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Formação de Formadores

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: LAIS20030    Sigla: FF
Áreas Científicas: Pedagogia
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 15 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Perloiro   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC Formação de Formadores segue uma matriz curricular estruturada em torno de 3
eixos — área de intervenção, macro competências e unidades de competência — que,
partindo da identificação das principais áreas de intervenção (preparação e planeamento,
concepção, desenvolvimento e avaliação da formação), visa a aquisição das seguintes
competências nucleares que estruturam a actividade do formador *:
. preparar e planear processos de aprendizagem;
. facilitar processos de aprendizagem orientados para a especificidade dos formandos e
dos contextos;
. acompanhar e avaliar as aprendizagens;
. gerir a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida;
. explorar recursos multimédia e plataformas colaborativas;
. gerir a diversidade (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva);
. desenvolver atitudes de inovação e criatividade.
Pretende-se desta forma promover a aquisição, a actualização e o aperfeiçoamento de
competências mobilizáveis para as actividades da animação da formação, num sentido
alargado: na concepção e elaboração de programas de formação e de materiais
pedagógicos; na gestão e coordenação da formação; no campo da investigação e da
experimentação de novas abordagens formativas com públicos diferenciados*.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos encontram-se organizados em grandes blocos temáticos
(módulos e sub-módulos), seguindo de perto as orientações preconizadas para a
formação pedagógica inicial de formadores:
1. Formador: sistema, contextos e perfil
Formador: contextos de intervenção
Aprendizagem e criatividade
2. Simulação pedagógica inicial
Preparação e concretização das simulações
Análise e projecto de melhoria
3. Comunicação e dinamização de grupos em formação
Comunicação e comportamento relacional
Diversidade no contexto de formação
4. Metodologias e estratégias pedagógicas
Métodos e Técnicas pedagógicas
Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada
5. Operacionalização da formação: do plano à acção
Competências e objectivos operacionais
Desenho do processo de formação-aprendizagem
6. Recursos didácticos e multimédia
Exploração de recursos didácticos
Construção de apresentações multimédia
7. Plataformas colaborativas de aprendizagem
Plataformas: finalidades e funcionalidades
Comunidades virtuais de aprendizagem
8. Avaliação da formação e das aprendizagens
Avaliação quantitativa e qualitativa
Avaliação: da formação ao contexto de trabalho
9. Simulação pedagógica final
Preparação e concretização das simulações
Análise e prospectiva técnico-pedagógica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos estão intrínsecamente articulados com os objectivos estabelecidos para a UC, encontrando-se organizados por blocos temáticos (módulos e sub-módulos) que traduzem as dimensões Pedagógica, Organizacional, Prática, e Deontológica e Ética da actividade de formador*.

Metodologias de ensino

A metodologia de trabalho a desenvolver será principalmente centrada no trabalho do
estudante, através do desenvolvimento de sessões teórico-práticas, simulações
pedagógicas e trabalho de projecto com vista à construção de um projecto de intervenção
pedagógica, e da criação de grupos de discussão.
O recurso a metodologias activas de formação tem como finalidade facilitar a aquisição e
mobilização de competências técnicas e pedagógicas pelos estudantes.
Será dada uma particular atenção aos produtos construídos no processo de formação,
bem como à sua partilha com o grupo e divulgação dos mesmos. As sessões serão
organizadas de forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-prática e de
simulação. O processo compreenderá a: (a) Pesquisa de informação, exposições e
apresentações, exercícios práticos (b) Leitura, discussão e análise de textos e outros
materiais de apoio; (c) Elaboração de um projecto de intervenção pedagógica, adequado
a um contexto e público específicos; (e) Concepção de materiais pedagógicos (f)
Simulações pedagógicas (inicial e final).
Acompanhamento tutorial :
O acompanhamento tutorial desenvolvido, individual / grupo, tem como finalidade apoiar
e orientar os alunos ao longo da UC na realização dos trabalhos individuais / grupo,
esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; monitorizar o
percurso formativo do estudante e propor melhorias. O acompanhamento é feito quer de
uma forma presencial, quer a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de trabalho pedagógico, activas na sua essência, encontram-se intrinsecamente articuladas com os objectivos de aprendizagem estabelecidos para a UC. O trabalho de projecto, os exercícios práticos e as simulações pedagógicas (autoscopias) assumem uma grande centralidade nesta U.C. Pretende-se desenvolver conhecimentos e competências necessários ao exercício da actividade de formador, particularmente no domínio da concepção, desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção pedagógica, para um público e contexto específico.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua. O acompanhamento e a avaliação do estudante fazem parte integrante do seu percurso formativo.

A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência e participação qualificada nas sessões. O estudante terá que ter obrigatoriamente aproveitamento positivo em cada um dos blocos temáticos que compõe o programa da UC: para a obtenção do CCP é necessário que os estudantes realizem todo o percurso formativo com aproveitamento, cumprindo a assiduidade mínima de 95%.

A avaliação ocorre em três momentos: no início da formação (diagnóstica), durante a formação (contínua, tanto formativa como sumativa) e no final da formação (sumativa).
Serão utilizadas grelhas e escalas de avaliação.
A classificação final (100%) é obtida a partir das classificações obtidas em:

. simulação inicial (10%)
. objectivos pedagógicos (30%)
. competências pedagógicas (30%)
. projecto de intervenção (30%)

A classificação final é expressa numa escala quantitativa de 0 a 20.

Regime de assiduidade

Os estudantes deverão: (a) estar presentes em 95% das sessões e participar
na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos individuais e de grupo
propostos; (b) realizar a pesquisa de informação necessária à realização dos trabalhos
propostos (c) participar activamente nas sessões, realizando as actividades programadas.

Observações

Para a obtenção do CCP, é necessário um total de 90 horas de formação
presencial para um grupo de 12 formandos. Considerando que a UC Formação de Formadores tem 60h horas presenciais, as 30h em falta serão desenvolvidas em duas UC — PELV (MF1) e TIC em Contextos Profissionais (MF6 e MF7). Caso seja necessário afectar mais horas presenciais (se o grupo de formandos for superior a 12, terão que ser acrescentadas mais 2h por formando para as autoscopias), estas poderão ser contabilizadas com base na UC de PELV (MF4) .

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 17:42:30 Última actualização: 2010-07-19