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Contextos Profissionais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: CS100010    Sigla: CP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 41 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Orlando César Antunes GonçalvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Orlando César   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar os conhecimentos que habilitem os estudantes a compreender, analisar e avaliar o contexto da cultura profissional da comunicação social e o contexto de uso dos discursos e narrativas criadas pelos profissionais.
Proporcionar as aptidões que permitam reconhecer e compreender os atores, a estrutura dos seus papéis, as ações e as caraterísticas das interações estabelecidas no desempenho das atividades profissionais.
Proporcionar a aquisição de competências de organização, planeamento e concretização de projetos.

Conteúdos programáticos

O programa estabelece relação entre a área científica em que se inscreve a comunicação social e as profissões desse campo de atividade económica. Os Contextos Profissionais são entendidos como a relação entre as profissões deste campo e o ambiente onde se desenvolve a atividade, mas também as situações em que são percecionadas. Os conteúdos programáticos inscrevem-se em quatro abordagens relacionadas com os contextos profissionais: (1) heurístico (matérias, temas e noções); (2) exercício profissional (tipos e elementos de comunicação); (3) atividades dos media (ramos, organização, meios e tecnologias); e (4) profissões dos media (áreas, trabalhos, ocupações, ofícios, profissões e especializações).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem antropológica da linguagem de Bronislaw Malinowski e os conceitos por ele cunhados de contexto de uso e de contexto cultural, bem como os contributos de John R. Firth, Dell Hymes e Michael A. K. Halliday para a análise do contexto de uso e funções do discurso permitem articular os conteúdos com os objectivos. Articular a cultura das organizações de media com os contextos, práticas e conteúdos diversos produzidos pela comunicação social. Articular os contextos profissionais com as funções sociais que visam quer a descoberta e resolução de problemas quer a informação, formação e entretenimento, difundidos em diferentes suportes.

Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar um seminário, proporcionar trabalho de campo e prática simulada em contexto de aula que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A fase expositiva intenta atribuir significado de forma ativa aos conteúdos que são proporcionados, para que os estudantes aprendam factos, conceitos, regras e procedimentos e os relacionem com as suas estruturas cognitivas. Método demonstrativo, participado e apoiado pela utilização de powerpoint e complementado com a discussão de estudos de caso.
O ensino indireto estimula o envolvimento dos estudantes, proporcionando a pesquisa, o debate em seminário que simule o contexto da execução dos procedimentos e tarefas que os conteúdos requerem. O saber fazer é assegurado pela prática em trabalho de campo, por visitas de estudo e por iniciativas de tutoria.

Metodologia e provas de avaliação

O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de trabalhos (individual, de pares e de grupo) e de trabalho prático em contexto de aula. A classificação final resulta da média entre a classificação obtida nos trabalhos e a participação nas atividades desenvolvidas em aula.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.

Regime de assiduidade

A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas.
Os estudantes que não estão abrangidos pelo estatuto especial (art.º 23.º do Regulamento de Frequência e Avaliação) têm de participar em 50% das actividades lectivas.
O controlo da assiduidade e da pontualidade é feito por registo em folha de presenças.

Bibliografia

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Cantavella, Juan e Serrano, José Francisco, coords. (2004). Redacción para periodistas: informar e interpretar. Barcelona: Editorial Ariel.

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Morin, Edgar (2002). Os Sete Saberes para a Educação do Futuro. Lisboa: Instituto Piaget.

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Sousa, Helena, org. (2006). Comunicação, Economia e Poder. Porto: Porto Editora.

Teixeira, Sebastião (1998). Gestão das Organizações. Alfragide: McGraw-Hill.

Traquina, Nelson (2004). A tribo jornalística. Uma comunidade transnacional. Lisboa: Editorial Notícias.

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Página gerada em: 2024-03-28 às 20:36:48 Última actualização: 2010-07-19