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Ética e Deontologia Profissional

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: CS30023    Sigla: EDP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 39 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Orlando César Antunes GonçalvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Orlando César   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar o conhecimento do papel do jornalismo na sociedade, incluindo o seu papel no desenvolvimento e manutenção da democracia. Proporcionar a aquisição de conhecimentos no domínio da fundamentação, intencionalidade e natureza do quadro constitucional e legislativo que regula o setor da comunicação social.
Proporcionar conhecimentos sobre os fundamentos da legitimidade jornalística e das suas responsabilidades éticas, incluindo os direitos e deveres da profissão. Proporcionar conhecimentos sobre os instrumentos básicos para a construção de raciocínios com base na cultura profissional jornalística e para o desenvolvimento de capacidades críticas.
Adquirir competências sobre os meios de assegurar a responsabilidade dos média (multiplicação de fontes, recusa de práticas desleais, dever de retificação, sigilo profissional, conflitos de interesse, etc.), sobre o direito do público à informação (respeito da privacidade, respeito pelas minorias e presunção de inocência, entre outras) e sobre procedimentos e técnicas da profissão (busca da verdade, rigor e precisão, luta contra os estereótipos, verificação e corroboração da informação, separação de factos e opiniões e, entre outras, proteção das fontes).

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos incidem sobre dois focos: (1) o quadro legal dos média e do jornalismo; e (2) o juízo ético na comunicação e a decisão deontológica. A primeira das abordagens destina-se a apresentar o enquadramento legal da comunicação social, o dever dos profissionais e os seus limites legais, e a inerente responsabilidade civil, criminal e penal. A segunda tem como objectivo expor a função do jornalismo e das demais profissões da comunicação na sociedade, o papel da ética na construção identitária das profissões e o quadro de valores deontológicos que orientam as decisões profissionais. Apresentar os instrumentos de reflexão crítica dos média e proceder ao estudo de caso no contexto da regulação da actividade profissional.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A ética e a deontologia constituem, simultaneamente, um factor de identificação da profissão e um factor de diferenciação em relação a outras actividades. Constituem também os fundamentos da cultura profissional. O conhecimento da teoria, mas também o contacto com os saberes práticos de natureza profissional, conferem uma aprendizagem que impulsiona o julgamento ético e que esclarece a operacionalidade deontológica face às matérias da realidade.

Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre as metodologias de ensino direto e indireto visam potenciar a articulação entre um corpo sistemático de conhecimento ou de doutrina e as normas profissionais e de orientação de serviço público distintivas da profissão. A exposição é ativa e está alicerçada na interpelação ao trabalho produzido pelos média para obter por indução dos casos particulares e concretos um conceito geral do objecto em estudo.
Os(as) estudantes serão envolvidos no estudo de casos para ancorar os conteúdos na realidade mediatizada e concitados ao exercício colectivo de julgamento ético e também à reflexão pessoal. Visa ganhar autonomia de procedimentos de natureza profissional.

Metodologia e provas de avaliação

O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência. A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá esta forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.

Regime de assiduidade

A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas.
Os estudantes que não estão abrangidos pelo estatuto especial (art.º 23.º do Regulamento de Frequência e Avaliação) têm de participar em 50% das actividades lectivas.
O controlo da assiduidade e da pontualidade é feito por registo em folha de presenças.

Bibliografia

AAVV (2012) Livro de Estilo da Lusa. Lisboa: Lusa - Agência de Notícias de Portugal.
AAVV (2005). Público, Livro de Estilo (2ª ed.). Lisboa: Público – Comunicação Social.
Alsina, Miguel Rodrigo (2005). La Construcción de la Noticia. Barcelona: Paidós.
Bertrand, Claude-Jean (2002). A Deontologia dos Media. Coimbra: Edições Minerva.
Camponez, Carlos (2011). Deontologia do Jornalismo. Coimbra: Edições Almedina.
Cantavella, Juan e Serrano, José Francisco, coords. (2004). Redacción para periodistas: informar e interpretar. Barcelona: Editorial Ariel.
Carvalho, Alberto Arons de, Cardoso, António Monteiro e Figueiredo, João Pedro (2003), Direito da Comunicação Social. Lisboa: Editorial Notícias.
Cornu, Daniel (1999), Jornalismo e Verdade – Para uma Ética da Informação. Lisboa: Instituto Piaget.
Correia, Fernando (1997). Os Jornalistas e as Notícias. Lisboa: Editorial Caminho.
Ettema, James S. e Glasser, Theodore L. (1998). Custodians of Conscience. Nova Iorque: Columbia University Press.
Fidalgo, Joaquim (2008). O Jornalista em Construção. Porto: Porto Editora.
Fontcuberta, Mar de (2010). A Notícia – Pistas para Compreender o Mundo. Lisboa: Casa das Letras.
Gomis, Lorenzo (2001). Teoría del Periodismo – Cómo se Forma el Presente. Barcelona: Paidós Ibérica.
Kovach, Bill e Tom Rosenstiel (2004). Os Elementos do Jornalismo – O que os profissionais devem saber e o público exigir. Porto: Porto Editora.
Martins, Luís Paixão (2001). Schiu… está aqui um jornalista. Tretas, meias verdades e completas mentiras acerca da Imagem. Lisboa: Editorial Notícias.
Meneses, João Paulo (2003). Tudo o que se passa na TSF – Para um livro de estilo. Porto: Jornal de Notícias.
Santos, Rogério (2006). A Fonte Não Quis Revelar - Um estudo sobre a produção das notícias. Porto: Campo das Letras.
Santos, Rogério (2003). Jornalistas e Fontes de Informação – A sua relação na perspectiva da sociologia do jornalismo. Coimbra: Edições Minerva.
Traquina, Nelson (2002). O que é Jornalismo. Lisboa: Quimera.

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