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Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: LAIS202    Sigla: RIGG
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 29 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Rita Branco de Brito   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspectivam como
imprescindíveis para as áreas profissionais de da animação e intervenção sociocultural como sendo a análisede formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a
identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a
promoção de um ambiente de trabalho cooperativo.
Competências:
­ analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros
­ reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos
­ identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo
­ comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo
­ pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com
questões de ordem prática

Conteúdos programáticos

­
1. Introdução ao estudo das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos:
- contextualização histórica das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
- importância do estudo de Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
- RIGG e a atividade profissional.

2. Elementos chave no relacionamento interpessoal:
- a percepção do eu (auto-conceito, auto-estima, …);
- a percepção do outro (atitudes, impressões, estereótipos, preconceitos);
- efeitos da presença do outro (facilitação, inibição e desmobilização sociais);
- processos de influência social (condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação).

3. Os Grupos:
- questões do desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- questões chave para a gestão de grupos.

4. A Comunicação:
- introdução à comunicação humana;
- desenvolvimento de competências comunicacionais.

5 – Temas em aberto.
Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais em questão como sendo: a análise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo, nesta perspetiva são estes os conteúdos programáticos centrais.
O trabalho dos futuros licenciados nas áreas da animação e intervenção sociocultural estará enquadrado em dinâmicas de relacionamento interpessoal e grupal pelo que o conhecimento e domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas que permitam a gestão de pessoas e grupos se afigura como essencial.

Metodologias de ensino

O trabalho desenrolar­se­-á em contexto de sessões teórico­-práticas.
São promovidas estratégias de auto­aprendizagem incentivando as capacidades de pesquisa de informação
científica, de análise e reflexão crítica

Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentosde discussão de temáticas chave em grande grupo, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Em termos globais, os objetivos, os resultados da aprendizagem esperados, na sequência da realização da Unidade Curricular são:
a) apropriação e utilização de conceitos diferenciados e pertinentes relacionados com as temáticas desenvolvidas na UC;
b) domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas permitindo a autonomização na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do papel profissional;
d) selecção e organização de informação, a partir de diferentes tipos de suporte produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis evidenciando análise crítica e reflexão;
e) apresentação pública de trabalhos.
Para a realização destes objetivos, para além das estratégias e metodologias acima referidas são potenciadas as seguintes estratégias:
O acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a atividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
Uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.

Metodologia e provas de avaliação

Existem duas modalidades de avaliação na UC, nomeadamente, o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação sumativa.
O regime de avaliação contínua, contempla os seguintes elementos de avaliação:
a) elaboração de um trabalho escrito sobre uma das temáticas abordadas na UC em articulação com a área profissional, podendo este ser desenvolvido em grupo ou individualmente.
b) avaliação individual escrita relativa às temáticas leccionadas, realizada em contexto de sala de aula;
c) participação dos estudantes nas aulas teórico-práticas.
Os métodos de avaliação referidos anteriormente têm igual peso sobre a nota final.

A avaliação sumativa é realizada através de um exame final.

Regime de assiduidade

Os estudantes que pretenderem ser avaliados de acordo com o regime de avaliação contínua (à excepção dos trabalhadores estudantes), deverão estar presentes em 75% das aulas.

Bibliografia

Antunes, C. (1999). Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petropolis: Editora Vozes.

Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica de pequenos grupos: ideias para professores e animadores. Porto: Afrontamento

Bion, W. (1980). Experiencias en grupos. Barcelona: Paidos.

Blanchet, A, Tognon, A. (1996) La psicologia de los grupos. Madrid: Ed. Biblioteca Nueva.

Bothwelli, L. (1997). A arte da liderança. Lisboa: Presença.

Brandes, D., Philips, H. (1977). Manual de jogos educativos : jogos para professores e animadores de grupos. Lisboa: Moraes.

Serruys, J. W. (2000). Iniciação à dinâmica de grupos. Porto.

Tajfel, H. (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Horizonte.

Vala, J., Monteiro (1993). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

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Página gerada em: 2024-03-29 às 06:19:10 Última actualização: 2010-07-19