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Projetos e Eventos Desportivos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DESP26    Sigla: PED
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 41 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Amílcar Sardinha AntunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Amílcar Antunes   4,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os fundamentos da teoria e da prática do projecto na perspectiva do guia do modelo estratégico; da intenção à acção.
Manifestar o domínio da compreensão e da aplicação das variáveis associadas à gestão de
projectos de Desporto.
Saber conceber e aplicar projectos de intervenção em Desporto a diferentes contextos.
Compreender a importância da organização de eventos e de eventos desportivos para o desenvolvimento social.
Compreender as incidências de natureza económica como uma das várias dimensões da organização de eventos desportivos de grande dimensão.
Analisar as possíveis soluções para os problemas propostos na realização de eventos desportivos numa região.
Distinguir as diferentes tipologias dos eventos desportivos.
Dominar as diferentes funções de organização de um evento desportivo.
Propor a organização de um evento desportivo de dimensão internacional, recolhendo e seleccionando informação relativa a situações concretas do contexto geral e desportivo.
Identificar oportunidades de aplicação local e regional dos diferentes eventos desportivos.

Conteúdos programáticos

I – GESTÃO DE PROJECTOS
1. Introdução
1.1. Projeto: definições gerais, terminologia e classificação
1.2. Dos indutores às tipologias
1.3. As situações insatisfatórias indutoras das tipologias

2. O estudo de oportunidade. Os diagnósticos externo e interno
2.1. A tipologia problema
2.2. A tipologia motivação
2.3. A tipologia desenvolvimento
2.4. O diagnóstico

3. O planeamento do projeto
3.1. Tipos de planeamento
3.2. O processo de planeamento
3.3. As questões de arranque do planeamento
3.4. A colocação em prática do pré-projecto

4. O ciclo de gestão de projetos
4.1. As fases que compõem o ciclo de gestão de projetos
4.2. Os elementos / variáveis característicos aos projetos
4.3. Técnicas de planeamento e operacionalização de um projeto

5. Recursos Humanos equipas e grupos de trabalho
5.1. Gestão de equipas e grupos de trabalho
5.2. Desenvolvimento de grupos em equipas de trabalho
5.3. Teorias de motivação e liderança de equipas

II – ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS
1. Introdução aos eventos
1.1. Definição de evento
1.2. A diversidade de eventos
1.3. Aspetos comuns em eventos (desportivos) de sucesso

2. A importância dos eventos desportivos
2.1.Tipologia dos eventos desportivos e critérios de diferenciação
2.2. Especificidade dos eventos desportivos
2.3. Impactos no desenvolvimento social
2.4. Incidências de natureza económica e impacto a curto, médio e longo prazo
2.5. O contexto desportivo e a organização de eventos
2.6. O processo de candidatura à realização de um evento desportivo – caderno de encargos, normas e procedimentos.
2.7. Gestão da Marca na Organização de Eventos Desportivos.

3. As 4 grandes etapas de organização de um evento desportivo
3.1. A Concepção: a ideia inicial; o planeamento e organização do evento; a inovação; o posicionamento; a avaliação das possibilidades; o orçamento previsional.
3.2. As Grandes Funções Preparatórias: Administrativa e Financeira; Jurídico-Legal; Marketing; Logística; Comercial; Desportiva.
3.3 A Operacionalização: calendário do evento; segurança e controlo de riscos; a recepção: organização, atletas e restante comitiva, comunicação social, parceiros, personalidades; a Direcção Desportiva; o evento.
3.4. O Balanço: desportivo; organizacional; financeiro; avaliação da adesão do público ao evento; comercial; comunicação; político. Instrumentos e indicadores de controlo e avaliação.
3.5. Estudo de caso: mega eventos desportivos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão em coerência total com os objetivos da unidade curricular, iniciando-se com a abordagem de conceitos gerais sobre a teoria de projetos de intervenção descrevendo as bases teóricas relativas às situações insatisfatórias indutoras das várias tipologias, seguindo-se a abordagem de todos os conceitos relacionados com o tema da organização de eventos desportivos, tema eminentemente prático e exigente de um conjunto de aspetos básicos como descritos nos conteúdos do programa da unidade curricular.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa e, numa segunda fase, em aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes das temáticas abordadas.

O processo compreenderá: (a) a apresentação de temas pelo docente; (b) a leitura, análise e discussão de textos científicos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos; (e) a realização, apresentação e discussão de trabalhos de grupo.

Acompanhamento tutorial

Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e do projecto de organização de um evento desportivo internacional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os futuros licenciados desenvolvam competências sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados, mais concretamente os fundamentos da teoria e da prática do projecto em geral e a organização de eventos desportivos em particular.
Pretende-se desenvolver o domínio da compreensão e da aplicação das variáveis associadas à gestão de projectos de Desporto e compreensão da importância da organização de eventos em geral e de eventos desportivos em particular para o desenvolvimento social.
Pretende-se ainda que os alunos compreendam as incidências de natureza económica como uma das várias dimensões da organização de eventos desportivos de grande dimensão e apresentem uma proposta de realização de um evento desportivo de dimensão internacional, recolhendo e selecionando informação relativa a situações concretas do contexto geral e desportivo, identificando as oportunidades de aplicação local de eventos desportivos.
Considera-se perfeitamente coerente com esses objetivos de aprendizagem da unidade curricular, a metodologia inicial de aulas expositivas de apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos e de aulas direcionadas para o levantamento de questões e para o desenvolvimento de estudos práticos. Desta forma os discentes têm acesso de uma forma dinâmica e interativa a adquirir conhecimentos teóricos e teóricopráticos relativamente aos conteúdos da unidade curricular.
Numa segunda fase a metodologia de ensino desenvolve-se de forma mais prática, pesquisando, analisando e discutindo textos científicos sobre projetos desportivos, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem evolua para um contato mais autentico com a realidade da organização de projetos e eventos desportivos e a diversidade de variáveis e fatores que envolvem a dinâmica da sua gestão e funcionamento, realizando um trabalho prático individual de organização de um evento, visando um contacto precoce com o mercado de trabalho e com a realidade no contexto
da organização de eventos desportivos.
Assim o aluno pode sentir a importância e a interação entre os conteúdos teóricos lecionados e a prática, sentindo de forma mais concreta o desenvolvimento das suas capacidades e competências, para analisar e lidar com os fenómenos próprios da gestão das organizações desportivas.
Numa terceira fase o aluno é confrontado, de facto, com a realidade prática, atingindo assim um dos objetivos mais importantes da sua formação, que é o de ver e ouvir casos concretos.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação do Processo (55%)

Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalhos de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, atenção, questionamento, interesse nas atividades, assiduidade, etc (5%). A avaliação do processo está dividida entre dois trabalhos principais, dos quais se salienta; Construção de um mapa conceptual dos conteúdos abordados na respetiva UC (20%) e a elaboração de um projeto/evento desportivo (30%)

Avaliação do Produto (45%)
É expressa pelo desempenho do aluno no teste escrito (45%).

A componente de processo da avaliação contínua contribuirá com 55% para a nota final.

A componente de produto da avaliação contínua contribuirá com 45% para a nota final.

Para estar no processo de avaliação contínua o aluno tem que cumprir uma assiduidade de 70%.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos diversos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos relativos à temática da organização e gestão de eventos desportivos.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 06:31:27 Última actualização: 2010-07-19