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Pedagogia Diferenciada e Desenvolvimento Curricular

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: PG_EE07    Sigla: PDDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 22 Plano de estudos_14 4,0 15

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sofia Gago da Silva Corrêa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,00
Luzia Lima-Rodrigues   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo principal desta unidade curricular é analisar a conceção de pedagogia diferenciada e as problemáticas relacionadas, inclusive a conceção de diferenciação curricular que se estruturou historicamente como uma solução não inclusiva. Neste sentido pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Desenvolver formação científica a nível aprofundado sobre a problemática da diferenciação pedagógica
- Refletir sobre as contradições do discurso pedagógico
- Compreender que a diferenciação pedagógica diz respeito aos docentes, ao sistema educativo e aos dispositivos pedagógicos
- Compreender que é inútil diferenciar pedagogias incapazes de proporcionar aprendizagens essenciais
- Aperfeiçoar o domínio de estratégias para o desenvolvimento de uma cultura profissional inclusiva - Desenvolver competências para a orientação e supervisão numa perspectiva de prática pedagógica diferenciada e inclusiva
- Refletir sobre os dilemas éticos da profissão

Conteúdos programáticos

Pretende-se que este programa seja flexível e evolutivo: adaptações serão feitas em função dos interesses e das evoluções pedagógicas dos estudantes. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos à volta dos seguintes eixos:

I. Contradições do discurso pedagógico
II. Diferenciação curricular
III. Diferenciar a pedagogia: porquê?
IV. Diferenciar a pedagogia: como?
V. Pedagogia Ética e Direitos da Criança


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A pedagogia diferenciada parte da constatação que numa sala de aula o docente deve ensinar crianças que têm capacidades e modos de aprendizagem muito diferentes. A pedagogia diferenciada tenta dar resposta a esta heterogeneidade nomeadamente às crianças com necessidades educatvas especiais. Neste sentido os conteúdos programáticos incidem na compreensão da interrogando a forma escolar, nomeadamente a conceção de diferenciação curricular que se estruturou historicamente como uma solução não inclusiva. Para tal, os conteúdos incidirão no estudo do currículo como um dos aspetos centrais que devemos levar em conta quando procuramos uma educação inclusiva.

Metodologias de ensino

O programa organizar-se-á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido de forma alternada. Aos tempos expositivos seguem-se tempos de debate. Aos tempos de leitura de textos em pequeno grupo, seguem-se momentos de debate plenário.
O acompanhamento tutorial, pessoal ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Espera-se que cada estudante participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Com as exposições teóricas pretende-se a interrogação crítica dos conteúdos do programa que permitam o envolvimento e a participação dos estudantes no debate sobre cada um dos conteúdos.
Os saberes e as competências adquiridos pelos estudantes nos seus diversos contextos de vida são considerados recursos fundamentais. Pretende-se que os saberes a adquirir pelos estudantes sejam construídos em articulação com esses mesmos saberes.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e as produções académicas dos estudantes. Cada estudante deverá produzir um trabalho pessoal que consiste num ensaio exploratório de um dos temas do programa. A delimitação do tema deverá ser negociada com o professor.
O peso deste produto na classificação final atribuída a cada estudante é de 100%.

Regime de assiduidade

75% assiduidadae

Bibliografia

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Barroso, J. (2006). O Estado e a Educação: a Regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. In: A regulação das políticas públicas de educação. Espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa.
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Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) (2011). Educação inclusiva e educação especial – Indicadores-chave para o desenvolvimento das escolas: Um guia para diretores. Lisboa: DGIDC.
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CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2001). Minorias, Educação Intercultural e Cidadania. Recomendação nº1/2001. Lisboa: www.cne.org.

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