This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP15
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Pedagogia do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DESP15    Sigla: PD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 40 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Jorge Lourenço dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Fernando Santos   3,47
Hugo Gonçalo Duarte Louro   1,33

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os princípios e fundamentos técnicos, pedagógicos e metodológicos para devenvolver o processo de planificação da atividade física e desportiva em diferentes âmbitos da prática desportiva.

Dominar o processo de concepção, controlo e avaliação de programas e projetos de intervenção em diferentes âmbitos e contextos de prática recreativa e desportiva.

Dominar o processo de intervenção pedagógica em atividades físicas e desportivas em diferentes âmbitos e contextos desportivos. Planificar as bases de uma estratégia para lidar com os pais e encarregados de educação.

To know the principles and technical, pedagogical and methodological foundations to develop the process of planning physical and sports activity in different spheres of sports practice.

Master the process of conception, control and evaluation of intervention programs and projects in different environments and contexts of recreational and sports practice.

Mastering the process of pedagogical intervention in physical and sports activities in different spheres and sports contexts. Plan the basis for a strategy for dealing with parents and caregivers.

Conteúdos programáticos

a) Fundamentos teóricos da atividade física e do desporto. Conceito e âmbito da Pedagogia do Desporto.

b) A motivação no desporto.

c) A eficácia e o sucesso pedagógico em desporto (ex.: modelo da análise da relação pedagógica em desporto, O comportamento do treinador - os treinadores de sucesso). Estilos de ensino na Educação Física.

d) Estádios do processo de desenvolvimento profissional de um professor e/ou treinador.

e) Bases metodológicas para a planificação e intervenção no âmbito da atividade física e do desporto. A importância dos pais na prática de atividade física e desportiva.

1. O Processo de planeamento em desporto
1.1. Projetos, programas e atividades: Os objetivos gerais, específicos e operacionais.
1.2. Etapas do Planeamento (seleção e sistematização de conteúdos, seleção de atividades, estratégias de ação.
1.3. A estrutura da sessão: parte preparatória ou inicial, parte fundamental e parte final.
1.4. Planos a médio, curto e longo prazo.
1.5. Ciclos de treino/unidades didáticas.
1.6. A condução da sessão: Técnicas de Intervenção Pedagógica (TIP) em desporto (dimensão, instrução, clima, gestão e disciplina).
1.7. A avaliação e controlo do processo de intervenção: conceções, métodos e instrumentos.

2. Análise do Processo de Ensino
2.1. Observação, tipos de amostragem, unidades de observação e de métodos de registo.
2.2. Sistemas de observação (ex.: Sistema de observação do comportamento do treinador e do atleta – SOTA; análise do tempo de aula – ATA; comportamento do professor/treinador, comportamento do aluno/atleta, feedback pedagógico, clima de aula, valor das atividades propostas, comportamentos inapropriados).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas através da produção dos trabalhos propostos. No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) manifesta a apropriação de conhecimentos teóricos sobre as diferentes temáticas abordadas; (b) utiliza, de forma criteriosa e fundamentada, os conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado; (c) demonstra capacidade de pesquisa bibliográfica e análise na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Metodologias de ensino

Abordagem expositiva e de síntese sobre as bases metodológicas de conceção, controlo e avaliação de planos e programas de atividades físicas e desportivas para diferentes âmbitos e contextos de prática desportiva. Conceção e discussão de propostas metodológicas de intervenção em Desporto em diferentes contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa no processo, através do desenvolvimento de competências relacionadas com a aquisição de conhecimentos e sua aplicação, de forma criteriosa e fundamentada, a situações práticas. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são solicitados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, trabalhos teóricos e práticos/aplicados sobre a matéria. Esta UC pretende que os alunos utilizem os conhecimentos abordados de forma integrada e aplicada.

Metodologia e provas de avaliação

Participação - 5%.

Micro-Ensino - 15%.

Trabalho de grupo - 20%.

Teste 1 - 30%.

Teste 2 - 30%.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Armour, K. (2011). Sport Pedagogy – An Introdution for Teaching and Coaching, Pearson Education Limited Editions. Essex.
Kulinna, P.H., Scrabis-Fletcher, K., Kodish, S., Phillips, S., & Silverman, S. (2009). A decade of research literature in pedagogy. Journal of Teaching in Physical Education; 28: 119-140.
Martens, R. (2009) Sucessfull Coaching. Human Kinetics. IL.
Sarmento, P. (2004). Pedagogia do Desporto e Observação, Edições FMH, Lisboa.
Weinberg, R. & Gould, D. (2010). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Human Kinetics. IL.
Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2016). Pedagogia do Treino Desportivo – Contributos para a formação de treinadores de sucesso - https://simplebooklet.com/livroptd

Opções
Página gerada em: 2024-04-24 às 09:43:25 Última actualização: 2010-07-19