This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP02
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DESP02    Sigla: DAM
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 46 Plano de Estudos_2016_17 6,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,30
Teresa Figueiredo   6,13

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhece as determinantes biológicas e sociais que influenciam os processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora.
- Conhece os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos críticos, às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras e aos processos de desenvolvimento perceptivo-motor.
- Compreende os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis susceptíveis de optimizar ou facilitar este processo.
- Demonstra ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos à análise de situações concretas de natureza comportamental.

Conteúdos programáticos

1. Crescimento e Maturação
Crescimento e Maturação. Fatores reguladores e variáveis influentes.
Crescimento e Proporcionalidade. Fases e curvas do crescimento.
Crescimento e Composição Corporal.
Crescimento e Dimorfismo Sexual.

2. Conceitos Básicos em Desenvolvimento Motor
Relação dos conceitos de crescimento, maturação, aprendizagem, adaptação e desenvolvimento motor. A importância da interacção entre os factores de ordem genética e os factores de ordem ambiental. Factores influentes no processo de desenvolvimento motor: pré-natais, peri-natais e pós-natais. Relação maturação-estimulação. Noção de períodos críticos. Princípios fundamentais do processo de desenvolvimento motor.

3. Teorias e Modelos Explicativos do Desenvolvimento Motor
A abordagem cronológica do desenvolvimento e a teoria dos estádios ou fases de desenvolvimento. Modelo teórico do Desenvolvimento Motor de Gallahue - as fases de desenvolvimento das habilidades motoras:
- Fase dos movimentos reflexos. Os reflexos do recém-nascido.
- Fase dos movimentos rudimentares: Movimentos posturais, de locomoção e de manipulação.
- Fase dos movimentos fundamentais. Noção de padrão motor e de habilidades motoras fundamentais.
- Fase dos movimentos de transição.
- Fase dos movimentos especializados.

4. Aprendizagem, Performance e Controlo Motor
Os conceitos de aprendizagem motora, performance motora e controlo motor. Distinção entre performance e aprendizagem; variáveis de performance e variáveis de aprendizagem. A medida em aprendizagem motora. Tipos de curvas de aprendizagem e seu significado. Noção de aprendizagem latente.

5. Teorias da Aprendizagem e Controlo Motor
Modelos e Teorias: modelo fechado e modelo aberto; modelos híbridos. A noção de programa motor e de feedback sensorial. Teoria do processamento da informação; relação com as fases da aprendizagem motora. A memória e o esquecimento motor. O transfer na aprendizagem motora: tipos de transfer e factores determinantes. Noção de tarefa motora e análise da tarefa. Taxonomias das tarefas motoras.

6. Variáveis influentes na Aprendizagem Motora
Efeitos da prática e quantidade de prática. Variabilidade das condições de prática: prática constante vs. prática variada. O problema da interferência contextual. Conhecimento dos resultados e conhecimento da performance. Apresentação de um modelo visual de execução (modeling).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC aborda: (a) as variáveis e os processos que caracterizam o desenvolvimento motor do ser humano e suas implicações para a prática de actividades físicas e desportivas; (b) as alterações de natureza comportamental que caracterizam a aprendizagem de habilidades motoras, os principais mecanismos envolvidos neste processo e as variáveis susceptíveis de optimizar a aprendizagem de habilidades desportivas.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) manifesta a apropriação de conhecimentos teóricos sobre as diferentes temáticas abordadas; (b) identifica as implicações dos conhecimentos adquiridos para a prática de actividades físicas e desportivas; (c) utiliza, de forma criteriosa e fundamentada, os conhecimentos adquiridos na análise de situações de carácter prático/aplicado.

Metodologias de ensino

O processo compreende: (a) a abordagem expositiva de temas pelo docente; (b) a realização de trabalhos de aplicação nas aulas, solicitando a análise/discussão de temas por parte dos alunos; (c) a realização de trabalhos práticos/laboratoriais; (d) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais; (e) o apoio tutorial, presencial e à distância, na orientação do estudo e no acompanhamento dos trabalhos dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa no processo, através do desenvolvimento de competências relacionadas com a aquisição de conhecimentos e sua aplicação, de forma criteriosa e fundamentada, a situações de natureza prática. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são solicitados a desenvolverem trabalho de pesquisa bibliográfica, de análise e discussão de temas sobre a matéria, trabalhos práticos/aplicados e sínteses escritas.
Esta UC pretende transmitir os conhecimentos de uma forma integrada e aplicada no estudo do processo de aquisição e de desenvolvimento de competências motoras por parte das crianças e dos jovens, relacionadas com a prática de atividades físicas e desportivas.

Metodologia e provas de avaliação

1. Avaliação Contínua
1.1. Avaliação do Processo (35%):
- análise e aplicação de conceitos que constam dos conteúdos do programa - trabalho de grupo (25%);
- ficha de trabalho laboratorial - trabalho de grupo (10%)
1.2. Avaliação do Produto (65%):
- resulta do desempenho do aluno em dois testes escritos sobre a matéria.

Regime de assiduidade

O estudante deverá estar presente em, pelo menos, 70% das aulas, participando na discussão das questões em análise, bem como na realização das tarefas e dos trabalhos propostos.

Bibliografia

Vieira, F., & Fragoso, I. (2006). Morfologia e Crescimento. Lisboa: Edições FMH.

Gallahue, D., & Ozmun, J. (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebés,
crianças, adolescentes e adultos (1ª ed.). São Paulo: Phorte Editora Ltda.

Godinho M. (2007). Controlo Motor e Aprendizagem: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Edições FMH.

Haywood, K.M., & Getchell, N. (2011). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida (4ª ed.).
Porto Alegre: Artmed Editora S.A..

Magill, R.A. (2011). Aprendizagem Motora e Controle: Conceitos e aplicações (8ª ed.) São
Paulo: Phorte Editora Ltda.

Malina, R.M., Bouchard, C., & Bar-Or, O. (2004). Growth, Maturation and Physical Activity (2nd
ed.). Champaign, IL: Human Kinetics

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 21:10:42 Última actualização: 2010-07-19