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Comunicação e Património Literário

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: OP0088    Sigla: CPL
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 3 Plano de Estudos - 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1
Ana Maria Pessoa   0,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e
pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos
diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas
- Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os
discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos
- Compreender o valor da comunicação e do património literário como fator de coesão,
representação e transformação social
- Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor regional, nacional e
universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos

Conteúdos programáticos

- Evolução semântica dos conceitos “comunicação” e “literatura”
- Modelos de comunicação e conceitos de literatura
- Tipologias textuais; o literário e o não literário
- O conceito de património
- Textos literários e representação do património
- Literatura tradicional o oral: sua importância e funções
- O património literário local:
- Lendas do distrito de Setúbal
- As representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa).
- Representantes do património literário local e a sua intervenção social
- Literatura e sociedade
- Literatura e desporto
- Literatura e outras linguagens estéticas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade Curricular de Comunicação e Património Literário é o espaço privilegiado
para equacionar os fenómenos da comunicação, da língua e do património literário, nas
suas dimensões verbal, semiótica e simbólica. O texto literário, nas suas diferentes
modalidades, é encarado na sua complexa articulação com os fenómenos sociais e
culturais, espaço de mediação entre o indivíduo e os outros, entre os diferentes grupos
sociais e entre os diferentes povos. A dimensão comunicativa permite o reforço das
competências do domínio de diferentes registos de linguagem, com maior enfoque no
registo culto. A dimensão literária permite a conquista de novas competências do
imaginário, avaliando formas, manifestações e configurações culturais, assim como o
seu valor na construção das identidades e do desenvolvimento coletivo.
A valorização do património literário regional reforça a autoestima e exige o domínio de
competências de comunicação, assim como de leitura critica.

Metodologias de ensino

5.1. Estratégias de gestão do programa (grupo-turma)
As sessões presenciais terão um carácter teórico e teórico prático, nomeadamente através de métodos
diversificados (exposição pelo/a professor/a ou pelos estudantes de alguns temas a abordar, a discussão
orientada sobre textos previamente disponibilizados pelos docentes ou propostos pelos estudantes. A
participação dos estudantes nas sessões presenciais inclui a participação individual e em grupo, oral e
escrita, através de pequenos comentários críticos, de recensões, de leituras individuais e coletivas
sempre acompanhadas de análise e de discussão.
Para além das sessões presenciais, prevê-se a comunicação professora/estudantes através de alguns dos
recursos informáticos disponíveis.
5.2. Acompanhamento tutorial (presencial ou à distância)
Haverá também acompanhamento tutorial a pequenos grupos ou estudantes, individuais, sempre que essa
opção se considere válida para promover a aprendizagem dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos
estudantes e dos estímulos introduzidos pela professora. Por isso os métodos usados
terão que ser variados quer na forma quer no conteúdo, de modo a tornar explícito o
interesse da UC no plano de estudos, mas também na formação pessoal e cultural dos
estudantes.
No final do trabalho, os objetivos e as aprendizagens esperadas situam-se em torno
de três grandes domínios:
a) Capacidade de pesquisa, de seleção, de organização e de gestão da
informação, evidenciando uma correta apropriação dos diferentes conceitos;
b) Produção de textos orais e escritos de géneros, modos, registos, dimensões e
problemáticas variáveis, com destaque para os de descrição e interpretação do
texto literário. As competências comunicativas e linguísticas específicas da
leitura e da interpretação evidenciar-se-ão em resumos, relatos, fichas de
leitura, textos de opinião,...
c) Apresentação pública de trabalhos

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será negociada coletivamente tendo em conta as seguintes propostas:
1. Todos os trabalhos realizados nas aulas e fora das aulas serão objeto de avaliação pormenorizada.
2. Todos os estudantes realizarão uma leitura obrigatória ade entre os possíveis documentos literários abordados em aula e como avaliação global no final do processo.
3. Os estudantes terão que apresentar um trabalho de pesquisa que aprofunde um dos conteúdos do programa.

Regime de assiduidade

Os estudantes em regime de avaliação contínua comprometem-se a participar em 80% das sessões presenciais, excluindo os casos previstos pela legislação e pelas regras internas. Os estudantes trabalhadores apenas estão obrigados a participar em 50% do total das sessões presenciais, podendo negociar com o docente uma participação inferior mediante a elaboração de trabalhos complementares e um acompanhamento à distância mais intenso.

Bibliografia

Coelho, A. (org.) (1999). Contos populares portugueses. Lisboa: D. Quixote.
Eusébio, A. M. (O Calafate) (1985). Versos do cantador de Setúbal. 2 Vol. Lisboa: Ulmeiro.
Guerreiro, M. V. (1983). Para a história da literatura popular portuguesa. Lisboa: ICLP.
Pedroso, Consiglieri, (ed.) (2000). Contos Populares, Lisboa: Ulmeiro
Pinto-Correia, J. D. (org.) (1984). Romanceiro Tradicional Português. Lisboa: Editorial Comunicação.
Saraiva, A. J.; Lopes, Ó. (2010). História da Literatura Portuguesa. 17ª Ed. Porto: Porto Editora
Silva, V. M.A. (2007). Teoria da Literatura. 8ª Edição. Coimbra: Almedina.
Vilhena, A. M.; Pires, D. (seleção e notas) (2002). A Serra da Arrábida na poesia portuguesa. Setúbal: CentrodeEstudosBocageanos. Http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_leitliter_a.pdf


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