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Educação e Animação Ambiental

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: LAIS203    Sigla: EAA
Áreas Científicas: Pedagogia, Ciências da Natureza
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 29 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável
Helena Maria Espada SimõesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   2,00
José Freitas   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Reconhece a importância do papel do animador para sustentabilidade ambiental nas
sociedades contemporâneas.
. Equaciona as consequências da intervenção do ser humano no ambiente face ao
conhecimento científico disponível.
. Compreende a importância do comportamento individual e colectivo para as
problemáticas ambientais da atualidade.
. Distingue os discursos do senso comum e da ciência sobre problemas ambientais e
compreende as suas relações.
. Discute os dilemas ambientais da atualidade e problematiza as perspetivas em
confronto.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Integra os valores ecológicos no seu discurso e nas suas práticas.
. Adquire competências na área da organização e implementação de atividades no
âmbito da animação e educação ambiental

Conteúdos programáticos

1.Os problemas ambientais na atualidade e suas relações com os processos de
desenvolvimento económico e social
- Qualidade do ambiente e fatores de degradação ambiental
- O ambiente em Portugal - O património natural e construído
- Políticas ambientais em Portugal: processos, agentes e actores

2. Animação e educação ambiental
- Conceitos e objectivos da educação ambiental
- Educação ambiental e desenvolvimento sustentável
- O papel do animador para o desenvolvimento de uma cidadania ambiental
- A animação ambiental à escala local
- Metodologias e atividades de educação ambiental e animação de grupos
- Contextos de educação ambiental, recursos e materiais pedagógicos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do
ambiente e dos problemas ambientais a diferentes escalas e de acordo com diferentes
perspetivas. A exploração dos conteúdos programáticos permite a compreensão
contextualizada de diversas problemáticas ambientais e das possibilidades de
intervenção. Pretende-se desenvolver uma perspetiva abrangente e problematizadora do
conceito de educação ambiental e do papel do animador para um desenvolvimento
sustentável.

Metodologias de ensino

Nas sessões teóricas e teórico práticas serão privilegiadas as referências a temas da
atualidade e do quotidiano, mobilizando os saberes e as experiências dos estudantes.
Muitos temas relacionados com a ambiente estão na ordem do dia, existindo por vezes
um discurso superficial e de senso comum, que se pretende alterar, contribuindo para a
formação de cidadãos informados e críticos.
Nos seminários previstos pretende-se proporcionar a ocasião de os alunos aprofundarem
e refletirem sobre temas ambientais, nomeadamente, e quando possível, com o apoio de
especialistas nas matérias.
Ao longo da disciplina os alunos realizarão, em pequeno grupo, diferentes atividades práticas no âmbito da educação ambiental, de acordo com contextos diversos.

O processo de aprendizagem incluirá: a) Leitura e discussão de textos e documentos
vários; b) Análise de casos; c) Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; d)
Debate sobre dilemas e controvérsias ambientais; e) Participação em seminários; f)
Participação em visitas de estudo e saídas de campo;

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, privilegiando-se a
discussão de temas da atualidade, o conhecimento da realidade que o rodeia, o contacto
com fontes credíveis de informação e o equacionar de formas de participação e
intervenção. Apesar da natureza introdutória desta unidade curricular pretende-se que
ela permita a identificação e compreensão de problemas/áreas de intervenção na
perspectiva da animação e da educação ambiental e a análise de estratégias e atividades
adequadas a diferentes contextos.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da
sua participação nas sessões.
A avaliação incidirá sobre um teste individual escrito, sobre trabalhos em pequeno grupo
resultantes de atividades desenvolvidas ao longo do semestre e sobre a participação efetiva e de qualidade nas sessões de contacto.
A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste (30%), trabalhos em
pequeno grupo e participação (70%).

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é
de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90 %.

Bibliografia

Agência Portuguesa do Ambiente (2007) – Guia Agenda 21 Local – Um desafio para
todos. Amadora: APA. Obtido em setembro de 2017, de
http://www.apambiente.pt/_zdata/Instrumentos/GestaoAmbiental/A21L/Guia%20A
genda%2021%20Local.pdf.
Agência Portuguesa do Ambiente (s.d.). Obtido em setembro de 2017, de
http://www.apambiente.pt/.
ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental (s.d.). Obtido em setembro de 2017, de http://aspea.org/v1/index.php.
Bettencourt, A. & Gomes, M. (2014). Nos trilhos dos Açores – Educação para a
cidadania. Lisboa: Tinta da China.
Carrapeto, C. (2009). Educação ambiental. Lisboa: Universidade Aberta.
Comissão Europeia – Ambiente (s.d.). Obtido em setembro de 2017, de
http://ec.europa.eu/environment/index_en.htm.
Garcia, R. (2004). Sobre a Terra. Lisboa: Público.
Giordan, A. & Souchon, C. (2006). Uma educação para o ambiente. Lisboa: Instituto de
Inovação Educacional/Instituto de Promoção Ambiental.
Gonçalves, F., Pereira, R., Azeiteiro, U., & Pereira, M. (2007). Atividades práticas em
ciência e educação ambiental. Lisboa: Instituto Piaget.
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (s.d.). Obtido em setembro de 2017,
de http://www.icnf.pt/portal/icnf.
Nogueira, V. (2009). Introdução ao pensamento ecológico - Educação ambiental. Lisboa:
Plátano Editora.
Palma, J. (2006). Manual de práticas ambientais. Edições Gailivro.
Santos, F. (2007). Que futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente.
Lisboa: Gradiva.
Schmidt, L.; Guerra, J. e Nave, J. (2010). Educação ambiental. Balanço e perspetivas
para uma agenda mais sustentável. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais.
Soromenho-Marques, V. (Coord.) (2010). O ambiente na encruzilhada por um futuro
sustentável. Lisboa: Esfera do Caos Editores.
Teixeira, F. (2003). Educação ambiental em Portugal. Etapas, protagonistas e referências
básicas. Torres Novas: LPN – Liga para a Proteção da Natureza.
UNEP - United Nations Environmental Programme (s.d.). Obtido em setembro de 2017, de
http://www.unep.org/.
UNESCO – Teaching and learning for a sustainable future. (s.d.). Obtido em janeiro de
2016, de http://www.unesco.org/education/tlsf/.
UNRIC – Centro Regional das Nações Unidas (s.d.). Obtido em setembro de 2017, de
http://www.unric.org/pt/.
WCED (1991). O nosso futuro comum. Lisboa: Comissão Nacional para o Ambiente e
Desenvolvimento/Meribérica/Liber.

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Página gerada em: 2024-04-25 às 13:12:25 Última actualização: 2010-07-19