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Fisiologia Humana
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 1S
Código: |
DN03 |
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Sigla: |
FH |
Áreas Científicas: |
Biologia e Bioquimica |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português/Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Conhecer a terminologia utilizada no âmbito da Fisiologia Humana.
- Dominar as bases fisiológicas da consciência e do comportamento.
- Dominar os conceitos relativos à resposta funcional do corpo humano ao exercício físico.
- Conhecer as bases da bioenergética e nutrição.
- Dominar os conhecimentos nas áreas da biologia e da bioquímica necessários à fundamentação da atividade física.
- Dominar os conceitos de Fisiologia da Integração e da Adaptação.
Conteúdos programáticos
- Conceitos da Fisiologia Humana.
- Relação estimulo-adaptação.
- Noção de adaptação aguda e adaptação crónica.
- Caraterização dos principais grupos de nutrientes. Exigências nutritivas dos vários tipos de esforços físicos.
- Ciclos energéticos biológicos.
- Crescimento - Condicionantes Ambientais e genéticas.
- Envelhecimento. Significado fisiológico e Modificações homeostáticas e fisiológicas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A Fisiologia revela-se como um pilar base de compreensão do funcionamento do organismo humano em situações de esforço físico, pelo que se pretende dotar o aluno de conhecimentos que lhes permita perceber as repercussões orgânicas consequentes das diferentes situações de exercício em diferentes populações.
Metodologias de ensino
Exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios:
- Apropriação e domínio dos conhecimentos relativos aos vários temas tratados;
- Domínio de utilização de instrumentos de controlo fisiológico de atividade física e desportiva.
- Utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos em situações de caráter prático/aplicado.
- Capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
Avaliação do Processo (35%): Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica.
Assiduidade - 5%
Fichas de trabalho - 30%
Avaliação do Produto (65%): É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito (45%) e numa apresentação oral (20%).
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação igual ou superior a 7 no teste escrito e uma classificação final igual ou superior a a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.
Regime de assiduidade
- Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.
NOTA: Para os estudantes com regimes especiais a avaliação do processo poderá sofrer alterações. Estes estudantes devem falar com o professor nos primeiros 15 dias de aulas.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia
GUYTON, A.; HALL, J. (2016). Medical Physiology (13ª edição). Philadephia: Elsevier.
GUYTON, A.; HALL, J. (2017). Tratado de fisiologia médica (13ª edição). Philadephia: Elsevier.
KENNEDY, W,; WILMORE, J.; COSTILL, D. (2015). Physiology of sport and exercise (6ª edição). Champaign: Human Kinetics.
POWERS, S.; HOWLEY, E. (2012). Exercise physiology: Theory and application to fitness and performance (8th editio). USA: McGraw-Hill.
SILVERTHORN, D. (2016). Human Physiology (7th Edition). England: Pearson.
W. MCARDLE, F. KATCH & V. KATCH (2015). Exercise Physiology: Nutrition, energy and human performance (8ª edição). Baltimore: Williams and Wilkins.
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