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TIC em Contexto Social e Educativo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: AF18    Sigla: TICCE
Áreas Científicas: Informática na Óptica do Utilizador
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPSFC 18 Plano de Estudos 2015_16 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mário Barroso BaíaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Mário Baía   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisar e avaliar software, nomeadamente programas 'livres' disponíveis na Web;
Gerir o uso das tecnologias, integrando-as de forma natural em contexto ;
Planificar ações/intervenções, integrando as TIC;
Utilizar o software de uso genérico em contexto social e educativo;
Utilizar ferramentas da Web 2.0. como suporte à publicação e comunicação, para divulgar ideias e materiais;
Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
Organizar portefólios digitais;
Compreender o funcionamento das Plataformas de suporte da formação a distância;

Conteúdos programáticos

1.     A Internet e a World Wide Web: uma visão abrangente
        Computadores, endereços e domínios;
       A complexidade da leitura na Web e os conceitos de hipertexto, hipermédia, multimédia, interatividade e navegabilidade;
        A Web 2.0.
2.      Análise e avaliação de software social em atividades práticas:
        Construção de Sites (Ex: Google sites);
        Uso de Bookmarks (ex: Delicious, Diigo);
        Avaliação crítica de espaços de armazenament e partilha de documentos online (ex. DropBox, SkyDrive, Google Drive, Box, …).

3.     Construção e análise de apresentações multimédia:
        Análise e comparação de programas de apresentação multimédia (PowerPoint e Prezi);
       Conceção, adequação e utilização de apresentações multimédia;
      Criação de apresentações em PowerPoint;
      Inserção de grafismos, áudio e vídeo;
      Regras adequadas para elaboração de uma apresentação multimédia.
4.   Plataformas colaborativas e de aprendizagem:
       Análise e comparação dos conceitos de e-learning, b-learning e m-learning;
      Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma colaborativa (p.e. Moodle);
     Criação de disciplinas e utilização das diferentes ferramentas de uma plataforma colaborativa (atividades e recursos);
      Inserção de documentos em diferentes formatos);
      Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa.




Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC visa proporcionar aos estudantes uma visão sobre diferentes aplicações e sua utilização em diversificados contextos de trabalho. Para alcançar os objetivos da UC os estudantes desenvolverão atividades diversificadas individualmente e ou em grupo. O trabalho individual, em torno da leitura e discussão de textos e da análise de produtos digitais tem por finalidade desenvolver capacidades de crítica e de argumentação apresentando as ideias de forma clara e estruturada e devidamente fundamentada.
O trabalho de grupo visa desenvolver as competências de comunicação e colaboração e a capacidade de negociar soluções em equipa e de construir projetos. A apresentação e discussão ao grupo/turma do projeto/trabalho desenvolvido,contribui para desenvolver a capacidade de comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimentos trabalhados em diferentes contextos.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas programáticos.
As aulas serão organizadas segundo quatro componentes: (a) Resolução de atividades práticas em trabalho de pequeno grupo; (b) Leitura, discussão e análise de textos/temas; (c) Conceção e elaboração de projetos de trabalho individuais e/ou em pequeno grupo e (d) Apresentação e discussão de projetos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho individual privilegiará a resolução de problemas reais e simulados, usando ferramentas de organização de dados e utilizando espaços de armazenamento e gestão e informação, com vista a dotar os futuros profissionais de capacidades de planear, resolver e decidir em função de projetos específicos.
O trabalho de grupo visa desenvolver as competências de comunicação e colaboração e a capacidade de negociar soluções em equipa e de construir projetos. A apresentação ao grupo/turma do projeto desenvolvido, constituirá mais um momento de reflexão e de aprendizagem.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação do trabalho desenvolvido na UC será efetuada através da participação do aluno nas aulas, na resolução das atividades práticas propostas e do seu envolvimento na conceção, elaboração e apresentação de um projeto de trabalho.
Integram-se no processo de avaliação contínua os alunos que participarem em, pelo menos, 2/3 das aulas. Podem ainda beneficiar deste processo, os trabalhadores-estudantes e outros estudantes com, pelo menos, 50% das presenças, que se disponibilizem para apresentarem e discutirem publicamente partes dos seus trabalhos, solicitadas pelo docente, ao longo do semestre.
A classificação final terá em conta os seguintes pesos:
Participação nas aulas e resolução das atividades práticas – 25%
Projeto de trabalho/portefólio
Conceção e elaboração – 50%
Apresentação e discussão – 25%

Opções
Página gerada em: 2024-04-23 às 23:05:20 Última actualização: 2010-07-19