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Educação e Animação Ambiental
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
LAIS203 |
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Sigla: |
EAA |
Áreas Científicas: |
Pedagogia, Ciências da Natureza |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
29 |
Plano de Estudos - 2014 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
. Reconhece a importância do papel do animador para sustentabilidade ambiental nas
sociedades contemporâneas.
. Equaciona as consequências da intervenção do ser humano no ambiente face ao
conhecimento científico disponível.
. Compreende a importância do comportamento individual e colectivo para as
problemáticas ambientais da atualidade.
. Distingue os discursos do senso comum e da ciência sobre problemas ambientais e
compreende as suas relações.
. Discute os dilemas ambientais da atualidade e problematiza as perspetivas em
confronto.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Integra os valores ecológicos no seu discurso e nas suas práticas.
. Adquire competências na área da organização e implementação de atividades no
âmbito da animação e educação ambiental
Conteúdos programáticos
1.Os problemas ambientais na atualidade e suas relações com os processos de
desenvolvimento económico e social
- Qualidade do ambiente e fatores de degradação ambiental
- O ambiente em Portugal - O património natural e construído
- Políticas ambientais em Portugal: processos, agentes e actores
2. Animação e educação ambiental
- Conceitos e objectivos da educação ambiental
- Educação ambiental e desenvolvimento sustentável
- O papel do animador para o desenvolvimento de uma cidadania ambiental
- A animação ambiental à escala local
- Metodologias e atividades de educação ambiental e animação de grupos
- Contextos de educação ambiental, recursos e materiais pedagógicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do
ambiente e dos problemas ambientais a diferentes escalas e de acordo com diferentes
perspetivas. A exploração dos conteúdos programáticos permite a compreensão
contextualizada de diversas problemáticas ambientais e das possibilidades de
intervenção. Pretende-se desenvolver uma perspetiva abrangente e problematizadora do
conceito de educação ambiental e do papel do animador para um desenvolvimento
sustentável.
Metodologias de ensino
Nas sessões teóricas e teórico práticas serão privilegiadas as referências a temas da
atualidade e do quotidiano, mobilizando os saberes e as experiências dos estudantes.
Muitos temas relacionados com a ambiente estão na ordem do dia, existindo por vezes
um discurso superficial e de senso comum, que se pretende alterar, contribuindo para a
formação de cidadãos informados e críticos.
Nos seminários previstos pretende-se proporcionar a ocasião de os alunos aprofundarem
e refletirem sobre temas ambientais, nomeadamente, e quando possível, com o apoio de
especialistas nas matérias.
Ao longo da disciplina os alunos realizarão, em pequeno grupo, diferentes atividades práticas no âmbito da educação ambiental, de acordo com contextos diversos.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Leitura e discussão de textos e documentos
vários; b) Análise de casos; c) Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; d)
Debate sobre dilemas e controvérsias ambientais; e) Participação em seminários; f)
Participação em visitas de estudo e saídas de campo;
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, privilegiando-se a
discussão de temas da atualidade, o conhecimento da realidade que o rodeia, o contacto
com fontes credíveis de informação e o equacionar de formas de participação e
intervenção. Apesar da natureza introdutória desta unidade curricular pretende-se que
ela permita a identificação e compreensão de problemas/áreas de intervenção na
perspectiva da animação e da educação ambiental e a análise de estratégias e atividades
adequadas a diferentes contextos.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da
sua participação nas sessões.
A avaliação incidirá sobre um teste individual escrito, sobre trabalhos em pequeno grupo
resultantes de atividades desenvolvidas ao longo do semestre e sobre a participação efetiva e de qualidade nas sessões de contacto.
A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste (30%), trabalhos em
pequeno grupo e participação (70%).
Regime de assiduidade
Em todas as sessões presenciais teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é
de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90 %.
Bibliografia
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todos. Amadora: APA. Obtido em setembro de 2017, de
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