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Sociologia do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: DESP05    Sigla: SD
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 37 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Apresentação:
A globalização está hoje na “ordem do dia”. E se a economia é o seu lado mais visível, as suas consequências fazem-se sentir em muitos outros domínios sociais. O desporto não está à margem deste processo. Assim, a introdução à Sociologia do Desporto focará as relações que podem influenciar os contactos de uma pessoa (organização) com outra. Sendo necessário e pertinente investigar, como tudo se estabelece, como reagem as pessoas/organizações segundo determinadas condições.

O Desporto é, na sociedade contemporânea, um acontecimento social de máxima
importância. Um paradigma ao nível dos fatores de especialização e numa dimensão organizacional política e institucional. Sabendo dos instrumentos de análise das relações entre desporto e outras esferas da vida social é objetivo primordial compreender a organização social e o modelo de interação social que existe dentro do desporto. Processos tais como: a socialização, competição, cooperação, conflitos, estratificação social e mudanças sociais.

Pretende-se com esta UC dotar os estudantes de conhecimentos sobre a sociologia do desporto, que permitam a utilização de instrumentos e aplicação de diferentes metodologias em situações práticas no âmbito das ciências do desporto.


Objetivos Específicos:
- Promover e desenvolver o interesse pelo significado social do desporto na sociedade moderna.
- Promover o interesse e a compreensão da estrutura social, relações sociais e os problemas sociais do desporto (causas e consequências).
- Identificar as teorias e métodos das ciências sociais que nos permitem compreender de melhor forma o desporto.
- Dotar os/as estudantes com a competência de distinguir, avaliar e compreender as tendências reveladas pelos fenómenos do tipo desportivo, e o quadro social em que os mesmos decorrem.
- Promover e desenvolver análise crítica sobre o desporto na sociedade.
- Desenvolver aptidões e competências no domínio da investigação na área da Sociologia do Desporto, que passam pela aquisição de conhecimento das metodologias e instrumentos a utilizar no domínio da pesquisa das ciências do desporto, de forma a permitir-lhes o levantamento e diagnóstico dos factos sócio-desportivos centrados, principalmente, nos fatores da sociedade portuguesa e do universo desportivo.

Conteúdos programáticos

1. Conceitualização
1.1. Conceito, objetos de estudo da sociologia
1.1.1. Significado prático da sociologia
1.2. Fundamentos teóricos da sociologia do desporto

2. O Desporto como um Produto Social
2.1. O desporto como fenómeno social 
2.1.1. Fenómeno contemporâneo das origens da sociedade 
2.1.2. Sua presença em todas as sociedades 
2.1.3. Significação social do desporto 
2.2. A oferta e procura desportiva: emprego no desporto
2.2.1. Determinantes sociais da oferta e procura desportiva
2.3. Hábitos desportivos e estilos de vida
2.3.1. Lógicas sociais das diferentes práticas desportivas e sua configuração no sistema
2.3.2. Procura desportiva da população portuguesa
2.4. Desporto como Profissão em Portugal

3. Jovens e Desporto
3.1. Participação desportiva informal e formal
3.2. Comportamentos Desviantes
3.3. Teorias explicativas
3.4. Violência no Desporto

4. Doping no Desporto
4.1. Evolução do conceito do Doping
4.2. Dimensão social do Doping

5. Globalização, Meios de Comunicação e Desporto
5.1. Influência da globalização no desporto
5.2. Jogos Olímpicos (Estudo de Caso)
5.3. Relação entre os meios de comunicação e o desporto

6. Desporto para Todos
6.1. Alterações sociodemográficas da Sociedade
6.2. Tempo livre, lazer e desporto
6.3. Desporto para todos: um conceito global e humanista

7. O desporto em Prospectiva
7.1. As novas tendências do desporto
7.2. Desportos emergentes (alternativas ao desporto formal)
7.3. Desafios futuros


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que o estudante: Manifeste, no tratamento dos temas que cruzam a sociologia e o desporto, objetividade e uma atitude de estudo metódica e sistemática, facilitadora à aquisição e aplicação de conhecimentos.

Metodologias de ensino

A abordagem de conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.

Para os estudos práticos os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos estudantes, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria e o trabalho de Projeto.

A avaliação é contínua e os estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação a situações práticas.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação e classificação
A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:

Ao nível do processo (50%)
- Exercícios de aplicação realizados nas aulas – 15%
- Trabalho de projeto - 35%

Ao nível do produto (50%)
- Prova escrita de conhecimentos – 50%

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
a) esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos;
b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados;
c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.

Bibliografia

Bell, J. (2002). Como Realizar um Projecto de Investigação. 2ª ed.. Lisboa: Gradiva.

Boudon, R. et al (1990). Dicionário de Sociologia. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Coakley, J. (2001). Sport in Society: issues and controversies. 7th ed Boston: Irwin McGraw- Hill.

Coakley, J. & Dunning, E. (2000). Handbook of Sport Studies. London: Sage.

Dunning, E.G., Magnire, J.A., Pearton, R.E. (1993). The Sport Process, a comparative and developmental approach. Human Kinetics Books.

Eurobarometro (2004). The citizens of the European Union and Sport. TNS Opinion and Social c/o EOS Gallup Europe. European Commission.

Ghiglione, R.; MATALON, B. (1992). O Inquérito – Teoria e Prática. Lisboa: Celta Ed. Lda.

Gil, A. C. (1989). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Ed. Atlas S.A..

Horne, J.; Tomlinson, A. & Whannel, G. (2000). Undersanting Sport: An introduction to the Sociological and Cultural Analysis of Sport. Rutledge.

Ingham, A.G. & Loy, J.W. (1993). Sport in Social Development, Traditions, Transitions and Transformations. Champaign: Human Kinetics.

Li-hong & Hsu (2005). Revisiting the Concept of Sport. Journal of Humanities and Social

Marivoet, S. (2014). Ética, desporto e violência. In M. Renaud (coord), Ética e Valores no Desporto (pp. 141-154). Porto: Edições Afrontamento.

Marivoet, S. (2014). Challenge of Sport Towards Social Inclusion and Awareness Raising Against any Discrimination. Physical Culture and Sport. Studies and Research, vol. LXIII, 3-11.

Marivoet, S. (2011). The Ethical Problems of Doping in Sport, Facts and Regulation Process. In Pereira A. L. & Garcia, R. (Eds), A Social Perspective on Sport, Health and Environment, Proceedings of the 7th European Association for Sociology of Sp.

Marivoet, S. (2010). Sociological Approach on Sports Ethics in a Context of Social Change. Physical Culture and Sport. Studies and Research, vol. XLIX, 39-52.

Marivoet, S. (1999). Excitação e violência no desporto. COMMUNIO, Ano XVI, nº 1, 55-63.

Marivoet, S. (1998). Aspectos Sociológicos do Desporto (1). Lisboa: Livros Horizonte.

McPherson, B.D., Curtis, J.E., & Loy, J.W. (1989). The Social Significance of Sport, and Introduction to the Sociology of Sport. Human Kinetics Books.

Washington, R.E. & Karen, D. (2001). Sport and Society. Annual. Rev. Sociology, 27:187–212.

Wheaton, B. (2004). Understanding Lifestyle Sports. Consumption, identity and difference.

Woods, Ron B. (2007). Social Issues in Sport. Champaign. IL: Human Kinetics.

Yannakis, A. & Melnick, M. (2001). Contemporary Issues in Sociology of Sport. Human Kinetics.

Periódicos:

IRSS – International Review for the Sociology of Sport. SSJ - Sociology of Sport Journal.
ICSSPE – International Council of Sport Science and Physical Education.

Observações

Os estudantes com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua.

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 18:39:45 Última actualização: 2010-07-19