This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DN10
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Gestão e Marketing do Desporto de Natureza

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: DN10    Sigla: GMN
Áreas Científicas: Marketing e Publicidade
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPDN 27 Plano de estudos 2016_17 5,0 45 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   3,00

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Entender a organização dos serviços dos desportos de natureza.

2. Compreender os comportamentos de consumo dos/as clientes.

3. Conhecer o mercado do desporto, nas suas diferentes dimensões, reconhecendo as suas importâncias a nível desportivo, social, económico e político.

Conteúdos programáticos

Definição e características do produto desportivo; A essência e a extensão do produto desportivo; As componentes; Questões.

Fundamentais do produto desportivo: Diferenciação; Desenvolvimento do produto; Posicionamento e Definição da Marca; O ciclo
de vida do produto; A importância da marca no produto desportivo.

O que é um mercado; Estudos de mercado; Principais categorias de informação.

Teorias e Modelos Explicativos do Comportamento dos Consumidores.

As variáveis explicativas individuais; As variáveis explicativas sociológicas; Análise do processo de decisão.

Princípios e processo de segmentação; Critérios de segmentação; Como escolher os critérios de segmentação; Os principais métodos de divisão do mercado.

Conceito de posicionamento; A escolha das características distintivas; Diferenciação; Processo de elaboração de um posicionamento.

Natureza e função da marca; O desenvolvimento da marca; As funções da marca; Os tipos de marca; A identidade da marca; A imagem da marca; As políticas da marca.

Política de Preços em Produtos e Serviços Desportivos.

Canais de distribuição; A localização e a sua importância na distribuição; As instalações.

Processo e Contexto da Comunicação; Etapas de uma Estratégia de Comunicação; Condições para uma Comunicação Eficaz.

A análise e o diagnóstico da situação; A Fixação dos Objetivos; As opções estratégicas de Marketing; O Plano de Manobra.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos refletem uma estrutura teórica, da forma de organização dos mercados e da importância do Marketing para a gestão dos desportos de natureza. 

Metodologias de ensino

A disciplina é semestral e a organização dos conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.  

Para os estudos práticos os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos/as estudantes, são a apresentação de sub-temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria e o trabalho de projeto.  

A avaliação é contínua e os/as estudantes nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Dá-se especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os/as estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação às situações práticas.    

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação e classificação 
A avaliação da UC “Gestão e Marketing do Desporto de Natureza” assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua: 

Ao nível do processo
- Exercícios de aplicação realizados nas aulas, trabalhos práticos individuais e/ou em grupo – 60% 


Ao nível do produto
- Um teste escrito – 40% 

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos alunos. 

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade: 
a) Estar presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos. 

b) Leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados. 

c) Realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria. 

Bibliografia

Para além das obras que a seguir se apresentam como referências bibliográficas para o acompanhamento do programa da cadeira, as mesmas não esgotam o investimento que deve ser feito por parte dos alunos de forma a melhor prepararem e aprofundarem o estudo dos conteúdos programáticos nele mencionados. Sugere-se que o processo a desenvolver possa sobretudo assentar num caminho pessoal, quer no que diz respeito à escolha das obras em línguas estrangeiras, quer quantos às opções de natureza metodológica no campo das Ciências do Desporto e do Marketing, em particular em livros e revistas de recente edição.

Marques, A. (2012). Marketing Relacional. 1ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.

Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2004). Mercator XXI– Teoria e Prática do Marketing. 10ª edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Mullin, B.; Hardy, S.; Sutton, W. (2004). Marketing Esportivo. 2ª Edição. S. Paulo: Editora Artmed

Correia A.; Costa, C.; Mamede, P.; Sacavém, A. (2000). Serviços de Qualidade no Desporto: Piscinas, Polidesportivos e Ginásios. Manual do Ciclo de Acções de Formação. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva, Secretaria de Estado do Desporto."

Observações

Os/as estudantes com estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, devem dar conhecimento deste estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos alunos implicados, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua. 

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 15:54:47 Última actualização: 2010-07-19