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Metodologia da Investigação em Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DESP23    Sigla: MID
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 37 Plano de Estudos_2016_17 4,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,33
Fernando Santos   4,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Demonstra conhecimento sobre as diferentes metodologias de investigação utilizadas em diferentes áreas de estudo no âmbito das Ciências do Desporto.

Manifesta capacidade de pesquisa bibliográfica, evidenciando rigor e objectividade na análise de textos científicos, com vista à apropriação das temáticas e dos conteúdos do programa.

Revela competências para analisar artigos de investigação, identificando as questões pertinentes que são abordadas no problema e sua fundamentação, as metodologias utilizadas na recolha e na análise dos dados e as principais conclusões do estudo.

Revela capacidade para recolher dados empíricos em aulas práticas / laboratoriais, procedendo à sua análise através da utilização da estatística descritiva e com recurso à utilização do SPSS.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos básicos em investigação
1.1. Métodos de resolução de problemas não científicos vs. método científico
de resolução de problemas.
1.2. Principais características da investigação científica.
1.3. Formas de divulgação da investigação científica e público-alvo (sentido
restrito e lato); formas privilegiadas de acesso à investigação científica.
2. Paradigmas e métodos de investigação
2.1. Investigação teórica versus investigação aplicada.
2.2. Investigação laboratorial versus investigação ecológica.
2.3. Investigação qualitativa versus investigação quantitativa.
3. Etapas ou fases do processo de investigação
2.1. O projeto de investigação.
2.2. A revisão da literatura.
2.3. A formulação do problema e sua fundamentação / justificação. A definição das
variáveis do estudo e das hipóteses de trabalho.
2.4. A definição dos procedimentos metodológicos para a recolha dos dados.
2.5. A apresentação e análise dos resultados.
2.6. A conclusão e a discussão geral dos resultados do estudo.
2.7. As referências bibliográficas.
4. A escolha e a definição da metodologia
3.1. A seleção da amostra
3.2. A seleção dos instrumentos para a recolha dos dados
3.2.1. O questionário
3.2.2. A entrevista
3.2.3. As grelhas de observação e as escalas de avaliação do comportamento.
3.2.4. Os testes
3.2.5. A utilização de outros dispositivos instrumentais
3.3. A seleção dos procedimentos a adoptar na recolha dos dados
3.4. A seleção das técnicas para o tratamento dos dados
5. Características dos instrumentos de medida
4.1. A validade (interna e externa)
4.2. A fiabilidade das observações
4.3. A sensibilidade dos instrumentos de medida
4.4. As condições de aplicação dos instrumentos de medida e seus requisitos
fundamentais
6. Diferenças entre uma dissertação e um artigo de investigação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade Curricular “Metodologia da Investigação em Desporto” tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que visam habilitar os estudantes ao domínio dos conceitos básicos relacionados com a investigação na área das Ciências do Desporto. Neste sentido, a UC é orientada para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências básicas por parte dos estudantes, relacionadas com a caracterização das diferentes etapas e dos procedimentos inerentes ao processo de investigação científica e com as metodologias de investigação que são frequentemente utilizadas no âmbito do estudo da Atividade Física e do Desporto.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de: (a) aulas teóricas para a apresentação das temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados no programa; (b) aulas de natureza prática/aplicada, direcionadas para o levantamento de questões e para o desenvolvimento de trabalho, em grupo, relacionado com o aprofundamento e a aplicação dos conteúdos do programa (e.g., fichas de aplicação, análise de textos científicos, discussão de temas); (c) aulas de prática laboratorial, direcionadas para o manuseamento de instrumentos e recolha de dados.

No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) conhecimento das diferentes etapas e dos procedimentos metodológicos inerentes ao processo de investigação científica; (b) capacidade de identificar diferentes metodologias de investigação no âmbito do estudo da Atividade Física e do Desporto; (c) capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na realização de trabalhos práticos/aplicados (d) capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A finalidade primordial da UC centra-se no desenvolvimento de conhecimentos e de competências básicas, por parte dos estudantes, relacionadas com os métodos e os procedimentos inerentes ao processo de investigação científica.

A abordagem do curso compreende: (a) aulas expositivas para a apresentação dos conteúdos do programa; (b) aulas de natureza prática/aplicada em que é desenvolvido trabalho, em grupo, relacionado com o aprofundamento e a aplicação dos conceitos abordados no programa; (c) aulas de prática laboratorial orientadas para o manuseamento de instrumentos e a recolha de dados.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC assenta nos pressupostos do regime de avaliação contínua, sendo consideradas duas componentes:

Componente de Processo: (35%). Resulta do desempenho do aluno na realização das seguintes tarefas:
1. Apresentação oral de um artigo de investigação na área das Ciências do Desporto, publicado numa revista internacional, com entrega da respetiva fonte e do suporte da apresentação em formato digital. (15%)
2. Ficha de trabalho com base na recolha de dados empíricos. (20%)
Componente de Produto: (65%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito sobre a matéria.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em 70% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.

Bibliografia

American Psychological Association (2010). Publication Manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC.

Heinemann, K. (2007). Introducción a la Metodologia de la Investigación Empírica en las Ciências del Deporte. Barcelona: Editorial Paidotribo, SL.

Lakatos, E.M., & Marconi, M.A. (2008). Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas. Amostragens e técnicas de pesquisa. Elaboração, análise e interpretação de dados (7ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Lakatos, E.M., & Marconi, M.A. (2010). Fundamentos de Metodologia Científica (7ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Rosado, A., Mesquita, I., & Colaço, C. (2012). Desporto e Atividade Física: Métodos e técnicas de investigação qualitativa. Lisboa: Edições FMH.

Thomas, J.R., Nelson, J.K., & Silverman, S.J. (2015). Research Methods in Physical Activity (7th ed.). Champaign: Human Kinetics.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 08:42:38 Última actualização: 2010-07-19