This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PG_EE06
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Seminário de Investigação e de Projeto I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 1S

Código: PG_EE06    Sigla: SIP1
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 21 Plano de estudos_14 5,0 25

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,67
Gina Lemos   1,07
Jorge Carvalho   0,27
Luísa Ramos de Carvalho   0,33

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam modos de ver e compreender as situações e contextos educativos inclusivos que se distanciem do senso comum e da repetição acrítica das intervenções educativas estandardizadas e exclusivas.

Procura-se igualmente que os estudantes aprofundem e se apropriem das modalidades teórico metodológicas que presidem à investigação em educação.
Pretende-se igualmente que saibam delinear uma temática, e, no seu seio, sejam capazes de delimitar um tema em torno do qual desenvolverão os seus Projetos.
Pretende-se também que os estudantes conheçam e saibam utilizar a metodologia de investigação em educação e os principais instrumentos de recolha e de análise da informação.

Conteúdos programáticos

2.1. Questões epistemológicas da investigação educacional
Os valores e a investigação educacional.
O problema da objetividade.
A causalidade, a prescrição e a (re)invenção da intervenção pedagógica.
A investigação como componente da prática educativa.
Processos de investigação, processos de autoformação.

2.2. Questões de metodologia em investigação educacional.
O paradigma interpretativo da investigação educacional.
Métodos qualitativos na investigação educacional.
A investigação-ação em diversos contextos educativos.

2.3. Métodos e procedimentos de recolha da informação
As entrevistas
Os inquéritos
Os diversos modelos de observação
O levantamento sociográfico

2.4. Métodos e procedimentos de análise da informação
A análise de conteúdo
Os mapas sociográficos
A análise das produções gráficas
A análise das informações recolhidas com os modelos de observação
A análise documental


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos visam três grandes objetivos da UC: a) o desenvolvimento de modalidades de discernimento das situações educativas libertas do senso-comum e a consequente construção de uma conceção complexa dessas mesmas situações, informada por uma capacidade de situar epistemologicamente o paradigma da investigação em educação; b) o desenvolvimento da capacidade de delimitar temáticas que se prestem à investigação; c) o desenvolvimento de uma utilização proficiente dos dispositivos, instrumentos e procedimentos de recolha e de análise das observações.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa:
A UC desenvolve-se em torno do trabalho de projeto que explorará um tema de pesquisa, para o qual contribuem as sessões prático teóricas, a orientação tutória e o trabalho de terreno realizado em articulação com as outras UC’s da Pós-Graduação.

Acompanhamento tutorial:
O acompanhamento tutorial tem como finalidades: apoiar e orientar os estudantes ao longo da UC na realização do trabalho de projeto, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento será feito quer de uma forma presencial, quer a distância.

Participação dos estudantes:
Espera-se que os estudantes (a) estejam presentes nas aulas e participem na discussão das questões em análise; (b) leiam, analisem e discutam os textos de apoio disponibilizados; (c) apresentem nas datas previstas o ponto de situação dos seus projetos d) realizem os trabalhos previstos nas datas acordadas. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os estudantes façam quer uma primeira aproximação a questões epistemológicas de investigação quer a construção de conhecimento em situações educativas, bem como conheçam a metodologia de investigação em educação e algumas das principais técnicas utilizadas.
Pretende-se ainda que os estudantes participem na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; leiam, analisem e discutam os textos de apoio apresentados; realizem os trabalhos previstos, particularmente a conceção de um projeto de investigação-ação de preferência concebido em contexto real de prática docente.

Metodologia e provas de avaliação

Realização de um trabalho de projeto, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC’s.
Este trabalho deverá refletir a experiência e os saberes adquiridos pelos estudantes, traduzidos num discurso coerente, pertinente e teoricamente fundamentado.
Periodicamente, ao longo do semestre e durante as aulas que funcionarão segundo a modalidade de seminário, as estudantes farão o ponto de situação do desenvolvimento dos seus trabalhos.

Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua

Bibliografia

Afonso, N. (2005).A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico.
Porto: Asa.

Albarello, Luc et al. (1997) Práticas e Métodos de Investigação em Ciências
Sociais. Lisboa: Gradiva.

Almeida, J.-C. (2001). Em defesa da investigação-acção. Sociologia, Nov. 2001, no.37, p.175-176. ISSN 0873-6529.

Ambrósio, T. (2001). Educação e Desenvolvimento – Contributo para uma mudança reflexiva da Educação. Lisboa: UIED.

Barbier, R. (1985). A pesquisa-ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Barbier, R. (1996). La Recherche Action. Paris: Anthropos.

Bardin, L. (1991). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bell, J. (2002). Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa: Gradiva/ trajectos, nº 38, 2ª edição,

Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Brandão, C. (1984). Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense.

Carmo, H. e Ferreira, M. (1998) Metodologia da Investigação – Guia para Auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Denzin, N. & Lincoln, Y. (edt). (1994).- Handbook of Qualitative Research, London:
Sage Publications.
Pineau, G. (2006). As histórias de vida em formação: génese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educ. Pesqui. vol.32 no.2 SãoPaulo Maio/Agosto.
Silva, A. e Madureira, J. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Lisboa: Edições Afrontamento.

Spodek, B. (Org.), (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 02:01:56 Última actualização: 2010-07-19