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Português e Técnicas de Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: DN05    Sigla: PTC
Áreas Científicas: Lingua e Literatura Materna
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 27 Plano de estudos 2016_17 4,0 36 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Ana Boléo   2,40

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Diagnosticar a diversidade de práticas linguísticas e textuais presentes na(s) comunidade(s).
- Reconhecer fatores de variação linguística (situacionais, sociais, geográficos e diacrónicos).
- Distinguir propriedades específicas do modo oral e do modo escrito.
- Promover o acesso ao livro e a hábitos de leitura na família.
- Desenvolver estratégias de compreensão da leitura em diferentes suportes e para variados fins.
- Desenvolver competências multifuncionais de escrita.
- Dominar recursos tecnológicos associados a práticas de leitura e de escrita.

Conteúdos programáticos

A. Domínio da língua portuguesa como instrumento de cognição e comunicação
- Contextos e necessidades comunicativas.
- Linguagem, língua, comunidade linguística e falante.
- Competência linguística, competência metalinguística, competência comunicativa e competência discursiva.
B. Estrutura e funcionamento da língua
- Norma e variação linguística.
- Português europeu padrão e variedades situacionais, sociais e dialetais (principais aspetos fonológicos, sintáticos e lexicais).
- Variedades do português no mundo (alguns aspetos fonológicos, sintáticos e lexicais).
- Variação e mudança linguística (aspetos da evolução diacrónica).
C. Usos orais e escritos da língua
- Texto, género e discurso.
- Tipologias textuais.
- Do oral ao escrito: propriedades diferenciadoras.
- Questões de ortografia, de acentuação e de pontuação.
D. Desenvolvimento da Leitura e da Escrita e Comunicação
- Literacia de leitura, literacia de escrita e literacia digital.
- Perfis de leitores e de hábitos de leitura.
- Estratégias promotoras do livro e da leitura para apreciação de textos variados ao longo da vida (dos 0 aos 100).
- Estratégias de apoio ao desenvolvimento da leitura para obtenção de informação e construção de conhecimento.
- Produção escrita de diversos tipos de texto (para resolução de problemas do quotidiano, como expressão pessoal e criativa).
- Técnicas de leitura e de escrita em meios de comunicação mediados por computador (interações verbais em redes sociais, acesso a informação na Internet, leitura de hipertexto, preenchimento de formulários).
E. Técnicas de Comunicação
- Evolução, tipos e atitudes comportamentais na Comunicação.
- Barreiras e fatores condicionantes da Comunicação.
- Comunicação verbal e não verbal.
- Funções da Linguagem verbal.
- Preparação, planificação da comunicação e construção oral.
- A comunicação corporal e a comunicação escrita;.
- Pesquisa, Recolha e Seleção de Informação.
- Importância dos Meios Audiovisuais.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para o desenvolvimento dos objetivos respeitantes ao conhecimento de conceitos e propriedades da língua, bem como dos seus usos, são recursos fundamentais os conteúdos relativos a língua e normalização linguística e instrumentos para análise e descrição da língua portuguesa. Os conteúdos que incidem no domínio de práticas comunicativas em ambiente multimédia e leitura de imagem serão naturalmente mobilizados no aprofundamento dos objetivos de desenvolvimento das literacias de leitura, de escrita e digital.

Metodologias de ensino

As aulas teórico-práticas e os seminários incluirão exposição e debate em torno das temáticas do programa e a experimentação prática, individual e em grupo, de atividades de leitura, escrita e reflexão sobre a língua. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos, artigos e livros, bem como com a produção de atividades que envolvam competências multifuncionais de escrita e práticas de leitura e de escrita em ambiente multimédia.
Prevê-se, igualmente, a realização de trabalho práticos, com recurso a tecnologias da informação e comunicação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de exposição, debate, experimentação prática e pesquisa asseguram a integração de saberes, articulando conteúdos e objetivos. As metodologias de ensino dão centralidade ao desenvolvimento dos estudantes como profissionais autónomos no domínio multifuncional da oralidade, da leitura e da escrita.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incluirá a pontualidade, a assiduidade (um mínimo de 75% de presenças) e a participação dos estudantes nas atividades das aulas, bem como a realização de tarefas.
Os elementos de avaliação têm os pesos que se apresent a seguir:

- Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas: 10%.
- Trabalho prático (em grupo) de elaboração e a apresentação de um projeto, que inclui:
. Candidatura escrita: 25% (entrega a 13.12.17).
. Apresentação oral: 25% (apresentações a 13 e a 20.12.17).
- Curriculum vitae e carta de apresentação (individual e presencial): 15% (10.01.17).
- Relatório escrito (individual): 25% (até 07.01.17).

Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final. Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar os docentes responsáveis pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle.
Os estudantes com estatuto especial devem contactar os docentes da UC durante as primeiras semanas de aulas, para definir as formas de avaliação.

Regime de assiduidade

Obrigatório - mínimo de 75% de presenças.

Bibliografia

CARMELO, Luís (2005). Manual de escrita criativa. Biblioteca Universitária. Lisboa: Publicações Europa – América.
CERRILLO, Pedro & Santiago Yubero (orgs.) (2007). La formación de mediadores para la promoción de la lectura, 2.ª edición corregida, revisada y aumentada, Madrid: Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil de la Universidad de Castilla - la Mancha.
COSTA, Maria Armanda (coord.) (2010). Muitas ideias, um mar de palavras - propostas para o ensino da escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para consulta em linha (DT). Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em http://dt.dgidc.minedu.pt]
DUARTE, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
DUARTE, Isabel Margarida (org.) (2002) Gavetas de leitura. Estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura. Porto: Asa.
FERRONHA, António Luís (coord.) (1992). Atlas da Língua Portuguesa na História e no Mundo. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda. GRABE, William e Robert Kaplan (1996). Theory and practice of writing. Londres e Nova Iorque: Longman.
MARTINS, Margarida Alves (1996). Pré-história da aprendizagem da leitura. Lisboa: ISPA.
MATA, Lurdes (2006). Literacia familiar. Ambiente familiar e descoberta da linguagem escrita. Porto: Porto Editora.
MATEUS, Maria Helena Mira & Esperança Cardeira (2007). O essencial sobre a língua portuguesa: norma e variação. Lisboa: Caminho.
PINTO, Paulo Feytor (2009). Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
RAPOSO, Eduardo Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2003).
Gramática do Português. 3 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VIANA, Fernanda Leopoldina & Maria Margarida Teixeira (2002). Aprender a ler: Da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições Asa.
Outros recursos didáticos
CVC. Centro Virtual Camões. http://cvc.instituto-camoes.pt/ Ethnologue. Línguas do mundo. http://www.ethnologue.com
Fundación Taller de Letras. Jordi Sierra i Fabra. Promoción de la lectura y la escritura.
http://www.fundaciontallerdeletras.org/portafolio/promocion-de-la-lectura.html Gulbenkian. Casa da Leitura (práticas de promoção da leitura). http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/portal.pl ILTEC. Portal da Língua Portuguesa.
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/ Ler+ em Família. Plano Nacional de Leitura. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisemfamilia/ UNESCO. Atlas interativo das línguas em perigo no mundo.
http://www.unesco.org/culture/languages-atlas/en/atlasmap.html

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 11:06:03 Última actualização: 2010-07-19