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Dimensões Sócio-Históricas da Educação Especial e Inclusiva

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: PG_EE01    Sigla: DSHEI
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 21 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,30
Luzia Lima-Rodrigues   1,30

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)



O programa desta UC visa a construção de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências de reflexão crítica sobre a mudança de paradigmas educacionais, nomeadamente da passagem de um paradigma de uma escola tradicional para uma educação inclusiva, e de um modelo médico para um modelo social de deficiência.
Neste sentido e de forma articulada, a UC visa interrogar criticamente a história da educação especial e inclusiva e os pensamentos pedagógicos que daí emergiram.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conceber a educação especial enquanto resposta culturalmente situada nos contextos socio-histórico a que pertencem.
2. Compreender a evolução histórica das conceções sobre a deficiência em geral, sobre a educação especial e sobre a educação inclusiva.
3. Desenvolver um pensamento crítico e contextual sobre os lugares da exclusão socio-escolar
4. Conceber a inclusão como um processo contínuo de identificação e remoção de barreiras à participação e ao sucesso, com ênfase no apoio aos alunos com maior risco de marginalização, exclusão e insucesso.


Conteúdos programáticos



1. As dimensões político-sociais das conceções sobre a deficiência, sobre a educação especial e sobre a educação inclusiva.
2. O modelo médico e o modelo social sobre a deficiência.
3. Os grandes dispositivos normativos nacionais e internacionais sobre a equidade, a educação inclusiva e aos direitos das pessoas com deficiência.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC



Os conteúdos programáticos contêm e explicitam um conjunto de questões fulcrais das conceções sobre os contextos sociopolíticos da escola tradicional à educação inclusiva. Os conteúdos evidenciam as fragilidades e ambiguidades dos conceitos, políticas e práticas educativas, dentro e fora das escolas regulares.
Estes aspetos servem os grandes objetivos da UC, analisar e discutir as grandes questões das dimensões socio-históricas das conceções teóricas sobre a deficiência e das suas implicações na educação especial e inclusiva

Metodologias de ensino

5. Metodologias de ensino
a) Organização do programa
O programa organizar-se-á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido de forma alternada. Aos tempos expositivos seguem-se tempos de debate. Aos tempos de leitura de textos em pequeno grupo, seguem-se momentos de debate plenário.
b) Acompanhamento tutorial

O acompanhamento tutorial, pessoal ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

c) Participação dos estudantes

Espera-se que cada estudante participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.





Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Com as exposições teóricas pretende-se a interrogação crítica dos conteúdos do programa que permitam o envolvimento e a participação dos estudantes no debate sobre cada um dos conteúdos.
O debate sobre textos pretende criar condições dialógicas que facilitem um discernimento dos diversos pontos de vista expressos pelos estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e as produções académicas dos estudantes. Cada estudante deverá produzir um trabalho pessoal que consiste num ensaio exploratório de um dos temas do programa. A delimitação do tema deverá ser negociada com o professor.
O peso deste produto na classificação final atribuída a cada estudante é de 100%.

Regime de assiduidade

100% de presenças

Bibliografia

ISEC2015Lisbon (2015). Declaração de Lisboa sobre Equidade Educativa.
Decreto-Lei 3/2008, de 7 de Janeiro.
Rix, J. (2015) Must inclusion be especial? Rethinking educational support within a community of provision. London. Routledge.
Rodrigues, D. (2013). Equidade e Educação inclusiva. Porto. Profedições.
Rodrigues, D. (org.) (2003) Perspectivas sobre a inclusão: da Educação à Sociedade. Porto. Porto Editora.
Rodrigues, D. (org.) (2000) Educação e Diferença: valores e práticas para uma Educação Inclusiva. Porto. Porto Editora.
Stoer, S., Rodrigues, D. e Magalhães, A. (2004). Os lugares da exclusão social: um dispositivo de diferenciação pedagógica. São Paulo. Cortez.
UNESCO (2006) Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
UNESCO (2015) Declaração de Incheon: Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação para todos ao longo da vida.
UNESCO (2004) Declaração de Salamanca
9. Outras referências
Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) (2011). Educação inclusiva e educação especial – Indicadores-chave para o desenvolvimento das escolas: Um guia para diretores. Lisboa: DGIDC.
Ainscow, M. (2016) Strugles for Equity in Education. London. Routledge.
Lima-Rodrigues, L. et. al. (coord.) (2007) Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso. Lisboa. FEEI/FMH Edições.
Slee, R. (2011) The Irregular School: exclusion, schooling and inclusive education. USA. Routledge

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Página gerada em: 2024-05-06 às 20:58:07 Última actualização: 2010-07-19