This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS20018
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Animação, Promoção e Património Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: LAIS20018    Sigla: APPC
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 12 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luís Carlos Rodrigues dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Isaura Pedro   2,00
José Gil   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1- Introdução
A animação sociocultural abarca hoje em dia uma realidade muito diversa, sendo os espaços culturais cada vez mais procurados por públicos de diversas origens sociais e culturais. Esta unidade curricular procura assim, refletir sobre os processos de relação de pessoas e grupos, com a sua herança histórico/patrimonial e em simultâneo, problematizar o papel de mediação desempenhado pelos profissionais de animação sociocultural nessa apropriação.

Inerente às competências do profissional de animação sociocultural está a capacidade de planear, organizar e avaliar atividades de carácter educativo e cultural em contexto institucional e comunitário, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos a quem se dirige. É ainda fundamental, que o animador seja capaz de definir estratégias e eleger recursos e materiais no desenvolvimento das suas atividades, tendo em vista, promover novos desafios de desenvolvimento, de participação, qualidade de vida e identidade local.

A unidade curricular Animação, Promoção e Património Cultural tem por objetivo permitir que os estudantes adquiram instrumento chave do processo de animação patrimonial, nomeadamente, aprofundar a reflexão sobre o papel da animação sociocultural na promoção do património cultural, material e imaterial, bem como, promover a aquisição de competências técnicas no domínio performativo e lúdico.


2- Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o estudante possa adquirir competências ao nível de:

a) Aquisição de conhecimentos sobre o papel da animação sociocultural no âmbito da promoção do património cultural (material e imaterial).
b) Capacidade de escolha dos instrumentos de animação adequados aos objectivos pretendidos de promoção do património cultural.
c) Apropriação de técnicas de teatro, dramatização e animação lúdica, na realização de eventos de promoção do património cultural.

Conteúdos programáticos

3 - Conteúdos programáticos
3.1. A animação sociocultural na promoção do património cultural material e imaterial.
1. O património cultural, a herança histórica, a participação da população e o desenvolvimento local.
2. A animação sociocultural na promoção do património cultural em diferentes contextos – o seu enquadramento a nível local e nacional.
3. Os serviços educativos no âmbito de museus, palácios, fundações e centros interpretativos – o seu papel na formação e educação de diferentes grupos populacionais.
4. A dimensão lúdica na organização de oficinas e eventos de sensibilização e divulgação do património cultural.

3.2. Estratégias e técnicas de desenvolvimento da animação do património cultural

1. O teatro na animação sociocultural e patrimonial – recriações históricas; o teatro debate e o teatro de rua.
2. A criação performativa teatral e artística no desenvolvimento de atividades de animação patrimonial.
3. A poesia, o conto e a animação de textos de recolha oral na animação do património local.



Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

4- Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
A unidade curricular de Animação e Património Cultural procura articular o domínio da animação sociocultural com as inúmeras vertentes de que se reveste o património cultural (nas suas dimensões materiais e imateriais), de modo a conduzir a uma consolidação de conhecimentos e práticas específicas, passíveis de serem aplicadas na promoção, divulgação e preservação do mesmo.

Neste sentido, os conteúdos programáticos abordados visam dotar os estudantes de conhecimentos ao nível conceptual e a possibilidade de os operacionalizar na análise de situações concretas, estruturando-se em dois níveis complementares:

1. No primeiro bloco programático são abordados um conjunto diferenciado de conceitos-chave, opções estratégicas e enquadramentos institucionais, que intervêm na definição, compreensão, legitimação e fruição do património cultural – entendido nas suas inúmeras configurações.

2. O segundo bloco dedica-se à exploração prática de técnicas e processos de seleção de recursos humanos e materiais, que possam apoiar a animação em contextos de atuação concretos, considerados nas suas diversas modalidades.

Através da articulação entre conceitos, o contacto com situações reais e a produção de elementos de apoio à animação é possível a apropriação, reflexão/debate, gestão, operacionalização de conhecimentos e metodologias de atuação na realização de trabalhos dirigidos à intervenção em contextos de ação.

Metodologias de ensino

5- Metodologias de ensino
Pretende-se que os temas sejam articulados, de forma a demonstrarem que o profissional pode participar de forma pró-ativa na animação do património, utilizando-o como recurso de socialização e desenvolvimento da cidadania.
A par da sustentação teórica e discussão dos diversos temas nas sessões, serão realizados contactos com serviços, empresas, “ateliers” e criadores, que desenvolvem a sua atividade promovendo aspetos específicos do património cultural ou animando ações sobre o mesmo. Envolve também, a participação em algumas das atividades, visitando as suas instalações e contactando com os seus profissionais e organizadores. Estas sessões terão um calendário próprio, com um guião previamente definido.
A ideia subjacente a estas visitas é a análise e compreensão dos inúmeros tipos de intervenção, métodos e técnicas utilizadas nas ações promovidas.
Será igualmente realizado um acompanhamento tutorial, por grupo ou individualmente, de acordo com o tema dos trabalhos a elaborar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

6. Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A organização desta unidade curricular em torno dos seus dois eixos estruturantes, possibilita a abordagem a um leque alargado de problemáticas e uma diversidade de dinâmicas de animação em contextos patrimoniais.
O recurso a metodologias ativas e o contacto direto com instituições, serviços, empresas, ou outras entidades coletivas que desenvolvem uma atividade de animação do património cultural, possibilita a operacionalização dos conhecimentos teóricos e dos conceitos discutidos. Promove ainda, a observação e análise crítica de contextos reais de atuação, e a concretização da recolha, tratamento e apresentação pública de informação.


Metodologia e provas de avaliação

7. Avaliação e classificação
O processo de Avaliação Contínua incide sobre:
1. Assiduidade e participação nas aulas (20%).
2. Dois pequenos relatórios de grupo realizados em sala (15%).
3. Apresentação e fundamentação do trabalho individual de Performance/ representação de factos de História ao Vivo ou Animação de Museu (55%)-
4. Ponderação dos dois docentes (10%).

8. Observações
Exame
1- Performance individual de 15 minutos no campo do Património e da História ao Vivo e Museu Aberto (45%).
2-Portefólio reflexivo, individual, em Power Point sobre o Percurso de Criação de Performance (12 minutos) e texto de sustentação teórica sobre o papel da performance apresentada, na animação patrimonial (55%).






Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

9. Bibliografia principal
Debord, G. (2012). A sociedade do espectáculo. Lisboa: Ed. Antígona (tradução da obra original “La Societé du Spectacle” de 1972).

Fortuna, C. e Silva, A. S. (org.) (2002). Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal. Porto: Ed. Afrontamento.

Lopes, M.S. (2008). Animação Sociocultural em Portugal. Amarante: Ed. Intervenção, Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Miranda, J. (2002). Teoria da Cultura. Lisboa: Ed. Século XXI.

Nabais, A. J. C. M., (1993). Nova Museologia – Novas Práticas Museológicas. Vértice, 54 (Maio-Junho) .

Pereira, J., Vieites, M. & Lopes, M. (2008). A Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI. Amarante: Ed. Intervenção, Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Peres, A. & Lopes, M. (2007). Animação Sociocultural – Novos Desafios. Amarante: Ed. Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (APAP).

Silva, A. & Jorge, V. [orgs.] (1993). Existe uma cultura portuguesa? (Mesa redonda realizada na Casa das Artes - SEC, Porto em 27 de abril de 1992). Porto: Ed. Afrontamento.

Solé, G. (org.) (2015). Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial. Braga: Centro de Investigação em Educação (Cied), Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Sousa A. (2003) Educação pela Arte e Artes na Educação (3ºVol). Lisboa: Ed. Instituto Piaget.

Trilla, J. (2005). Animação Sociocultural – teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Ed. Instituto Piaget.

Vidigal, L. (2000) - Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. Cota: 069.61 MUS.

Webgrafia
http://portal.unesco.org/culture/
http://www.unesco.pt/
http://icom.museum/


Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 11:36:50 Última actualização: 2010-07-19