This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP21
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Nutrição e Atividade Física

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: DESP21    Sigla: NAF
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 34 Plano de Estudos_2016_17 4,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Ana Cristina Figueira   2,40
Ana de Fátima Costa Pereira   0,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Identificar as funções energéticas, plásticas e reguladoras dos nutrientes: glícidos, lípidos, proteínas, vitaminas e outros compostos reguladores.
2. Relacionar nutrição, consumo calórico, atividade física e saúde.
3. Identificar os recursos energéticos e dispêndio calórico médio por modalidade. Diferenciar dietas alimentares equilibradas das dietas desportivas específicas.
4. Reconhecer o impacto das condições ambientais (altitude, humidade, clima frio e quente) na realização de exercício físico e saber quais os procedimentos a adotar em cada caso.
5. Conhecer suplementos nutricionais e ajudas ergogénicas no desempenho desportivo: programas de hidratação e suplementação pré, durante e pós exercício.
6. Saber utilizar metodologias de avaliação do estado nutricional, do valor nutricional dos alimentos, da ingestão/gasto calórico e de quantificação da composição corporal.

Conteúdos programáticos

1. Princípios orientadores de uma alimentação racional; classificação e caraterização dos nutrientes; funções dos nutrientes e a sua relação com os processos da vida.
1.1 Análise dos aspectos culturais e comportamentais da alimentação; Os princípios básicos duma alimentação racional, equilibrada e saudável.
1.2 Classificação dos nutrientes quanto à sua função (plásticos; energéticos; reguladores) e quanto às necessidades fisiológicas (macronutrientes, micronutrientes e oligoelementos).
1.3 Metabolismo dos hidratos de carbono: importância nutricional; hidratos de carbono simples e complexos; polissacarídeos energéticos; glicogénio e amido; função das fibras na alimentação; principais fontes de hidratos de carbono na alimentação; Ingestão de hidratos de carbono antes, durante e após o exercício.
1.4 Metabolismo das proteínas: importância nutricional das proteínas; aminoácidos essenciais e não essenciais; principais fontes de proteínas (vegetais e animais); ciclos de treino e alimentação proteica.
1.5 Metabolismo das gorduras: Importância nutricional das gorduras; Ácidos gordos essenciais e não essenciais; Principais fontes de gorduras; Regime de exercício e oxidação das gorduras.
2. Quantificação do valor energético dos alimentos e do dispêndio energético total.
2.1 Regulação do balanço energético e composição corporal: métodos de avaliação do estado nutricional;
2.2 Necessidades nutricionais específicas: dietas associadas à prática de diferentes modalidades desportivas.
3. Necessidades específicas dos atletas em macro e micro-nutrientes: as fontes de energia; as necessidades proteicas; a regulação do conteúdo hídrico e electrolítico.
3.1 Importância da hidratação na saúde humana;
3.2 Sistemas termoreguladores durante o exercício;
3.3 Sistema Renina-angiotensina-aldosterona;
3.4 Relação hidro-mineral em função da duração do exercício;
3.5 Macro-minerais e oligoelementos: funções primordiais dos minerais; vitaminas hidrossolúveis e liposolúveis; principais funções das vitaminas na saúde; vitaminas e exercício;
3.6 Espécies Reativas de Oxigénio e Azoto/Nitrogénio; exercício como promotor de Stress oxidativo; espécies mais frequentes e respetiva nocividade; Ação dietética.
4. Caraterização dos principais distúrbios alimentares.
5. Suplementação e ajudas ergogénicas com vista à otimização do rendimento desportivo: Efeitos ergogénicos de algumas substâncias (Cafeína, Creatina, L-Carnitina, substâncias alcalinizantes, fosfato, anti-oxidantes e outros compostos).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

- Os conteúdos abordados nesta unidade curricular perspetivam um conhecimento sobre o papel da nutrição no metabolismo do ser humano em situações particulares de prática de exercício. Pretende-se fornecer aos estudantes ferramentas teóricas e práticas que lhes permitam analisar e intervir em contextos específicos de prática desportiva.

Metodologias de ensino

- Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos e/ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
- A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permite a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

- No final do trabalho espera-se que o estudante conheça os fundamentos teóricos a as tendências atuais da nutrição na atividade física e desportiva.
- Domine os conceitos relativos ao significado de uma alimentação racional, equilibrada e saudável.
- Conheça as necessidades nutritivas associadas, à prática regular de exercício e de diferentes modalidades desportivas.
- Manifeste uma atitude sistemática de domínio dos conhecimentos com base na matéria adquirida.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
Avaliação do Processo (35%). Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica e assiduidade.
- Assiduidade 5%
- Fichas de trabalho 30%

Avaliação do Produto (65%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito e num trabalho de análise de uma temática do programa com recurso a pesquisa científica atualizada.
- Teste 45%
- Trabalho 20%

O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na UC, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Exame
Classificações inferiores a 7 valores no teste teórico e a 9,5 valores na avaliação contínua, remetem os estudantes para exame.

Regime de assiduidade

- Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.

- Os estudantes que possuírem estatutos especiais deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação (art.º 7º, alínea 6), durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Bibliografia

Mcardle, WD, Katch, FI, Katch, VL (2015), Exercise Physiology: Nutrition, Energy and Human Performance (8th edition), Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
Powers, S, Howley, E, (2012). Exercise physiology: Theory and application to fitness and performance (8th edition). USA: McGraw-Hill.
Lanham-New, SA, Stear, S, Shirreffs, S ( 2011). Sport and Exercise Nutrition. UK: Wiley Publishers.
Teixeira, PJ, Sardinha, LB e Themudo Barata, JL (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 10:40:11 Última actualização: 2010-07-19