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Seminário de Investigação Educacional
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
EDB30023 |
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Sigla: |
SIE |
Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O programa desta UC tem duas finalidades globais complementares: fornecer bases para uma fundamentação teórica da investigação em educação e permitir um primeiro contacto com o pensamento investigativo.
Defende-se que as práticas educativas — incluídas aqui as práticas de investigação, enquanto acções sociais que decorrem nos contextos educativos —, são práticas intencionais e como tal, são actividades que produzem saberes situados — temporal e espacialmente —, duplamente referenciados, no investigador e na situação em estudo.
A prática de investigação é determinada pelos valores daquele que investiga, desde a escolha das questões a investigar até à escolha da metodologia. Nesta perspectiva, a investigação educacional define o seu propósito de conhecer actividades educativas que são realizadas de modo consciente e que, assim sendo, só poderão ser compreendidas tendo em conta o sentido e a intencionalidade que essas práticas têm para quem nelas participa.
Por outro lado, este programa adopta as perspectivas da psicologia socio-histórica de Vygotsky e da psicologia cultural de Bruner e, como corolário, a orientação preconizada para o desenvolvimento dos trabalhos dos estudantes é a da investigação-acção.
Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver modos de ver e compreender as situações e contextos educativos, que se distanciem do senso comum e da repetição acrítica das intervenções educativas estandardizadas. Procura-se desenvolver a capacidade de descrever de forma factual e de interpretar os episódios educativos de uma forma crítica e reflexiva.
Conteúdos programáticos
1- Questões epistemológicas da investigação educacional
A investigação em Ciências da Educação
Os valores e a especificidade da investigação educacional
A investigação como componente da prática educativa
Processos de investigação, processos de auto-formação
2- Questões de metodologia em investigação educacional.
Métodos qualitativos na investigação educacional
A investigação-acção: princípios e metodologia
3- Métodos e procedimentos de recolha da informação
As entrevistas
Os inquéritos
A observação
As notas de campo
A pesquisa documental
4- Métodos e procedimentos de análise da informação
A análise de conteúdo
A análise das informações recolhidas com os modelos de observação
Metodologias de ensino
4.1 Estratégias de gestão do programa
A UC desenvolve-se em torno da realização de um trabalho de projecto, para o qual contribuem as sessões teórico-práticas, a orientação tutória e o trabalho de terreno realizado em articulação com a UC Pedagogia e Prática Pedagógica.
4.2 Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial tem como finalidades: apoiar e orientar os alunos ao longo da UC na realização do trabalho de projecto, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento será feito quer de uma forma presencial, quer a distância.
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que os estudantes (a) estejam presentes nas aulas e participem na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leiam, analisem e discutam os textos de apoio apresentados; (c) realizem os trabalhos previstos.
Pretende-se que os estudantes façam uma primeira aproximação a questões epistemológicas de investigação e construção de conhecimento em situações educativas, bem como conheçam a metodologia de investigação em educação e algumas das principais técnicas utilizadas.
Metodologia e provas de avaliação
Na UC existem duas formas de avaliação: avaliação contínua e avaliação final.
Avaliação contínua:
A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência às aulas (o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas do semestre). Implica a realização de um trabalho de projecto, articulado com o trabalho de terreno desenvolvido na UC Pedagogia e Prática Pedagógica. Este trabalho deverá reflectir a experiência e os saberes adquiridos, traduzidos num discurso coerente, pertinente e fundamentado cientificamente. Este trabalho deverá ser construído ao longo do semestre, de forma articulada e integrativa. Durante a sua elaboração haverá situações de apresentação e discussão presencial do trabalho realizado, calendarizadas e negociadas com o docente.
A classificação final de cada estudante terá na base, para além da sua participação qualificada nas dinâmicas propostas ao longo do semestre, o trabalho de projecto (100%).
Avaliação final: avaliação por exame, na época destinada para o efeito (100%).
Regime de assiduidade
A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência às aulas (o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas do semestre).
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