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História dos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: CS100006    Sigla: HM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 44 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Maria Pessoa   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O conhecimento, a divulgação e a produção de informação teórica e prática sobre a criação, desenvolvimento e
produção da História de cada meio de comunicação é o objetivo que se concretiza em quatro eixos: Conhecer,
Organizar, Pensar, Produzir. O aprofundamento teórico actualizado das temáticas alimenta as discussões nas
aulas em seminário e o trabalho dos(as) estudantes de Comunicação Social (obrigatória) e de Língua Gestual
Portuguesa (para quem é opcional). Identificar as condições de criação e evolução dos diversos media, refletir
sobre a genealogia de sua construção e problematizar os diversos contextos e mutações de desenvolvimento
dos media, numa perspetiva diacrónica e sincrónica assim como são produzir conhecimento original na área da
produção da história de media e conhecer e por em prática procedimentos de trabalho em equipa, sendo capaz
de assumir diferentes papéis sociais são outros dos objetivos da UC aos quais se acrescenta a prática da
honestidade intelectual.

Conteúdos programáticos

1. A Imprensa no Ocidente
1.1. Do livro à imprensa periódica
1.1.1. A imprensa no século XIX
1.1.2. República e Estado Novo
1.2. Imprensa escrita e impacto audiovisual e electrónico
1.2.1. Imprensa após o 25 de Abril 1974 – semanários, diários, gratuitos
1.2.2. Imprensa regional
1.2.3. Panorama actual
1.2.4. História da fotografia e do cinema
2. História dos meios de comunicação social no Ocidente
2.1. A rádio – do amadorismo à Internet
2.1.1. Período democrático e evolução da rádio
2.1.1.1. Das “rádios pirata” ao panorama actual
2.2. A televisão
2.2.1. Expansão e impacto social
2.2.2. História da televisão em Portugal – técnica, cultura e cidadania
2.2.2.1. Do serviço público, dos canais privados e da televisão por pacotes
3. Meios de comunicação e cibernética
3.1. Comunicação em rede – Internet: cibermedia – produção, utilização e cidadania
4. Meios de comunicação e cidadania
4.1. Democracias e comunicação
4.2 Casos mediáticos - historial e análise de 5 casos (nacionais e internacionais)


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As sessões presenciais são de diversos tipos: teóricas de contextualização e introdução a conceitos e
temáticas fundamentais e gerais; práticas em que se estudam textos e documentários considerados
importantes para a formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de
reflexão sobre a atualidade do cinema e televisão; realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca, Arquivo RTP, Museu da Rádio…) e orientação de produção de textos e
produtos em suportes diversos para apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação
pública de trabalhos. A organização e a produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de
competências investigativas gerais. Os contactos com estudantes também são feitos através de dois tipos de
tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por correio eletrónico

Metodologias de ensino

As sessões presenciais são teóricas de contextualização e introdução a conceitos e temáticas
fundamentais e gerais;
as sessões rpesnciais também são práticas - nelas se estudam textos e documentários considerados importantes para a formação na área quer metodológica de investigação em História dos Media quer de reflexão sobre a atualidade do
cinema e televisão;
a obrigatoriedade de realização de uma visita de estudo a locais de interesse para História dos Media (Hemeroteca, Arquivo RTP, Museu da Rádio, Museu das telecomunicações, Centro Documentação Benfica…) com orientação de produção de textos e produtos em suportes diversos para apresentação dos resultados das visitas de estudo e para apresentação pública de trabalhos.
A organização e a produção da história de um jornal faz parte do desenvolvimento de competências investigativas gerais, feitas em sala de aula, com orientação de trabalhos em grupo (x números de jornal atribuídos a cada grupo), para desenvolver formas de investigação em História dos Média (com apoio de Matos e Lemos (2006), Pinheiro (2009)...
Os contactoscom estudantes também são feitos através de dois tipos de tutoria: presencial e através da Plataforma Moodle e por correio eletrónico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Como se pretende que as(os) estudantes conheçam a história de diferentes media e sobre ela reflitam, é necessário
organizar as aulas de forma a que tais objetivos sejam alcançados: dessa forma, as sessões em seminário e teóricas
servem para colocar as questões gerais, organizadoras do pensamento; as visitas de estudo servem para promover a
autonomia e a capacidade de conhecer e identificar formas diversas de ter acesso a História de alguns media; a
realização de relatórios dessas visitas serve para desenvolver as capacidades de síntese e de apresentação pública
de resultados; a realização da história de um jornal (desde investigação teórica sobre metodologias à produção de um
artigo) é fundamental para conhecer os mecanismos subjacentes à investigação em História dos Media.

Metodologia e provas de avaliação

A presença nas aulas e a participação nos trabalhos práticos nela realizados terá 10 % da avaliação. A visita de estudo obriga a presença e o relatório final de reflexão é cotado em 20%.
A história de uma publicação periódica tem duas componentes: a que é entregue on line (e que corresponde à recolha dos dados) vale 20%. O texto sobre a história da publicação é cotado em 30%. O teste final é cotado com 20%.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua exigindo presenças em 50% das aulas lecionadas; a visita de estudo é obrigatória assim como a realização do trabalho de investigação da história de uma publicação periódica.

Bibliografia

Bibliografia geral uma vez que, em cada sessão, são dados diversos textos ou acesso a sítios aqui não listados:
Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação
Cádima, R. (1999). História, tempo e Media
http://www.bocc.ubi.pt/pag/cadima-historia-tempo-media.pdf
Cagé, Julia (2016) – Salvar os media: capitalismo, financiamento participativo e democracia . Lisboa: Temas & Debates; Círculo de Leitores.
FÉRIN, Isabel (2002) – Comunicação e culturas do quotidiano. Lisboa: Quimera.
Guerreiro, A. D. (2014). História Breve dos meios de comunicação: Da imanência pensante à sociedade em rede. Lisboa: EDLARS.
https://recil.grupolusofona.pt/bitstream/10437/9487/1/História%20Breve%20dos%20Meios%20de%20Comunicação%20%282ª%20Edição%202018%29_Augusto%20Deodato%20Guerreiro%20na%20Amazon_Espanha.pdf
Kapuschinsky, Ryszard (2008) – Os Cínicos não servem para este ofício: conversas sobre o bom jornalismo. Lisboa:Relógio d’Água.
Lemos, Mário Matos e (2006) Jornais Diários Portugueses do Século XX: Um Dicionário" Coimbra: CEIS XX e Ariadne Editora.
Martins, Luís Oliveira ( 2006) – Mercados televisivos europeus: causa e efeitos das novas formas de organização.
Pinheiro, F. (2009). História da Imprensa desportiva em Portugal. Lisboa: Afrontamento Editora.
Santos, Rogério (2005) – As vozes da Rádio: 19241939. Lisboa: Caminho.
Silva, Elsa Costa e (2004).Os Donos da notícia: concentração da propriedade dos Media em Portugal.
Um Século de ensino do Jornalismo. Media & Jornalismo: Revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo. N.º 13.ano 8. Outono Inverno 2008.
História do jornalismo no Brasil: www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/boletins/jornal37.htm
Museu Virtual da Imprensa: www.imultimedia.pt/museuvirtpress
[Para os casos mediático, em diversos suportes, apresenta-se apenas um, a título de exemplo. Os outros podem ser consultados na Plataforma Moodle da UC]:
Andringa, D. (2005) Era uma vez um arrastão. https://www.youtube.com/watch?v=_h5OjSY_sqk

Observações



Opções
Página gerada em: 2024-04-23 às 19:04:28 Última actualização: 2010-07-19