This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB20044
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Contextos Educativos e Prática Pedagógica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: EDB20044    Sigla: CEPP
Áreas Científicas: Iniciação à Prática Profissional
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 51 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luís Carlos Rodrigues dos SantosResponsável
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Luís Santos   3,20
Luísa Ramos de Carvalho   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreende a Educação como um direito social à luz de documentos fundamentais tais como a Declaração dos Direitos Humanos e a Constituição Portuguesa.
- Conhece os princípios organizadores do Sistema Educativo Português (LBSE) e as suas relações com os contextos educativos não formais.
- Identifica, caracteriza e compreende diferentes contextos formais, informais e não formais de Educação valorizando a importância dos contextos não formais.
- Compreende e valoriza o papel dos diferentes contextos educativos para o desenvolvimento integral da criança.
- Conhece as linhas essenciais da história da Pedagogia e alguns pedagogos que constituem um marco na mesma e a sua utilização em contextos não formais de educação.
- Conhece alguns pedadogos portugueses de referência.
- Identifica os diversos participantes no acto educativo e as missões diferenciadas e complementares de cada um
- Compreende o papel dos pais na educação dos filhos em vários contextos e situações.
- Identifica o papel de educadores e professores em contextos educativos não formais e os métodos utilizados.
- Desenvolve competências de análise e reflexão crítica, designadamente sobre as situações educativas observadas nos contextos visitados.

Conteúdos programáticos

1. A Educação
- A Declaração dos Direitos Humanos e a Educação
- A constituição da República Portuguesa e o direito fundamental à Educação
- Conceito de Educação e distinção e relação com outros conceitos associados (Desenvolvimento, Pedagogia, aprendizagem)
- O papel das instituições nacionais e internacionais na Educação
- A organização do Estado Português em termos Educativos–instâncias centrais, reguladoras e adicionais
- A Lei de Bases do Sistema Educativo

2. A Pedagogia

- Breve história da Pedagogia
- Alguns Pedagogos de referência

3. Perspetivas Educação não formal e informal

- Os conceitos de Educação formal, não formal e informal.
- O modelo da educação não formal como alternativa sociopedagógica (a escola fora da escola)
- Os diferentes contextos de educação não formal e as suas funções educativas
- Associações
- Museus

- ATL/programas de férias
- Festividades, romarias
- Contadores de Histórias
- Centros de Cidadania
- Quintas Pedagógicas
(...)
- A complementaridade e articulação entre a educação não formal e formal


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos trabalhados permitem aos estudantes compreender as grandes questões educativas do nosso tempo partindo de uma visão histórica compreensiva da evolução dos conceitos de Educação e Pedagogia. É ainda trabalhada informação específica sobre o contexto português e dados relevantes sobre o nosso sistema educativo, designadamente sobre a Educação formal e não formal, noções essenciais para quem obtém uma primeira certificação nesta área profissional. A aproximação a contextos educativos concretos permite que estes conceitos possam ser melhor apropriados e compreendidos face a situações concretas observadas.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de exposição/discussão de trabalhos efetuados pelos estudantes
- Seminários com convidados externos
- dois seminários sobre contextos não formais de educação
- Visita de estudo à Associação Cultural Moinho da Juventude
do estudante
- Prática pedagógica: Visita de observação a dois contextos não formais de educação, uma delas com descrição de uma atividade (trabalho autónomo).

Serão adotadas metodologias que permitam a participação dos alunos na construção dos conhecimentos considerados fundamentais, designadamente em termos da leitura e apresentação de textos, apresentação e discussão de temáticas atuais (notícias) e breves biografias de pedagogos portugueses significativos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação constante entre o trabalho da sala de aula de natureza mais informativa, o contacto com profissionais e a observação de práticas no terreno permite que os estudantes possam começar a perspetivar as bases e as exigências das carreiras ligadas à Educação e das características dos contextos em que as mesmas ocorrem, o que nos parece adequado ao 2º ano de um primeiro ciclo de estudos nesta área, de carácter generalista, em que a escolha da profissão não está ainda definida. As metodologias propostas são assim aquelas que permitem obter a perceção sobre a missão educativa de diferentes contextos de Educação e a compreensão do papel do educador de infância e do professor em contextos não formais de educação.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação terá em conta os seguintes elementos:

- Participação, assiduidade e trabalhos desenvolvidos em aula (apresentação oral em grupo de contexto de educação não formal escolhido pelos alunos tendo em conta lugar de residência) –20%
- Reflexão escrita individual sobre as aprendizagens realizadas–40%
- Apresentação oral e relatório escrito da visita de observação a contexto de educação não formal solicitado pelos professores –40%

A não realização da prática pedagógica inviabiliza a aprovação na UC (válido também para os trabalhadores estudantes). Os trabalhadores estudantes devem contactar os docentes da UC na primeira quinzena do semestre para analisar a sua situação e perceber se é possível algum tipo de adequação em relação à avaliação proposta.

Regime de assiduidade

Para realização de avaliação contínua, os alunos precisam de ter, pelo menos, 75% de aulas assistidas, sob pena de reprovarem à unidade curricular.

Bibliografia

ÁVILA DE LIMA, J. (coord).(2002). Pais e professores, um desafio à cooperação. Porto: Asa.
ANTUNES, M., O grupo é a minha alma: amizade e pertença entre os jovens, in Etnografias Urbanas. Oeiras: Celta Editora, 2003, pp. 143-156.
CANÁRIO, R. (ORG.) (1995) Escola rural na Europa, Setúbal, ICE
CARDONA, M. J.,(1997) Para a história da educação de infância em Portugal – o discurso oficial (1834-1990), Porto, Porto Editora
CORDEIRO, G. I. (2003) Etnografias Urbanas. Oeiras: Celta Editora.
COSTA, António Firmino da, A Pesquisa de Terreno em Sociologia, in SILVA, A. S. e PINTO, J. M. (orgs.) Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento, 1986, pp.129-148.
DELORS, J. et all (1996) Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o sec. XXI, Porto, ASA
DUARTE, A. (1993) Educação patrimonial: guia para professores, educadores e monitores de museus e tempos livres, Lisboa, Texto Editora
ESPINAY, R., CANÁRIO R. (1994) Uma escola em mudança com a comunidade – Projecto ECO 1986-1992: experiências e reflexões, Lisboa, ICE
FIGUEIRA, Manuel Henrique (2004) Um Roteiro da Educação Nova em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte.
FREIRE, P. (s/d). Educação Como Prática de Liberdade, Lisboa: Dinalivro.
GOMES, J.F., (1986) Educação Infantil em Portugal, Lisboa, INIC
MONTEIRO, A. Reis (2005) História da Educação. Porto: Porto Editora.
MORGADO, J. (1997). A Relação Pedagógica. Lisboa: Presença
NIZA, S. (1997). Formação Cooperada, Lisboa: Educa.
NÓVOA, A. (s.d.). A Educação Nacional, in Portugal e o Estado Novo (1930-1960), Lisboa: Presença.
NÓVOA, António (1995) Uma educação que se diz “Nova”, in Sobre a Educaçaõ Nova: Cartas de Adolfo de Lima a Álvaro Viana de Lemos (1923-1941), Lisboa: Educa.
NÓVOA, António (org.)(2003) Dicionário de Educadores Portugueses. Porto: Edições ASA.
NÓVOA, A., MARCELINO, F., & Ó, J. R. (2015). Sérgio Niza: escritos sobre a educação (2ªed.). Lisboa: Tinta-da-China.
PACHECO, J. (2000). Quando Eu For Grande Quero Ir À Primavera e outras histórias. Porto: Profedições.
PALHARES, A. Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela (2009). In Revista Portuguesa de Educação, 22(2), pp. 53-84. CIEd - Universidade do Minho *
PERRENOUD, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Porto: Asa Editores/ CRIAPASA, nº 28.
PERRENOUD, P. (2000). Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.(obrigatório).
SALGADO, L. (1990). O outro lado da Educação: para além do instituído. In Revista Critica de Ciências Sociais (105-119). *
SANTOS, Luís Carlos dos (2016) Agostinho da Silva: Filosofia e Espiritualidade , Educação e Pedagogia. Vila Nova de Gaia: Euedito.
SILVA, A. (1990) Educação de portugal, Lisboa: Ulmeiro.
SILVA, A.(2000). Textos Pedagógicos I e II, Lisboa: Âncora Editora.
TEDESCO, J.C. (1999) O Novo Pacto Educativo, Gaia: Ed. Fundação Manuel Leão.

Observações

A UC não pode ser realizada através de exame, a inscrição no mesmo serve apenas para melhorar os produtos de avaliação entregues.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 18:40:32 Última actualização: 2010-07-19