This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS200016
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Linguagens do Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: CS200016    Sigla: LA
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 39 Plano de Estudos a partir de 2014 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Marta Alves   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de reconhecer e aplicar instrumentos básicos de análise e interpretação da imagem em movimento e ainda:
- Identificar os elementos fundamentais constitutivos das linguagens do audiovisual;
- Reconhecer os principais parâmetros de análise de imagens em movimento, sendo capaz de os utilizar para interrogar criticamente qualquer documento audiovisual;
- Compreender os principais mecanismos mediante os quais as imagens em movimento produzem sentido e afetam o espectador;
- Identificar os principais modos históricos da imagem em movimento e a sua afetação em função de fenómenos de ordem tecnológica, económica, política, social, cultural e estética.

Conteúdos programáticos

1. A construção das linguagens do audiovisual e a sua transformação histórica.
2. Sobre a era do digital: da especificidade do medium ao fim das “linguagens puras”.
3. As etapas de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção.
4. As unidades de significação: do plano à sequência.
5. O espaço, o enquadramento e a composição.
6. A escala de Planos.
7. O eixo e os ângulos de tomada de vista.
8. As objetivas e a profundidade de campo.
6. Os movimentos de câmara.
7. A continuidade
8. A iluminação e a cor.
9. O som.
10. A montagem.
11. A narrativa.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os três primeiros tópicos dos conteúdos programáticos são contextualizadores do trabalho a realizar. Os tópicos seguintes referem-se aos vários elementos a ter em consideração na análise de um documento audiovisual, tarefa que se pretende que o estudante esteja apto a concretizar no final da unidade curricular.

Metodologias de ensino

Cada aula será composta por duas partes.
Na primeira parte, que terá a duração de 60 minutos, está previsto o acompanhamento prático das diversas etapas dos trabalhos propostos.
A segunda parte, que terá a duração de 90 minutos, será composta por uma secção expositiva, durante a qual será feita uma apresentação dos principais conceitos, à qual se seguirá a projeção de excertos de objetos audiovisuais ilustrativos dos conceitos antes abordados para comentário e análise coletiva.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia adotada na primeira parte da aula tem como propósito permitir aos estudantes testar as conexões entre a teoria e a sua aplicação num trabalho em curso.
As metodologias de ensino adotadas na segunda parte, pretendem desenvolver a capacidade de conciliar a reflexão teórica com a sua aplicação prática em exemplos concretos, permitindo contribuir para o aprofundamento da compreensão dos conceitos estudados.

Metodologia e provas de avaliação

1. Um trabalho de grupo [60%].
Elaboração de uma análise crítica sobre um documento audiovisual. A seleção do mesmo será efetuada a partir de uma lista fornecida pela docente e implica inscrição prévia.

2. Um teste de avaliação [40%]

Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.

Regime de assiduidade

Participação dos estudantes regulares
Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise assim como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.

Participação dos trabalhadores-estudantes
Cada caso deverá ser negociado com a docente durante os primeiros 15 dias após o início das aulas.

Bibliografia

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel; BERGALA, Alain [et al.] (2004 [1983]), Esthétique du Film, Paris: Nathan.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel (2010 [1988]) A Análise do Filme. Lisboa: Texto & Grafia.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel (2009), Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa: Texto & Grafia.
BARBERO, Martín; REY, Germán (2001) Os Exercícios do Ver: Hegemonia Audiovisual e Ficção Televisiva, São Paulo: SENAC.
BEYLIE, Claude (1997 [1989]) Os Filmes-Chave do Cinema, Lisboa: Pergaminho.
BORDWELL, David e THOMPSON, Kristin (2008) Film Art: An Introduction. Nova Iorque: McGrawhill.
DANCYNGER, Ken (2007), The Technique of Film and Video Editing: History, Theory and Practice. Burlington e Oxford: Focal Press
DELEUZE, Gilles (2004), A Imagem-Movimento: Cinema I, Lisboa: Assírio & Alvim.
DELEUZE, Gilles (2005), A Imagem-Tempo: Cinema II, Lisboa: Assírio & Alvim.
ESQUENAZI, Jean-Pierre (2011 [2009]) As Séries Televisivas. Lisboa: Texto & Grafia.
FARCHY, Joëlle (2004), L’ Industrie du cinema, Paris: Puf.
GARDIES, René (org.) (2008) Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto & Grafia.
GEADA, Eduardo (1998), Os Mundos do Cinema: Modelos Dramáticos e Narrativos no Período Clássico, Lisboa: Notícias.
GRILO, João Mário (2006), O Homem Imaginado: Cinema, ação, pensamento, Lisboa: Horizonte.
HAYWARD, Susan (2006) Cinema Studies: The key concepts. Londres e Nova Iorque: Routledge.
JOURNOT, Marie­Thérèse (2009) Vocabulário de Cinema. Lisboa: Edições 70.
KERRIGAN, Finola (2010), Film Marketing. Burlington: Butterworth-Heinemann.
MANOVICH, Lev (2001), The Language of New Media, Cambridge: MIT Press.
MARNER, Terence (1999), A Realização Cinematográfica, Lisboa: Edições 70.
MAZZOLENI, Arcangelo (2005 [2002]), O ABC da Linguagem Cinematográfica: Estruturas, análises e figuras na narração através de imagens. Avanca: Cineclube de Avanca.
MIRZOEFF, Nicholas (1999) (Ed.) The Visual Culture Reader. Londres: Routledege.
MIRZOEFF, Nicholas (2001) An Introduction to Visual Culture. Londres: Routledge.
MITCHELL, W. J. T. (1994), Picture Theory: Essays on verbal and visual representation, Chicago e Londres: The University of Chicago Press.
MONACO, James (2009 [1977]) How to Read a Film: Movies, Media, and Beyond. Oxford: Oxford University Press.
MOSCARIELLO, Ângelo (1985), Como ver um filme, Lisboa: Presença.
STAM, Robert (2005 [2000]), Film Theory: An Introduction, New York: Blackwell.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 23:16:24 Última actualização: 2010-07-19