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Conceitos Fundamentais de Matemática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: EDB10046    Sigla: CFM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 41 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Maria Boavida   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos associados a temas
fundamentais da Matemática tais como:
• Geometria e Medida
• Número e Operações
• Álgebra e Funções
- Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
- Reconhece e utiliza o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz
- Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos
- Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático

Conteúdos programáticos

Geometria e Medida
• Sólidos geométricos
• Volume e capacidade
• Planificação de modelos de sólidos geométricos
• Propriedades das figuras planas
• Áreas e perímetros
• Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
Número e operações
• Conjuntos numéricos
• Propriedades dos números
• Propriedades das operações
Álgebra e Funções
• Regularidades e sequências numéricas
• Progressões aritméticas e geométricas
• Famílias de funções e sua representação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular visa a compreensão aprofundada e a mobilização de conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida, Número e Operações e Álgebra e Funções, daí que estes sejam os temas a desenvolver ao longo do semestre. Além disso são realizadas tarefas de modo a usar o raciocínio indutivo e dedutivo e nas quais se pretende que os estudantes desenvolvam e utilizem o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz. Os temas são trabalhados de forma integrada, de modo a conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos sobre diferentes temas da matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui resolução de problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas temáticas; elaboração e discussão, em grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial inclui orientação e organização do estudo, para além do esclarecimento de dúvidas. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, pretende contribuir para o seu aprofundamento das temáticas da UC. De modo que este aprofundamento se faça com compreensão as sessões estão organizadas em contexto de resolução de problemas. Para alcançar os objetivos da UC, os estudantes envolver-se-ão em atividades diversificadas tais como a resolução de problemas sobre as várias temáticas e a correspondente produção de relatórios, bem como a elaboração e apresentação de trabalhos relacionados os diversos conteúdos a aprofundar.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incide sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. Espera-se que cada aluno: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (c) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação. No âmbito da modalidade de avaliação contínua os estudantes deverão realizar dois testes escritos, correspondendo, cada um, a 50% da classificação final da UC. Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da UC e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos.
Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário que a média dos testes corresponda a 10 valores, sendo obrigatório que em cada um dos testes seja obtido, no mínimo, 7 valores (num total de 20). Na atribuição da classificação final serão, também, tidas em conta a assiduidade e a participação nas aulas.

Regime de assiduidade

Para usufruir da modalidade de avaliação contínua, cada estudante tem de assistir a 75% das sessões presenciais. Caso tal não se verifique tem de realizar um exame.
Os estudantes que, de acordo com Regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS, tenham um estatuto especial e não puderem satisfazer as condições de frequência acima indicadas, deverão entrar em contacto com a responsável pela UC.

Bibliografia

Bibliografia principal
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2001). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (2003). Geometry. New York: W. H. Freeman and Company.
Musser, G.; Burger, W. & Peterson, B. (2009). Mathematics for elementary teachers. A Contemporary Approach. USA: Prentice-Hall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A. & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.

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Página gerada em: 2024-04-20 às 05:41:36 Última actualização: 2010-07-19