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Comunicação e Relações Interpessoais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DN01    Sigla: CRI
Áreas Científicas: Desenvolvimento Pessoal
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 27 Plano de estudos 2016_17 4,0 36 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Rita Branco de Brito   2,40

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Espera-se que no final da UC, os estudantes tenham desenvolvido competências teórico-práticas relativamente a:
- Identificar a importância da comunicação nas relações interpessoais;
- relacionar o processo de desenvolvimento Interpessoal com a formação do Eu e o conhecimento do Outro;
- definir o Grupo e dinâmicas implícitas;
- identificar diferentes formas de lidar com os conflitos;
- desenvolver competências de comunicação e relacionamento interpessoal;
- potenciar o auto e hétero-conhecimento.

Conteúdos programáticos

1. A importância da comunicação nas relações interpessoais
1.1. A comunicação interpessoal
1.2. Os elementos da comunicação
1.3. A linguagem verbal e não-verbal
1.4. Barreiras à comunicação interpessoal
1.5. Estilos comunicacionais
- Estilo assertivo
- Estilo agressivo
- Estilo passivo
- Estilo Manipulador

2. O processo de desenvolvimento Interpessoal: A formação do Eu e a percepção do outro
2.1. O processo de construção do mundo pelo sujeito
2.2. A qualidade das relações interpessoais com o desenvolvimento do indivíduo
2.3. Factores que determinam os diferentes tipos de relações interpessoais
2.4. A importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
2.5. Factores que contribuem para a formação das primeiras impressões

3. A motivação
3.1. Teorias da Motivação
3.2. A importância da motivação como factor mobilizador de comportamento

4. Grupos
4.1. As relações interpessoais nos grupos
4.2. Coesão de grupo
4.3. Vantagens e desvantagens dos grupos
4.4. Componentes de um bom participante no grupo
4.5. Barreiras que impedem a comunicação no grupo

5. Gestão de conflitos
5.1. O conflito
5.2. Diferentes tipos de conflitos e estratégias eficazes para a sua resolução
5.3. Vantagens e desvantagens dos conflitos
5.4. Comportamentos que favorecem a gestão eficaz dos conflitos

6. Relacionamento interpessoal nas organizações
6.1. A organização
6.2. A organização enquanto sistema aberto
6.3. A importância das pessoas nas organizações
6.4. A cultura e clima organizacional
6.5. Liderança


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

O Homem é um ser eminentemente social para quem a presença de outro se torna indispensável, tendo o acto de comunicar emergido da necessidade dos seres humanos estabelecerem e manterem relações entre si, com recurso a códigos verbais e não verbais.
Se tivermos em consideração a história actual, verificamos que a comunicação e as suas diversas formas de divulgação assumiram um papel marcante no destino da humanidade, desde os discursos dos políticos até aos ensinamentos dos filósofos da antiguidade. De facto, toda a comunicação se caracteriza como o conjunto das ferramentas mais importantes desenvolvidas pelo ser humano para que haja um relacionamento efectivo.
Intimamente ligado ao relacionamento interpessoal estão as dinâmicas presentes no seio de um grupo, onde a sua análise permite que o indivíduo aprofunde o seu auto e hétero-conhecimento.
Nesta Unidade Curricular, pretende-se elucidar os estudantes relativamente aos processos comunicacionais/relacionais, bem como dar a conhecer dinâmicas internas de relação com o outro em diferentes contextos grupais.
Neste sentido, serão estudadas temáticas tais como: a importância da comunicação no processo de relacionamento interpessoal, a comunicação verbal e não verbal nas relações interpessoais, onde destacamos a utilidade da interpretação de vários sinais transmitidos através da comunicação; as barreiras à comunicação e estratégias para as ultrapassar; os diferentes estilos comunicacionais, com particular destaque para as próprias experiências interpessoais dos estudantes neste processo de formação; o processo de desenvolvimento interpessoal; Grupos e gestão de conflitos grupais e finalmente, os relacionamentos interpessoais nas organizações.

Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas com recurso a dinâmicas grupais e individuais.
De forma a que as aprendizagens dos estudantes se tornem efectivas, as aulas teóricas serão acompanhadas de uma grande componente prática, onde lhes será dada a possibilidade de participar em diferentes dinâmicas individuais e grupais alusivas aos conteúdos programáticos, nomeadamente:
Dinâmicas de auto e hétero-conhecimento; Partilha em pequeno e grande grupo; Debates; Chuva de ideias; Dramatização; Análise de casos entre outras dinâmicas que promovam a reflexão sobre as temáticas, contribuindo, paralelamente, para o seu desenvolvimento pessoal e relacional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

De uma forma geral, as metodologias de ensino mencionadas possibilitam a obtenção dos resultados de aprendizagem esperados, no sentido em que incidem:
a) apropriação e utilização de conceitos diferenciados e pertinentes relacionados com as temáticas desenvolvidas na UC;
b) domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas permitindo a autonomização na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do papel profissional;
d) selecção e organização de informação, a partir de diferentes tipos de suporte produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis evidenciando análise crítica e reflexão;
e) apresentação pública de trabalhos realizados em contexto de sala de aula.

Metodologia e provas de avaliação

A presente Unidade Curricular utilizará, como métodos de avaliação, a participação e envolvimento nas aulas teórico-praticas (50%) e avaliação de conhecimentos realizada através de uma prova individual escrita relativa às temáticas leccionadas, realizada em contexto de sala de aula; (50%).

Bibliografia

Antunes, C. (1999). Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petropolis: Editora Vozes.

Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica de pequenos grupos: ideias para professores e animadores. Porto: Afrontamento

Bion, W. (1980). Experiencias en grupos. Barcelona: Paidos.

Blanchet, A, Tognon, A. (1996) La psicologia de los grupos. Madrid: Ed. Biblioteca Nueva.

Bothwelli, L. (1997). A arte da liderança. Lisboa: Presença.

Brandes, D., Philips, H. (1977). Manual de jogos educativos : jogos para professores e animadores de grupos. Lisboa: Moraes.

Fachada, O. (1998). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo.

Serruys, J. W. (2000). Iniciação à dinâmica de grupos. Porto.

Tajfel, H. (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Horizonte.

Vala, J., Monteiro (1993). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 21:49:35 Última actualização: 2010-07-19