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Dimensões Sócio-Históricas da Educação Especial e Inclusiva
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 1S
Código: |
PG_EE01 |
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Sigla: |
DSHEI |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PG_EE |
21 |
Plano de estudos_14 |
1º |
5,0 |
20 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O programa desta UC visa a construção de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências de reflexão crítica sobre a mudança de paradigmas educacionais, nomeadamente da passagem de um paradigma de uma escola tradicional para uma educação inclusiva, e de um modelo médico para um modelo social de deficiência.
Neste sentido e de forma articulada, a UC visa interrogar criticamente a história da educação especial e inclusiva e os pensamentos pedagógicos que daí emergiram.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conceber a educação especial enquanto resposta culturalmente situada nos contextos socio-histórico a que pertencem.
2. Compreender a evolução histórica das conceções sobre a deficiência em geral, sobre a educação especial e sobre a educação inclusiva.
3. Desenvolver um pensamento crítico e contextual sobre os lugares da exclusão socio-escolar
4. Conceber a inclusão como um processo contínuo de identificação e remoção de barreiras à participação e ao sucesso, com ênfase no apoio aos alunos com maior risco de marginalização, exclusão e insucesso.
Conteúdos programáticos
1. As dimensões político-sociais das conceções sobre a deficiência, sobre a educação especial e sobre a educação inclusiva.
2. O modelo médico e o modelo social sobre a deficiência.
3. Os grandes dispositivos normativos nacionais e internacionais sobre a equidade, a educação inclusiva e aos direitos das pessoas com deficiência.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos contêm e explicitam um conjunto de questões fulcrais das conceções sobre os contextos sociopolíticos da escola tradicional à educação inclusiva. Os conteúdos evidenciam as fragilidades e ambiguidades dos conceitos, políticas e práticas educativas, dentro e fora das escolas regulares.
Estes aspetos servem os grandes objetivos da UC, analisar e discutir as grandes questões das dimensões socio-históricas das conceções teóricas sobre a deficiência e das suas implicações na educação especial e inclusiva
Metodologias de ensino
5. Metodologias de ensino
a) Organização do programa
O programa organizar-se-á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido de forma alternada. Aos tempos expositivos seguem-se tempos de debate. Aos tempos de leitura de textos em pequeno grupo, seguem-se momentos de debate plenário.
b) Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial, pessoal ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
c) Participação dos estudantes
Espera-se que cada estudante participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Com as exposições teóricas pretende-se a interrogação crítica dos conteúdos do programa que permitam o envolvimento e a participação dos estudantes no debate sobre cada um dos conteúdos.
O debate sobre textos pretende criar condições dialógicas que facilitem um discernimento dos diversos pontos de vista expressos pelos estudantes.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação contínua incidirá sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e as produções académicas dos estudantes. Cada estudante deverá produzir um trabalho pessoal que consiste num ensaio exploratório de um dos temas do programa. A delimitação do tema deverá ser negociada com o professor.
O peso deste produto na classificação final atribuída a cada estudante é de 100%.
Regime de assiduidade
100% de presenças
Bibliografia
ISEC2015Lisbon (2015). Declaração de Lisboa sobre Equidade Educativa.
Decreto-Lei 3/2008, de 7 de Janeiro.
Rix, J. (2015) Must inclusion be especial? Rethinking educational support within a community of provision. London. Routledge.
Rodrigues, D. (2013). Equidade e Educação inclusiva. Porto. Profedições.
Rodrigues, D. (org.) (2003) Perspectivas sobre a inclusão: da Educação à Sociedade. Porto. Porto Editora.
Rodrigues, D. (org.) (2000) Educação e Diferença: valores e práticas para uma Educação Inclusiva. Porto. Porto Editora.
Stoer, S., Rodrigues, D. e Magalhães, A. (2004). Os lugares da exclusão social: um dispositivo de diferenciação pedagógica. São Paulo. Cortez.
UNESCO (2006) Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
UNESCO (2015) Declaração de Incheon: Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação para todos ao longo da vida.
UNESCO (2004) Declaração de Salamanca
9. Outras referências
Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) (2011). Educação inclusiva e educação especial – Indicadores-chave para o desenvolvimento das escolas: Um guia para diretores. Lisboa: DGIDC.
Ainscow, M. (2016) Strugles for Equity in Education. London. Routledge.
Lima-Rodrigues, L. et. al. (coord.) (2007) Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: Dez Estudos de Caso. Lisboa. FEEI/FMH Edições.
Slee, R. (2011) The Irregular School: exclusion, schooling and inclusive education. USA. Routledge
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