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Estatística e Probabilidades

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: EDB30024    Sigla: EP
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 41 Plano de Estudos 2015_16 5,0 15 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Catarina Delgado   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
• Compreender e aplicar criticamente métodos estatísticos bem como noções de probabilidades na análise e resolução de problemas da realidade.
• Conhecer as etapas do processo estatístico e selecionar e usar métodos estatísticos adequados à recolha e à análise de dados.
• Mobilizar os conhecimentos descritos no item anterior na conceção e análise de investigações estatísticas.
• Compreender e aplicar conceitos básicos de probabilidades.
• Usar ferramentas tecnológicas na organização e tratamento de dados e na realização de simulações para estimar probabilidades de acontecimentos.

Conteúdos programáticos

Estatística
- Generalidades: Noções de população e amostra; Etapas do processo estatístico; Classificação de variáveis
- Técnicas de amostragem
- Organização de dados em tabelas e gráficos; Identificação e análise de erros comummente realizados na construção de tabelas e gráficos
- Características amostrais: Medidas de localização e de dispersão; Identificação e análise de erros comummente realizados no cálculo e interpretação destas medidas
- Distribuições bidimensionais
- Diagrama de dispersão; Coeficiente de correlação; Reta de regressão
Probabilidades
- Generalidades: Experiências e conjuntos de resultados; Acontecimentos elementares, compostos, certos e impossíveis; Acontecimentos incompatíveis e complementares
- Probabilidade de um acontecimento: Conceito frequencista e Lei de Laplace
- Probabilidade condicional: acontecimentos dependentes e independentes.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem dos conteúdos relacionados com a estatística será realizada tendo em vista o desenvolvimento de competências de recolha, organização e análise de dados que permitam interpretar e efetuar estudos estatísticos. A partir de exemplos concretos de situações que incluem erros na identificação e classificação das variáveis estatísticas e na determinação e interpretação das medidas estatísticas pretende-se, também, desenvolver a sensibilidade dos estudantes na identificação dos mesmos e envolvê-los na reflexão sobre as suas implicações na organização e análise dos dados. A abordagem dos conteúdos relacionados com as probabilidades tem em vista a compreensão de noções básicas de probabilidades, indispensáveis à resolução de problemas. As ferramentas tecnológicas constituem suportes importantes no trabalho em torno de conteúdos relacionados quer com o tema Estatística quer com o tema Probabilidade.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando alcançar os objetivos estabelecidos para esta UC. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a resolução e discussão de tarefas que permitam abordar os conteúdos programáticos e a realização de atividades de preparação para a conceção e realização de investigações estatísticas.

O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação da preparação e apresentação do trabalho de grupo e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo. Poderá ser feito presencialmente ou à distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a três níveis: (a) mobilizar conceitos de estatística e de probabilidades na resolução de problemas; (b) apresentar uma atitude crítica na interpretação e realização de estudos estatísticos; (c) aplicar os conhecimentos adquiridos a situações da vida real. Assim, as atividades a desenvolver incluirão: (i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) exploração e análise crítica de problemas, (iii) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade, (iv) conceção, simulação e fundamentação de projetos, baseados nas fases do ciclo de investigação estatística, perspetivados para o trabalho a realizar com crianças do Jardim de Infância e alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Espera-se que cada aluno: (a) participe nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas, envolvendo-se na discussão das questões em análise e nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.

Serão tidos em conta os seguintes elementos de avaliação: (i) a realização de um teste escrito (65%) e (ii) a apresentação de um trabalho de grupo (35%), que inclui a conceção, simulação e fundamentação de um projeto, baseado nas fases do ciclo de investigação estatística, perspetivado para o trabalho a realizar com crianças do Jardim de Infância e alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua, para além da média das classificações obtidas nestes dois instrumentos de avaliação ser positiva, é necessário obter, no teste, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).

Os estudantes que não correspondam às condições associadas à modalidade de avaliação contínua realizarão um exame final.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua: Participação nas atividades realizadas em, pelo menos, 75% das aulas.

Os estudantes com estatuto especial, no caso de impossibilidade comprovada de frequência das aulas, deverão negociar com cada docente (nos primeiros quinze dias de aulas) a forma que revestirá a sua avaliação, bem como o calendário mais conveniente, desde que se respeitem os prazos definidos para cada semestre ou ano.

Bibliografia

Dinis Pestana, D. & Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Elizabeth, R. (2009). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo.

Figueiredo, F. (2009). Estatística Descritiva e Probabilidades – Exercícios propostos e resolvidos. Lisboa: Escolar Editora.

Graça Martins, M. E., Loura, L., Mendes, F. (2007). Análise de Dados. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

Graça Martins, M. E & Ponte, J. P. (2011). Organização e Tratamento de Dados.
http://mat.absolutamente.net/joomla/images/recursos/documentos_curriculares/3ciclo/otd.pdf

Ministério da Educação e Ciência. (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática.
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Matematica/programa_matematica_basico.pdf

Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.

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Página gerada em: 2024-04-20 às 13:55:49 Última actualização: 2010-07-19