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Seminário de Investigação e de Projeto II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2016/2017 - 2S
Código: |
PG_EE13 |
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Sigla: |
SIP2 |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PG_EE |
21 |
Plano de estudos_14 |
1º |
5,0 |
25 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os objetivos desta UC estão em continuidade com aqueles que foram enunciados na UC Seminário de Investigação e de Projeto I e constituem-se em torno do desenvolvimento de um projeto de preferência produzido em estreita relação com os contextos educativos reais onde os estudantes desempenham as suas funções profissionais, ou em alternativa, noutros contextos eleitos para o efeito.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos desta UC serão abordados como uma revisitação dos conteúdos da UC Seminário de Investigação e de Projeto I, mas de forma aplicada a cada um dos projetos desenvolvidos pelos formandos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos que visam o grande objetivo da UC: o desenvolvimento de um projeto pessoal dos formandos.
Metodologias de ensino
A UC desenvolve-se em torno de trabalhos de projeto que explorarão temas de pesquisa, que serão apresentados e debatidos ao longo do semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que os estudantes participem na apresentação e debate dos seus projetos de investigação-ação e intervenção de preferência concebido em contexto real de prática docente.
Metodologia e provas de avaliação
Realização de um trabalho individual de projeto, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC’s.
Este trabalho deverá refletir a experiência e os saberes adquiridos pelos estudantes, traduzidos num discurso coerente, pertinente e teoricamente fundamentado.
Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.
Regime de assiduidade
100% presenças
Bibliografia
Afonso, N. (2005).A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico.Porto: Asa.
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Hill, M. M., & Hill, A. (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
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Spodek, B. (Org.), (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
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