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Desportos III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DESP12    Sigla: DESIII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 40 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,40
Fernando Santos   5,40

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os fundamentos básicos da prática do futebol: Conhecer as leis e regulamentos do jogo de futebol; Conhecer e analisar a organização do jogo de futebol; Conhecer o processo de treino de futebol; Conhecer, construir e aplicar os exercícios de treino de futebol; Reconhecer a especificidade do treino com jovens; Conhecer e refletir sobre a atividade do treinador de futebol; Definir e aplicar estratégias para o ensino do jogo de futebol.

Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto da modalidade.

Conteúdos programáticos

1. Leis e Regulamentos do Jogo de Futebol
2. Organização do jogo de futebol
2.1. Sistema de jogo e Missões Táticas
2.2. Métodos de jogo
2.3. Princípios Gerais e Específicos do jogo
2.4. Ações técnico-táticas coletivas e individuais
3. O planeamento do treino de futebol
3.1. A periodização do treino de futebol
3.2. A estrutura do processo de treino no futebol
3.2.1. Macrociclo
3.2.2. Mesociclo
3.2.3. Microciclo
3.2.4. Sessão de treino
3.3. O exercício de treino no futebol
3.4. A avaliação e controlo de treino no futebol
3.5. O treino de jovens
4. A atividade do treinador de futebol
4.1. Conceptualizar o Modelo de jogo e Modelo de treino
4.2. Observação e análise do jogo
4.3. A Planificação tática-estratégica
4.4. A planificação Tática
4.5. Treino e competição
5. O ensino do jogo de futebol


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC pretende-se fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática da modalidade, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.

Metodologias de ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades de futebol, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC Desportos III reporta-se aos conhecimentos e competências essenciais para levar a cabo tarefas de monitorização, organização e gestão de atividades, com aplicabilidade em diferentes contextos de prática.

As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática do futebol; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões.

Metodologia e provas de avaliação

Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora).
- Avaliação da execução prática em aula e grau de progressão nas aprendizagens- 40%.
- Avaliação de situações específicas de intervenção pedagógica - 15%.
- Participação e empenhamento - 5%.

Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
- 1 Teste escrito - 20%.
- 1 Trabalho de grupo sobre observação e análise (trabalho escrito e apresentação em aula) – 20%

O aluno obtém a aprovação na UC com uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente, no mínimo, em 75% (50% no caso dos alunos com estatutos especiais) das aulas, participe nas atividades propostas e execute os trabalhos programados.
O aluno que não conseguir assegurar a assiduidade mínima definida, não obterá aprovação na UC.

Bibliografia

FUTEBOL
Bangsbo, J. (2009). O treino aeróbio e aneróbio no futebol. (A. Gonçalves, Trad.) Funchal: Sports Science.
Castelo, J. (2002). O Exercício de Treino Desportivo. Cruz Quebrada. : Edições FMH.
Castelo, J. (2003). Guia prático de exercício de treino. Lisboa: Visão e Contextos.
Castelo, J. (2006). Futebol. Conceptualização e organização prática de 1100 exercícios especificos de treino. Lisboa: Visão e Contextos.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização Dinâmica do Jogo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Clemente, F.; Mendes, R. (2015). Treinar jogando. Jogos reduzidos condicionados no futebol. Prime Books.
FIFA. (2014). Leis de Jogo 2014/15. Obtido de FPF: http://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/RegimentosRegulamentos/leis_jogo_2014_2015.pdf
Granell, J.; Cervea, V. (2011). Teoría e planificacíon del entrenamiento deportivo. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Mesquita, I. (2005). A Pedagogia do Treino. A formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa: Edições Livros Horizonte.
Ravé, G.; Abella, P.; Valdivielso, N. (2014). Entrenamiento Deportivo. Teoría y prácticas. Madrid: Editorial Medica Panamericana.
Santos, F. J. (2013). A comunicação do treinador de futebol em competição. Estudo das expectativas, comportamentos e perceção dos treinadores de jovens relativamente à instrução em competição. . Tese de Doutoramento, Universidade da Madeira, Madeira.
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Santos, F., Sarmento, H., Mendes, B., Mauricio, N., Furtado, B., Sousa, P. Pinheiro, V. (2017). Análise complementar do gol no futebol, através da análise notacional, análise sequencial e deteçao de T-patterns. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, 9(34), 238-249.
Sarmento, H., Pereira, A., Anguera, M. T., Campaniço, J., & Leitão, J. (2014). The Coaching Process in Football – A qualitative perspective. Montenegrin Journal of Sports Science and Medicine, 3 (1), 9-16.
Sarmento, H., Pereira, A., Anguera, M. T., Campaniço, J., & Leitão, J. (2013). Observação e análise do jogo de futebol. Um estudo qualitativo com treinadores portugueses. Vila Real: Núcleo Editorial e Gráfico dos SDB UTAD.
Sargentim, S. (2010). Treinamento de força no futebol. São Paulo: Phorte Editora.
Tamarit, X. (2013). Periodización Táctica vs Periodización Táctica. Espanha: MBF.

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Página gerada em: 2024-03-28 às 20:26:02 Última actualização: 2010-07-19