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Condição Física e Prescrição do Exercício

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DESP25    Sigla: CFPE
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 42 Plano de Estudos_2016_17 6,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Ana Cristina Figueira   4,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dominar os conceitos básicos relativos à condição física e à sua influência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do ser humano.
Compreender a importância da atividade física na promoção da saúde e da condição física, identificando os benefícios fisiológicos e psicológicos associados à prática regular de exercício físico e os riscos para a saúde relacionados com o sedentarismo.
Conhecer os métodos, os instrumentos e os procedimentos adequados à avaliação da aptidão funcional e da condição física.
Dominar os princípios e os fundamentos da prescrição do exercício, com vista a adequá-lo aos vários níveis de motivação e procura da prática desportiva, revelando competências relacionadas com a correta aplicação de estímulos de esforço.
Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção em Desporto.

Conteúdos programáticos

Os conceitos de saúde, qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico. A importância da manutenção ou aquisição de um estilo de vida saudável relacionado com a prática de atividade física.
O sedentarismo e os riscos para a saúde da inatividade física. As alterações estruturais e fisiológicas inerentes ao estilo de vida sedentário ou inativo.
A atividade física como veículo de prevenção de fatores de risco para a saúde (obesidade, doença cardiovascular, etc).
Benefícios associados à prática regular de atividade física.
Determinantes e componentes da condição física.
A avaliação da condição física: objetivos, métodos e instrumentos.
A prescrição e a implementação de programas de exercício.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC de “Condição Física e Prescrição do Exercício” é orientada para o estudo dos processos associados à manutenção e elevação da condição física e à influência que eles exercem na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano.
Pretende analisar e documentar as adaptações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas à prática regular de exercício físico, apresentando formas de intervenção tendentes a generalizar a prescrição do exercício e uma correta aplicação dos estímulos de esforço em função do nível de aptidão física, das caraterísticas e das motivações dos praticantes.

Metodologias de ensino

Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida pelo professor ou com recurso a outros materiais. Compreenderá a: Leitura, discussão e análise de textos; Elaboração de trabalhos escritos; Exposição de determinadas temáticas; Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas, a interação entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados no âmbito dos modelos e métodos de avaliação e promoção da atividade física, numa perspetiva crítica orientada para a atualização contínua;

- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado, de avaliação e prescrição do exercício físico em função das componentes da condição física, dos contextos e das características da população.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação do Processo (35%): Resulta da assiduidade, da participação nas atividades da aula e da realização de 3 fichas de trabalho.
Assiduidade - 5%
Fichas de trabalho - 30%
Avaliação do Produto (65%): É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos e uma prova oral:
1.º teste – 25%
2.º teste - 30%
prova oral - 10%

Uma nota inferior a: 7 nos testes e 9.5 na classificação final remete o aluno para exame.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.

Bibliografia

ACSM (2014). Resources for the personal trainer (4th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins.
ACSM (2014). Guidelines for Exercise Testing and Prescription. (9th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins.
ACSM (2014). Health Related Physical Fitness Assessment Manual. (4th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins.
BOUCHARD, C. (2015). Body composition assessement. In W. MCARDLE, F. KATCH, & V. KATCH (Eds.), Exercise Physiology: Nutrition, energy and human performance (8th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins. pp. 731-762.
BOUCHARD, C. (2015). Overweight, overfatness (obesity), and weight control. In W. MCARDLE, F. KATCH & V. KATCH (Eds.), Exercise Physiology: Nutrition, energy and human performance (8th Edition). Baltimore: Williams and Wilkins. pp. 787-830.
EHRMAN, J.; GORDON, P.; VISICH, P.; KETEYIAN, S. (2013). Clinical Exercise Physiology, 3th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics.
HEYWARD, V. (2014). Advenced fitness assessement and exesrcise prescription. (7th Edition). Champaign: Human Kinetics.
SHARKEY, B. (2007). Fitness and Health. (6th Edition). Champaign: Human Kinetics.

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Página gerada em: 2024-03-28 às 12:19:35 Última actualização: 2010-07-19