This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP03
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Análise das Organizações no Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DESP03    Sigla: AOD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 43 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Apresentação:
Do sistema de ciências infere-se quadros conceptuais, conhecimentos e métodos que permitem esclarecer a prática do exercício físico e do desporto, enquanto fenómenos sociais e culturais de relevância inquestionável na perspetiva do desenvolvimento humano. As suas práticas materializam-se num conjunto de atividades de cariz formal, enquadradas pelo sistema desportivo e de cariz informal, contemplando o tempo livre, lazer e a recreação, desenvolvendo-se fundamentalmente, através de entidades e organizações desportivas.
A análise de um sistema desportivo, que é complexo e composto por múltiplas organizações, pode fazer-se em diversas perspetivas, sendo vários os papéis sociais, económicos, culturais das organizações de índole desportiva, que se dispersam pelo conjunto dos territórios para aí realizarem no quadro do sistema desportivo, as mais variadas ações, estratégias ou missões.
Analisar e compreender como estas organizações funcionam e se comportam enquanto sistemas e quais as ferramentas e os métodos adequados à análise e/ou explicação do seu funcionamento, quer seja na vertente dos recursos humanos, económica ou ao nível das instalações e espaços, são importantes para a formação dos estudantes do curso de licenciatura em desporto.
A compreensão do funcionamento das organizações desportivas e o contributo que estas transportam para o sistema desportivo é do mais elevado interesse para a formação graduada enquanto ciclo básico de estudos e de compreensão dos fenómenos da gestão que estão associados às organizações. O seu estudo na escala nacional e internacional é fundamental para a formação pessoal e profissional e tem por base o fornecimento de conhecimentos e a resolução de problemas que decorrem no cruzamento dos domínios da gestão e das ciências do desporto.

Objetivos:

1. Aprender a terminologia utilizada no quadro dos conteúdos abordados no decorrer da Unidade Curricular (UC).

2. Compreender a gestão das Organizações Desportivas.

3. Conhecer as características fundamentais das variáveis internas e externas implicadas na gestão das
Organizações Desportivas.

4. Dominar os métodos exploratórios e os instrumentos mais comuns que conduzem à análise e à síntese da explicação das organizações desportivas.

5. Conhecer os fundamentos básicos e manifesta capacidade de descrição e de análise sobre as organizações desportivas.

6. Elaborar produtos que demonstram como se utilizam os métodos e os instrumentos para descrever, analisar, compreender e explicar o funcionamento das organizações desportivas.

Conteúdos programáticos

HISTÓRIA DO DESPORTO
• O percurso geral da história do desporto: contextos e práticas
• História do desporto Internacional
• História do desporto em Portugal

MOVIMENTO OLÍMPICO
• Evolução ao longo da história
 
PERSPETIVA SISTÉMICA E ORGANIZACIONAL DO DESPORTO
• Teoria e comportamento organizacional

A MUDANÇA SOCIAL E A GESTÃO DO DESPORTO
• Análise do desporto enquanto atividade socioeconómica
• Abordagem sistémica e desporto
• Definição de ambiente organizacional

ORGANIZAÇÃO DO DESPORTO NACIONAL
• A orgânica do sistema desportivo português
• A administração pública desportiva
• Atribuições e competências da administração desportiva
• Atribuições e competências da administração pública desportiva local
• O desporto no contexto das autarquias locais

ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS
• Comité Olímpico de Portugal
• Confederação dos Desportos de Portugal
• Federações e as Associações Desportivas
• Clubes Desportivos
• Outras entidades desportivas com e sem fins lucrativos

PRINCIPAIS SUBSISTEMAS RELACIONADOS COM O DESPORTO
• Subsistemas abertos: atividade desportiva formal e informal
• Subsistemas fechados: desporto militar

DESPORTO E AUTARQUIAS LOCAIS
• Plano de desenvolvimento desportivo local (Estudo de casos)
 
ENQUADRAMENTO LEGAL DO DESPORTO
• Lei de bases da atividade física e do desporto (LBAFD)
• Regulamentação da LBAFD
• Legislação complementar

A CARTA EUROPEIA DO DESPORTO - CONSELHO DA EUROPA
• O modelo europeu de organização do desporto
• Cartas; convenções; declarações; manifestos; recomendações e códigos internacionais do e relacionados com o desporto.

NÍVEL DESPORTIVO E SITUAÇÃO DESPORTIVA
• O conceito de nível desportivo
• A análise da situação desportiva
• Elementos da situação desportiva
• Elementos desportivos
• Elementos paradesportivos
• Elementos extradesportivos

QUADROS DA SITUAÇÃO DESPORTIVA
• Indicadores sociais de prática desportiva

POLÍTICA DESPORTIVA
• Conceito de política desportiva
• A matriz estratégica como instrumento de orientação política
• Metodologia da análise estratégica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que o estudante manifeste, no tratamento dos temas que cruzam o desporto e as suas organizações, objetividade e uma atitude de estudo metódica e sistemática, facilitadora à aquisição e aplicação de conhecimentos.

Metodologias de ensino

A abordagem de conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.

Para os estudos práticos os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos estudantes, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria e o trabalho de Projeto.

A avaliação é contínua e os estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação a situações práticas.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação e classificação
A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:

Ao nível do processo (50%)
- Exercícios de aplicação realizados nas aulas – 15%
- Trabalho de projeto - 35%

Ao nível do produto (50%)
- Prova escrita de conhecimentos – 50%

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
a) esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos;
b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados;
c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.

Bibliografia

Anheier, H. K. (2005). Nonprofit organizations: Theory, management, policy. London: Routledge.

Bilhim, J. (2001). Teoria organizacional: estruturas e pessoas. Lisboa: ISCS/ UTL.

Carvalho, A. (1994). Desporto e Autarquias Locais. Porto: Ed. Campo das Letras.

 Fishel, D. (2003). The book of the board: Effective governance for non-profit organisations. Sydney: Federation Press.

 Hoye, R. & Cuskelly, G. (2007). Sport Governance. Oxford: Elsevier.

Marivoet, S. (1993), O Sistema das práticas desportivas - Abordagem sociológica aos valores socioculturais, in Ludens, Vol. 13 - N.º 1 - Jan./Mar., Ed. FMH, Lisboa.

Pires, G. (1993), Situação Desportiva (Parte I), in Ludens, Vol. 13, n.º 2, Abr. - Jun, Ed. FMH/UTL, Lisboa.

Pires, G. (1995), Mudança Social e Gestão do Desporto, in Ludens, Vol. 15, n.º 4, Out. - Dez., Ed. FMH/UTL, Lisboa.

Sarmento P., Pinto, O. (2006), O perfil organizacional e funcional do gestor desportivo em Portugal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 20 (Suplemento n.5).

Slack, T. (1997). Understanding Sport Organizations. The Application of Organization Theory. Champaign: Human Kinetics.

Teixeira, S. (1998). Gestão das organizações. Lisboa: McGrawHill.

Terret, T (2008). História do Desporto. Lisboa: Publicações Europa-América.


Legislação

Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto - Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro.

Nota: Poderá ser utilizada outra bibliografia de manifesto interesse.

Observações

Os/As estudantes com estatuto especial, que não possam assistir aulas, devem dar conhecimento desse estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos/as alunos/as implicados/as, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 01:15:58 Última actualização: 2010-07-19