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Contextos Profissionais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: LAIS110    Sigla: CP
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 36 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carla Cibele Figueiredo   2,00
Isaura Pedro   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

­Conhece e aprofunda valores, atitudes e comportamentos da profissão de animador sociocultural;
Aprofunda as competências básicas definidas no perfil de animador generalista;
Conhece o estatuto do animador e o código deontológico da profissão e identifica-se com os valores e
atitudes inerentes;
Conhece o perfil generalista do animador e a sua evolução;
Conhece e aprofunda as competências e funções do animador generalista;
Identifica dinâmicas de animação sociocultural nos contextos locais observados;
Reconhece as dinâmicas sociais e territoriais à escala local;
Identifica e reconhece as opções de planeamento municipal nas componentes sociais, comunitárias em
relação com as estratégias de desenvolvimento;
Compreende e problematiza os problemas sociais e comunitários e reflete sobre alternativas informadas
de solução dos mesmos.

Conteúdos programáticos

A. A carreira e a profissão:
Histórico da carreira e da profissão
Ética e deontologia
As associações profissionais e sua intervenção

B. O desenvolvimento local
Comunidade e sociedade
Desenvolvimento local e poder autárquico
Desenvolvimento social e comunitário
Os instrumentos de planeamento local e sua importância no desenvolvimento

C. Ação e reflexão sobre os contextos:
Práticas e âmbitos da animação sociocultural
Questões-chave/Dilemas da prática profissional
Preparação da ida para o terreno
Competências de relacionamento interpessoal


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os objetivos da unidade curricular agregam-se em torno da construção de uma identidade profissional,
operacionalizada à escala local. Assim, os conteúdos 3.A e 3.C incidem diretamente sobre os aspetos
centrais da profissão, quer do ponto de vista histórico, quer prático, com particular incidência na ação e
reflexão sobre o trabalho desenvolvido à escala local. Os conteúdos identificados em 3.B são os
necessários do ponto de vista do domínio dos conceitos sociológicos, geográficos e urbanísticos,
relativos à dicotomia comunidade-sociedade e à sua territorialização mediada pela organização política e
administrativa portuguesa, seus problemas e dilemas.

Metodologias de ensino

As sessões de trabalho organizam-se em torno de actividades teóricas e teórico-práticas em que se
estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Práticas de observação e observação participante no terreno (com e sem permanência in situ).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias utilizadas estão de acordo com a necessidade geral de compatibilizar objetivos e
conteúdos da disciplina com os princípios metodológicos enunciados em 5.
Do ponto de vista da articulação com os objetivos da disciplina a metodologia utilizada assegura-os, na
medida em se centra em análises de escala local e na realização de estágios de observação com
permanência no local.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incide sobre:
Um relatório, de grupo, que relata os conhecimentos comunitários adquiridos, a recolha e a organização dos dados e as vivências e trabalho de grupo, entre outros aspetos (50 %);
Um trabalho individual escrito (30 %).
A apresentação pública do relatório (20 %)
Os critérios de avaliação são formalmente definidos em documento a entregar.

Observações

As realizações dos estágios implicam um investimento logísticos e de refeições, mesmo que sejam
grantidos os apoios pontuais em alojamento e refeições em algumas instituições de acolhimento.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 12:01:14 Última actualização: 2010-07-19