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Intersubjetividade e Relação com o Saber

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: PG_EE02    Sigla: IRS
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 21 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Luísa Ramos de Carvalho   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 - Objectivos de Aprendizagem:

O objetivo global desta Unidade Curricular é observar a dinâmica relacional na sala de aula e com os parceiros exteriores e compreender as suas implicações no ato de aprender e ensinar.
Neste sentido pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Compreender as relações do docente com o aluno ou grupo de alunos; de um aluno com outro ou com o grupo de pares; do docente com outros profissionais e com os pais, assim como as dificuldades relacionais no espaço de uma sala de aula, de um grupo e analisar o modo como um profissional as pode resolver.
- Compreender que a subjetividade, a interioridade estão presentes em toda a relação interpessoal, nomeadamente na relação pedagógica.
- Compreender, com a observação de si e do outro, fenómenos relacionais como a agressividade, a dependência, a passividade, a projeção, etc; analisar o lugar da personalidade do docente no exercício da profissão e aceitar envolver-se numa reflexão sobre formas de trabalhar.
- Analisar a recusa de aprender e as reações que provocam no docente.
- Compreender a necessidade de facilitar e solicitar a implicação das famílias no processo de desenvolvimento / aprendizagem das crianças e jovens cuja educação está a seu cargo.




Conteúdos programáticos

. A relação pedagógica, dimensões relacionais e afetivas
II. As profissões do humano. Educar, profissão impossível?
III.Contribuições da psicanálise para a educação
Sobre o inconsciente e a estrutura da personalidade
Sobre a sexualidade infantil e suas consequências
Psicanálise e dificuldades de aprendizagem
IV. A autoridade, submissão, violências:contributos psicanalíticos para a interpretação do poder arbitrário.
V. O desejo e a recusa de aprender e o núcleo de resistência ou momento pedagógico
VI. A experiência profissional dos docentes: um labirinto bem organizado
VII. Relação com os pais e comunidades. Os Pais como educadores


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Construir competências profissionais, é aprender a encarar a diversidade e a complexidade de situações, identificando o que as aproxima e as distingue de situações comparáveis (mas nunca iguais).

Metodologias de ensino

O programa organizar-se-á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido de forma alternada. Aos tempos expositivos seguem-se tempos de debate. Aos tempos de leitura de textos em pequeno grupo, seguem-se momentos de debate plenário.

O acompanhamento tutorial, pessoal ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Espera-se que cada estudante participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho nesta UC em tem em consideração não só a experiência dos formandos nos contextos de trabalho – a sala de aula, o seu percurso biográfico e também o sentido das próprias vivências, a sua interioridade.
A educação é feita de comunicação, de relações que só adquirem sentido na história de uma vida.
Ao centrar-se na interioridade dos sujeitos a UC, procurará não só valorizar a capacidade de comunicar intersubjectivamente, mas provocar esta comunicação.
Nesta perspetiva os saberes e as competências adquiridos pelos estudantes nos seus diversos contextos de vida são considerados recursos fundamentais. Pretende-se que os saberes a adquirir pelos estudantes serão construídos com base nos saberes já detidos previamente e em articulação com esses mesmos saberes.
Para abordar os fenómenos afetivos, é necessário não ter medo das suas dificuldades e sentimentos, é neste sentido que se previlegia metodologias que incentivem e facilitem a comunicação apoiada nos saberes das ciências humanas, nomeadamente nos contributos da psicanálise.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e as produções académicas dos estudantes. Cada estudante deverá produzir um trabalho pessoal que consiste num ensaio exploratório de um dos temas do programa. A delimitação do tema deverá ser negociada com o professor.
O peso deste produto na classificação final atribuída a cada estudante é de 100%.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua.

Bibliografia

Abraham A. (1982). Le monde intérieur des enseignants. Paris : Editions ESF.
Arènes Rènes, J. Sarhous-Lajus, N. (2005). La défaite de la volonté. Figures comteporaines du destin, Paris, Seuil.
Bloss, Peter (1994). Adolescência. Uma interpretação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes
Bruner, J. (2000). Cultura da educação. Lisboa: Edições 70
Cifali, M.(1994). Le lien éducatif: contre-jour psychanalytique. Paris : Presses Universitaires de France.
Cifali, M. Moll, J. (1985). Pedagogie et psychanalise. Paris: Dunod.
Cifali, M (1998). Eduquer, un métier impossible. Dilemmes actueles. Eres, nº34,
fonte: http://agora.unige.ch/sed-cifali/dilem.
CRESAS. (1991). Naissance d’une pédagogie interactive. Paris: ESF Éditeur.
Diatkine, R. (1986). O que é um adolescente? Alter Ego: Lisboa.
Dolto, F. (1980). O despertar do espirito, Lisboa edições 70.
(1981). Au jeu du désir, Paris, Seuil.
(1981). La difficulté de vivre, Paris: Inter Éditions.
(1981). Você e a criança. Lisboa: Dom Quixote.
(1982). Psicanálise e pediatria. Lisboa: Dom Quixote.
Filloux, J.(1974). Du contract pédagogique. Paris: Dunod
Freud, A. (1959). Initiation à la psychanalise pour éducateurs. Toulouse, Privat
Mannoni, M. (1973). Éducation Impossible. Paris, Seuil
Mauco, G. (1970) L’Inconscient et la psychologie de l’enfant, Paris: PUF
(1978). Psicanálise e educação. Lisboa: Moraes editores.
Merle, P. (2005). L' éléve humilié. Paris : PUF.
Miller, A. (1990). C'est pour ton bien: racines de la violence dans l’ education de l'enfant. Paris: Aubier.
Pereira, F. (1992). Relações interpessoais. Construção do conhecimento e educação. Revista Portuguesa de Psicanálise. Orgão da Sociedade Portuguesa de psicanálise. Nº abril 1992. Pg. 153-167
Piaget, J. (1920). La psychanalyse dans ses rapports avec la psychologie de l’enfant. Bulletin de la Société Alfred Binet, nº131
Winnicot, D. (1978). L’enfant et le monde extérieur., Paris: Payot
(1975). Jeu et realité. Paris: Gallimard

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Página gerada em: 2024-05-06 às 12:10:35 Última actualização: 2010-07-19