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Introdução à Didática do Estudo do Meio

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: EDB30016    Sigla: IDEM
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 43 Plano de Estudos 2015_16 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 10,00
Fernando Almeida   3,20
Leonor Saraiva   3,20

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Revela possuir conhecimentos sobre as teorias do currículo e da psicologia da aprendizagem, aplicados ao ensino das ciências da natureza e das ciências sociais.
Identifica e analisa o papel da educação científica nos primeiros anos de escolaridade, com base na teoria que
sustenta as orientações didáticas atuais.
Reconhece a importância de tornar explícito para os alunos o caráter dinâmico das ciências e as dimensões
filosóficas, psicológicas e sociais na construção do conhecimento científico.
Reconhece o papel que uma abordagem explícita da controvérsia e da mudança conceptual na construção da
ciência pode ter na aprendizagem dos alunos, sobre o modo como os cientistas investigam e produzem novos
conhecimentos.
Planifica diversos tipos de atividades para o ensino/aprendizagem das ciências da natureza e das ciências sociais no 1ºCEB.
Avalia o valor pedagógico-didático das atividades que elabora.

Conteúdos programáticos

Introdução
Breve análise do programa do Estudo do Meio e das orientações curriculares para a Área do Conhecimento do Mundo - fundamentos e organização dos documentos curriculares.
Módulo I – Ensino e aprendizagem das ciências sociais
1. As Ciências Sociais nos primeiros anos de escolaridade.
1.1. O sentido, os limites e as possibilidades da relação entre a Escola e o meio.
1.2. Aprender a partir do “meio próximo” – potencialidades e limitações.
2. Organização do ensino/aprendizagem das Ciências Sociais:
2.1. Planeamento e prática docente: (a) objetivos da aprendizagem: (b) o conteúdo científico e metacientífico, (c) estratégias de discussão, investigação e generalização, (d) recursos didáticos para o ensino das ciências sociais.
2.2. Conceção de Projetos didático-pedagógicos para o ensino das ciências sociais: Propostas de trabalho de projeto, saídas de campo, utilização da narrativa e das genealogias, atividades investigativas.
2.3. Metodologias da Educação para a Cidadania e da Multiculturalidade.
Módulo II – Ensino e aprendizagem das ciências naturais
1. As ciências naturais nos primeiros anos de escolaridade:
1.1. A relevância educativa do ensino das ciências naturais – o papel do ensino explícito das dimensões de construção da ciência para a promoção da literacia científica nos primeiros anos de escolaridade.
1.2. Perspetivas no ensino das ciências: (a) o movimento das conceções alternativas, (b) o movimento CTS, (c) o ensino por pesquisa.
2. Organização do ensino/aprendizagem das ciências naturais:
2.1. Planeamento e prática docente: (a) objetivos da aprendizagem; (b) os conteúdos da aprendizagem (científicos e metacientíficos); (c) estratégias de discussão, resolução de problemas e trabalho experimental; (d) recursos didáticos para o ensino das ciências.
2.2. Conceção de projetos didático-pedagógicos para o ensino das ciências.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

É fundamental que os educadores e professores tenham uma ideia clara acerca da natureza das suas próprias
experiências e ideias sobre as ciências, dando ênfase ao desenvolvimento de competências (processos científicos) e à exploração de conceitos unificadores (científicos e metacientíficos) na organização do ensino e da aprendizagem das ciências nos primeiros anos de escolaridade. O desenvolvimento destas competências é,
também, um fator de cidadania e de integração, com efeitos no desenvolvimento da sociedade. Ao proporcionar
aos futuros educadores e professores do ensino básico estes conhecimentos fundamentais, tanto de ordem
conceptual como metodológica, pretende-se que possam contribuir eficazmente para a educação científica das
crianças, quer relativamente ao “mundo natural” quer ao “mundo social”, ou seja, contribuir para a aquisição de
literacia científica básica.

Metodologias de ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica, atividades de discussão e elaboração de atividades práticas sobre
temas de educação em CN e CS. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) leitura e
compreensão de textos e documentos variados; b) elaboração de resumos e comentários em foruns on-line; c)
discussão orientada de temas sobre os resultados recentes da investigação em didática; d) análise de casos
concretos a partir da literatura especializada; e) planificação de atividades práticas para os alunos do 1º CEB, com ênfase nas investigações experimentais; f) apresentação, discussão e autoavaliação das atividades, com análise crítica das suas potencialidades educativas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia adotada é centrada no estudante. A diversidade de processos de trabalho visa conferir aos
estudantes a oportunidade de porem em prática sequências de aprendizagem adequadas aos alunos dos primeirosanos de escolaridade, fundamentadas na teoria que sustenta as perspetivas de ensino das ciências da natureza e das ciências sociais, e de refletirem sobre as potencialidades educativas dessas práticas

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será
obtida pelos seguintes pesos relativos: testes (um por módulo) 40%; planificação de atividades 40%; participação
individual 20%.

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teórico-práticas e laboratoriais a assiduidade desejável é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%. O acompanhamento das atividades desenvolvidas através da página da UC na plataforma interativa moodle é obrigatório. Espera-se que, em cada módulo, as/os estudantes sejam capazes de mostrar que adquiriram/desenvolveram as competências definidas neste Programa, usando ferramentas e suportes informáticos e digitais diversificados.

Bibliografia

AFONSO, M.M. (2008). A educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico. Das teorias às práticas. Porto: Porto Editora Lda.
BERGES, L., (et al), (2002), Las ciencias sociales: concepciones y procedimientos. Barcelona: Graó.
DUSCHL, R., SCHWEINGRUBER, H., & SHOUSE, A. (Eds). (2007). Taking science to school. Learning and teaching science in grades K-8. Washington: National Academies Press.
FÉLIX, N., GERMANO, H. & REIS, P. (1998). Interculturalidade no 1º Ciclo: Estudo do Meio. In C. Cardoso (Coord.), Gestão intercultural do Currículo:1º ciclo. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
MARTINS, I., VEIGA, L., TEIXEIRA, F., VIEIRA, C., VIEIRA, R., RODRIGUES, A., COUCEIRO, F. (2007). Explorando...: educação em ciências e ensino experimental Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Disponível em formacao_professores.pdf>
MURPHY, J., (2011), Más de 100 ideas para enseñar historia- Primaria y secundaria, Barcelona, Graó.
PEREIRA, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
PINTO, J. (2002). Avaliação formal no 1º ciclo do ensino básico: uma construção social. Braga: Universidade do Minho – Instituto de Estudos da Criança.
ROLDÃO, M.C. (2001), O Estudo do Meio no 1º ciclo: fundamentos e estratégias. Lisboa: Texto Editores.
SÁ, J. G. (2002). Renovar as Práticas no 1º Ciclo pela via das Ciências da Natureza.2ª Ed. Porto: Porto Editora
SÁ, J.G. (2004). Crianças Aprendem a Pensar Ciências - Uma abordagem interdisciplinar. Porto: Porto Editora.
SEEFELDT, C., CASTLE, S. e FALCONER, R., (2013), Social Studies for the Preschool/Primary Child., 9ª Ed., Pearson.
VASCONCELOS, T. (coord.), (2012), Trabalho por projectos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias, Lisboa: Direção-Geral da Educação (DGE), 2012.

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Página gerada em: 2024-04-16 às 09:07:47 Última actualização: 2010-07-19