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Seminário de Investigação e de Projeto II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2016/2017 - 2S

Código: PG_EE13    Sigla: SIP2
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 21 Plano de estudos_14 5,0 25

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,66
Gina Lemos   0,13
Jorge Carvalho   0,53
Luísa Ramos de Carvalho   1,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Os objetivos desta UC estão em continuidade com aqueles que foram enunciados na UC Seminário de Investigação e de Projeto I e constituem-se em torno do desenvolvimento de um projeto de preferência produzido em estreita relação com os contextos educativos reais onde os estudantes desempenham as suas funções profissionais, ou em alternativa, noutros contextos eleitos para o efeito.











Conteúdos programáticos

Os conteúdos desta UC serão abordados como uma revisitação dos conteúdos da UC Seminário de Investigação e de Projeto I, mas de forma aplicada a cada um dos projetos desenvolvidos pelos formandos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos que visam o grande objetivo da UC: o desenvolvimento de um projeto pessoal dos formandos.

Metodologias de ensino

A UC desenvolve-se em torno de trabalhos de projeto que explorarão temas de pesquisa, que serão apresentados e debatidos ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os estudantes participem na apresentação e debate dos seus projetos de investigação-ação e intervenção de preferência concebido em contexto real de prática docente.

Metodologia e provas de avaliação

Realização de um trabalho individual de projeto, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC’s.
Este trabalho deverá refletir a experiência e os saberes adquiridos pelos estudantes, traduzidos num discurso coerente, pertinente e teoricamente fundamentado.

Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Regime de assiduidade

100% presenças

Bibliografia

Afonso, N. (2005).A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico.Porto: Asa.
Albarello, Luc et al. (1997) Práticas e Métodos de Investigação em CiênciasSociais. Lisboa: Gradiva.
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Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

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Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2005). Análise de dados para ciências sociais - A complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.
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Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Ricou, M. (2004). Ética e psicologia: Uma prática integrada. Coimbra: Gráfica de Coimbra.
Silva, A. e Madureira, J. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Lisboa: Edições Afrontamento.
Silvia, P. J. (2007). How to write a lot: A practical guide to productive academic writing. Washington, DC: American Psychological Association.
Sousa, A. B. (2005). Investigação em educação. Lisboa: Livros Horizonte.
Spodek, B. (Org.), (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Tuckman, B. W. (2005). Manual de investigação em educação: Como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 07:10:11 Última actualização: 2010-07-19