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Sociologia Geral

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: LAIS104    Sigla: SG
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 34 Plano de Estudos - 2014 5,0 65 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Miguel de Matos Vasconcelos AlmeidaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Cristina Roldão   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dominar princípios e conceitos sociológicos básicos, instrumentos chave de uma abordagem dos fenómenos sociais
Compreender a complexidade dos processos que regem a vida das sociedades, comunidades e grupos, e as características das sociedades atuais como contextos de mudança e de permanência
Identificar e compreender os principais processos sociais de construção das especificidades culturais e de globalização do mundo atual
Dominar uma metodologia para pensar o social e analisar aspetos fundamentais da vida coletiva nas sociedades contemporâneas
Evidenciar capacidades de observação e de reflexão crítica sobre a realidade social
Posicionar-se perante os grandes temas/ problemas do mundo contemporâneo
Fomentar a compreensão e atitudes de tolerância face às diferenças culturais e sociais

As aprendizagens esperadas situam-se em torno de 3 grandes domínios: (a) pesquisa, organização e gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos básicos no campo da sociologia; (b) produção de textos (sínteses, pequenos ensaios e relatórios de campo), sobre problemáticas do programa; (c) apresentação pública de trabalhos, em suportes diversificados.

Conteúdos programáticos

1ª Parte
1. O que é e para que serve a Sociologia?
A sociologia no contexto das Ciências Sociais.
As Ciências Sociais e os obstáculos ao conhecimento: naturalização dos factos sociais, senso comum e ideologias.
Os procedimentos científicos na investigação sociológica.
2. Porque é que somos iguais e diferentes?
Os processos e agentes de socialização: A construção e transmissão de normas, valores e regras socialmente construídas e partilhadas
Padrões de cultura, produção das identidades e etnocentrismo cultural.
3. Porque é que há ricos e pobres?
Da divisão técnica do trabalho à divisão social do trabalho.
Atributos herdados e atributos adquiridos.
Dimensões de estratificação social: critérios económicos, religiosos, políticos e socioprofissionais
Estrutura social e lugares de classe.
Mobilidade social: Trajetórias e destinos individuais
4. Como é que as sociedades mudam?
“Normalidade” e desvio: a evolução dos costumes
Urbanização e industrialização: Recursos, População humana e Migrações
A construção dos espaços urbano e rural: Os novos estilos de vida
Famílias ou família?
Colonização, desenvolvimento e subdesenvolvimento
Crescimento, desenvolvimento e ambiente natural
Democracia e cidadania
O que é a Globalização?


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos, divididos em quatro grandes blocos, organizam o trabalho em torno dos principais conceitos e metodologias da disciplina, permitindo o confronto sistemático entre quadros teóricos e análise empírica. É justamente pela natureza contingente dos fenómenos sociais, histórica portanto, que esta articulação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem apresenta uma natureza iterativa, em que os instrumentos teóricos são sucessivamente trabalhados em diferentes escalas de análise e em função de diferentes problemas de investigação. Este processo visa, em primeiro lugar, desenvolver a capacidade de mobilização crítica dos instrumentos teóricos, possível apenas, reitere-se, pelo confronto sistemático com diferentes contextos de observação. Esse conhecimento é enriquecido pela comparação sistemática com aquilo que se observa noutros espaços nacionais e noutros contextos históricos, permitindo compreender com maior clareza a diversidade e a complexidade dos processos de mudança nas sociedades contemporâneas e desenvolver a dimensão crítica da imaginação sociológica.

Metodologias de ensino

5.1 Estratégias de gestão do programa
A maioria das sessões será centrada na discussão, em plenário e/ou pequenos grupos, a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. Este processo compreenderá a: (a) Exposição das temáticas previstas no programa; (b) Discussão e análise de textos; (c) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos; (d) Apresentação e discussão de trabalhos realizados em grupo sobre temáticas escolhidas e trabalhadas previamente.
Serão ainda implementadas sessões de acompanhamento tutorial dos alunos, em pequenos grupos, conforme as necessidades emergentes, em horário a combinar.
O programa será desenvolvido em torno das 4 temáticas apresentadas, sem prejuízo de alguns dos seus pontos poderem ser explorados e/ou aprofundados no contexto da apresentação e debate na aula de trabalhos de grupo que os tenham elegido como “matéria” de ensaio do grupo e/ou de trabalho de campo.
Será ainda desenvolvida uma atividade sistemática, em todas as aulas, de apresentação e comentário de uma notícia por semana, recolhida na comunicação social pelos alunos na semana anterior.
O visionamento de filmes (ficção) ou documentários poderá ser utilizado no contexto da aula como forma de apresentação de algumas problemáticas do programa.
A utilização da plataforma Moodle em situações de debate (fórum) ou como instrumento de apresentação/ proposta de pequenos exercícios de reflexão é outras das formas de desenvolvimento e/ou de complementar as aprendizagens realizadas na aula e/ou nas propostas formais de trabalho (avaliação) prevista para a disciplina.
No espaço da disciplina no Moodle serão progressivamente divulgadas algumas questões de estudo e reflexão as quais poderão ser objeto de trabalho nas aulas sendo, algumas delas, mais tarde “recuperadas” como questões a incluir no teste de avaliação.

5.2 Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial será implementado numa modalidade presencial, sem prejuízo do recurso à plataforma informática Moodle, onde serão divulgadas elementos de informação sobre questões chave do programa, recursos bibliográficos, a calendarização dos encontros com o docente, as questões de estudo e reflexão, etc.
Os encontros com o docente, de carácter obrigatório para quem está inserido num processo de avaliação contínua, serão em número de 2 e poderão servir quer para apoio à elaboração dos trabalhos, nomeadamente do ensaio, quer para despistar eventuais problemas nas aprendizagens dos alunos.

5.3 Participação dos estudantes e dos trabalhadores-estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente regularmente nas aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados, de acordo com as etapas/ procedimentos fixados.
A formação e o contacto presencial serão apoiados (e complementados) pelo recurso a uma plataforma informática de e-learning, na qual todos os alunos se deverão inscrever, a que se pode aceder em http://moodle.ips.pt/1617/.
O recurso a esta ferramenta poderá permitir, no contexto das atividades a desenvolver nesta disciplina, a participação dos alunos em fórum ou a divulgação e o comentário de textos/ produções e de materiais de aprendizagem concebidos pelos grupos / alunos.
É altamente recomendável que os trabalhadores-estudantes, mesmo quando não frequentam as aulas e pretendem apenas realizar “exame final”, contactem previamente o docente e procurem agendar situações de tutoria presencial e através do moodle.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O equilíbrio entre as sessões teóricas e práticas é fundamental na articulação entre as metodologias de ensino a utilizar com os objetivos de aprendizagem pretendidos na unidade curricular. I Nas sessões teóricas, em que a intervenção do docente será de natureza mais expositiva, caberá, sobretudo, a apresentação dos quadros teóricos de base da sociologia e a forma como a disciplina conceptualiza e organiza a morfologia das sociedades contemporânea. Nestas sessões, cada um dos temas a serem discutidos serão apresentados pelo docente de forma sistemática e organizada de modo a permitir um mapeamento conciso do campo conceptual em causa e uma exposição clara dos processos históricos e sociais em análise. Nestas sessões teóricas espera-se, não obstante, um trabalho contínuo de participação dos alunos, nomeadamente pelo comentário dos textos em que cada sessão se apoia. Nas sessões práticas os objetivos focam-se não tanto na aquisição de conceitos e conhecimentos mas, sobretudo, no desenvolvimento de competências de interpretação crítica dos processos sociais. Para concretizar esse propósito, as sessões práticas orientam-se para a análise de estudos de caso que permitam operacionalizar criativamente os conceitos adquiridos nas sessões teóricas. Estas sessões contarão com materiais de apoio bibliográficos, mas também audiovisuais, de forma a diversificar o conjunto de fontes empíricas. Estas sessões serão também marcadas pela exploração, individual e em grupo, de técnicas de pesquisa, com vista a criar ferramentas que permitam desenvolver capacidade de investigação e de resolução de problemas. O sistema de avaliação, multiplicando e diversificando os produtos a serem apresentados e os respetivos momentos, permitirá ao docente monitorizar a evolução discente ao longo da unidade curricular e medir as suas forças e fraquezas em cada um dos objetivos a atingir na unidade curricular e corrigir as dificuldades observadas.

Metodologia e provas de avaliação

No âmbito desta disciplina proceder-se-á à avaliação sistemática de:
Aulas e sessões de trabalho;
Atividades desenvolvidas pelo docente;
Participação dos alunos nas aulas e noutras atividades;
Trabalhos produzidos pelos alunos.
A avaliação realizar-se-á de acordo com as atividades propostas e os princípios expressos no programa e a avaliação final de cada aluno terá como base o seu desempenho nas seguintes componentes:
a) Debate temático (30%), a realizar em grupo;
b) Projeto de intervenção (individual) (55 %) – Construção de um projeto de intervenção do interesse do aluno (e aprovado préviamente pela docente), com problematização suportada pelos contributos teóricos discutidos na UC (35%), e apresentação oral do projeto com suporte audiovisual (20%)
c) Participação nas atividades letivas (15%), o que pressupõe assiduidade e pontualidade, incluindo-se aqui a participação na discussão das questões referidas em a) e de atividades propostas pela docente em aula.

Nos casos em que tal se mostre pertinente e adequado, é possível que um mesmo trabalho de grupo seja desenvolvido para mais de uma UC, nomeadamente para Sociologia Geral e Antropologia Cultural. A pertinência e adequação terá de ser validada por ambos os docentes e dependerá de saber se o perfil do produto a realizar pelos estudantes responde às “exigências” de ambas as UC, nos vários domínios: temático, metodológico e de processo de produção e avaliação (etapas de produção, apoios tutoriais, prazos fixados para informação sobre ou entrega de trabalhos intercalares e finais, etc.). A metodologia de avaliação poderá ser modificada em função das negociações a realizar com os estudantes.

Regime de assiduidade

Ver acima em "Metodologias de ensino"

Bibliografia

- BELL, J. (2004). Como realizar um projecto de investigação, Lisboa: Gradiva.
- CAMPENHOUDT, L.V. (2003). Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa: Gradiva.
- COSTA, A. (1992). O que é: Sociologia. Lisboa: Difusão Cultural.
- GIDDENS, A. (1997). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- MOLÉNAT, X. (2011). Sociologia – História, Ideias, Correntes. Lisboa: Ed. Texto & Grafia.
- FORACHI, M. e MARTINS, J. (1981). Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, Liv. Tecn. e Científicos

Opções
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