacia, numa perspetiva integradora e globalizante.
 Potencialidades do corpo, da voz, do meio envolvente e das linguagens artísticas como recursos expressivos, comunicativos e educativos numa dinâmica contínua e articulada de exploração e criação.
 O valor das aprendizagens no domínio das expressões durante a infância e o papel do educador nas dinâmicas de articulação e integração das suas especificidades na atuação educativa.
 As intencionalidades educativas, o espaço e os recursos humanos e materiais: as dimensões lúdica, pessoal, social, cultural, artística, informal, formal, livre e orientada.
 As práticas e vivências educativo-expressivas: a exploração, a partilha, a negociação e a integração interpares, com a equipa pedagógica e a instituição, com as famílias e a comunidade.
 Análise, planificação e avaliação formativa de situações e propostas de aprendizagem: - adequação, qualidade e diversidade.
Pedagogia e Didática
1. Educar – uma profissão impossível?
2. O momento pedagógico: a resistência do educando.
2. Aspetos epistemológicos da pedagogia e da didática.
2.1.As conceções didatistas e pedagogistas do processo de aprendizagem.
2.2.As tensões existentes entre didática e pedagogia e a necessária superação dessas oposições.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos dos tópicos explicitam um conjunto de questões específicas das intervenções pedagógico-didáticas para as quais se solicita a reflexão dos estudantes, baseada nos quadros de teóricos de referência da pedagogia e das didáticas, o que constitui os dois grandes objetivos da UC: analisar e discutir, delinear e ensaiar as grandes questões emergentes na intervenção educativa.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa
O programa organizar-se á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido em estreita articulação com os estágios.
Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aulas desta unidade curricular assumem a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de planificar atividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
Com estes dispositivos e procedimentos pretende-se que os estudantes sejam capazes de discernir modalidades de intervenção pedagógico-didáticas adequadas ao contexto de creche, o que constitui o objetivo central desta UC.

Metodologia e provas de avaliação

Planificação de propostas pedagógicas integradoras, apresentando, de forma sustentada, estratégias de desenvolvimento da linguagem verbal, articuladas com o desenvolvimento das expressões (motora, musical, dramática e plástica).
Esta planificação deverá estar fundamentada de acordo com as opções realizadas em função do contexto, dos princípios orientadores e da própria planificação (propostas pedagógicas).
100% - Trabalho individual

Os trabalhos são individuais, podendo, no entanto, ser articulados por instituição educativa.

Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os documentos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Bibliografia

DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Adragão, J. V. (1998). Língua Portuguesa Gramática de uso. Texto inédito. Setúbal: Escola Superior de Educação de Setúbal, Departamento de Línguas. (não publicado).
Botelho, F. (2002). Educação para a Televisão e aprendizagem do Português- um estudo prospectivo. Tese de doutoramento inédita, Universidade Aberta, Lisboa.
Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
Freitas, M.J., Alves, D., & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Piaget, J. (1977). A linguagem e o pensamento da criança. Lisboa: Morais Editores.
Rebelo, D. & Diniz, M. A. (1998). Falar contigo. Caminho, Lisboa.
Rigolet, S. (2006). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem: linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. Porto: Porto Editora.
Sequeira, F. (Org.) (1993). Linguagem e desenvolvimento. Texto inédito. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação. (não publicado).
Sim-Sim, I. (1995). Desenvolver a linguagem, aprender a língua. Em A. Dias de Carvalho (Org.), Novas metodologias em educação. Porto: Porto Editora.
Sim-Sim, I. (1998). O desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Spodek, B. (2002). Manual de investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Wadsworth, (1993). Introdução à Linguagem (7ªed.). Coimbra: Almedina.

EXPRESSÕES (MUSICAL; DRAMÁTICA; PLÁSTICA; MOTORA)
Andrea, I. (2011). Pedagogia das Expressões Artísticas. Lisboa: Edições ISPA.
Beja F., Topa, J. M. & Madureira, C. (1993). Drama, Pois! Porto: Porto Editora.
Costa, I. A.& Baganha, F. (1989) O Fantoche que Ajuda a Crescer. Porto: ASA.
Gallahue, D.L. (2002). Desenvolvimento motor e aquisição da competência motora na educação de infância. Em B. Spodek (Org.), Manual de investigação em educação de infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Giles, B. (Dir. Ed.) (2011). Música para crianças. Porto: Civilização Editores.
Godinho, J.C. & Brito, M.J.N. (2010). As Artes no Jardim de Infância – Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME-DGIDC.
Gordon, E. E. (2000). Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Haywood, K.M., & Nancy, G. (2005). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed.
Hernandéz, F. (2000). Cultura Visual, Mudança Educativa e Projecto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora.
Landier, J.-C. & Barret, G. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Porto: ASA.
Martins, A. (2002). Didáctica das Expressões. Lisboa: Universidade Aberta.
Read, H. (2013). Educação pela Arte. Lisboa: Edições 70.
Reis, R. (2003). Educação pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta.
Roca, N. (2003). Música (1.ª ed.). Lisboa: Editorial Notícias.
Rodrigues, H. & Rodrigues, P. M. (2003). BebéBabá – Da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto: Campo de Letras.
Trias, N., Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal (1.ª ed.). Lisboa: Âncora Editores.
PEDAGOGIA E DIDÁTICA
Franco, M. (2003). A pedagogia para além dos confrontos. Educação On – Line.
Fonte html:
http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=325:a-pedagogia-para-alem-dos-confrontos&catid=4:educacao&Itemid=15 Gasparin, J. (2002). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Editora Autores Associados Ltda.
Houssaye, J.; Soetard, M.; Hameline, D. & Fabre, M. (2004). Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed Editora.
Meirieu, P. (2002). A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed Editora.

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 15:53:59 Última actualização: 2010-07-19