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Pedagogia e Educação ao Longo da Vida

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: LAIS204    Sigla: PELV
Áreas Científicas: Pedagogia
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 30 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Luísa Oliveira Pires   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender as principais características e tendências de evolução do actual contexto sócio­económico e
profissional; compreender o papel da educação e da formação como motores de desenvolvimento pessoal,
social, profissional e económico, no âmbito do paradigma de Educação /Formação ao Longo da Vida; conhecer
o sistema de educação /formação em Portugal; compreender as razões de adequação do trabalho pedagógico de formação a públicos sociais heterogéneos, em função das necessidades e das especificidades; desenvolver estratégias de identificação de necessidades de formação, de concepção e dinamização de um projecto de
formação; compreender os processos de aprendizagem de adultos e identificar recursos e/constrangimentos
ao processo formativo; utilizar a avaliação como um processo ao serviço das aprendizagens, das acções e dos
projectos de formação.

Conteúdos programáticos

1.Educação, formação e desenvolvimento. A aprendizagem ao longo da Vida.
2. O sistema de Educação /Formação em Portugal.
3. Aprendizagem e modelos pedagógicos
4. O projecto de formação (centrado no formando e organizado de forma sistémica)
5. Concepção, organização e implementação de um projecto de acção pedagógica
6. Metodologias e estratégias pedagógicas
7. Comunicação e animação de grupos
8. A avaliação pedagógica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia de trabalho pedagógico está centrada no trabalho do aluno e tem como objectivo a vivência e
experimentação de diferentes tipos de metodologias. O trabalho é orientado para a metodologia de projecto,
grupos de discussão, seminários e painéis. É dada uma particular atenção aos produtos construídos no
processo de formação, bem como à sua partilha com o grupo e divulgação. As sessões são organizadas de
forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-­prática e seminários.

Metodologias de ensino

A metodologia de trabalho pedagógico está centrada no trabalho do aluno e tem como objectivo a vivência e
experimentação de diferentes tipos de metodologias. O trabalho é orientado para a metodologia de projecto,
grupos de discussão, seminários e painéis. É dada uma particular atenção aos produtos construídos no
processo de formação, bem como à sua partilha com o grupo e divulgação. As sessões são organizadas de
forma a articular actividades de natureza teórica, teórico-­prática e seminários.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As estratégias pedagógicas desenvolvem-se com base na articulação actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários. O processo compreende pesquisa de informação, exposições e apresentações; leitura, discussão e análise de textos; recensões orais de textos; elaboração de um projecto de formação, adequado a um contexto e público específicos; construção dos instrumentos de recolha e tratamento de informação com vista à elaboração do projecto; apresentação e discussão dos trabalhos realizados.
O trabalho de projecto assume uma grande centralidade nesta U.C. Pretende-se desenvolver conhecimentos na área da educação / formação de adultos e desenvolver as competências dos estudantes no domínio da concepção de um projecto de formação, em contexto real e com públicos diferenciados.
O acompanhamento tutorial desenvolvido, individual / grupo, tem como finalidade apoiar e orientar os alunos ao longo da UC na realização dos trabalhos individuais / grupo, esclarecer questões e dúvidas, prestar aconselhamento e informações; o acompanhamento é feito quer de uma forma presencial, quer a distância.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
I) Avaliação contínua
Ou
II) Avaliação sumativa (exame final)

I) A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência às aulas (o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas). A avaliação contínua terá como base a concepção e apresentação de um projecto de formação, realizado em grupo. A avaliação será feita através da concepção de um projecto de formação, que integra a estratégia desenvolvida e os instrumentos ou materiais produzidos; inclui ainda uma reflexão final de natureza individual sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.
A classificação final de cada estudante terá por base, para além da sua participação qualificada nas dinâmicas propostas:
- Concepção e apresentação do projecto de formação (100%)


II) A avaliação sumativa será realizada através de um exame final (100%).

Regime de assiduidade

A avaliação contínua pressupõe assiduidade de frequência às aulas (o estudante terá que participar no mínimo em 2/3 das aulas).

Bibliografia

Ambrósio, T. (2001) Novas Concepções dos sistemas educativos. Tendências actuais de mudança organizacional e da política de educação. In Educação e Desenvolvimento. UIED, Lisboa
Apple, M. E Nóvoa, A.(1998) Paulo Freire: Politica e Pedagogia. Porto Editora, Porto
Bárbara, Luís (2009). Métodos e Técnicas Pedagógicas/Andragógicas. EEdição FCA –
Teto de Nuvens
Barbier, J. (1985). L´ évaluation en formation. Paris: Puf
Canário, R. (2008) Educação de Adultos. Um campo e uma problemática. Educa, Lisboa
Canário, R. e Cabrito, B., orgs, (2005) Educação e Formação de Adultos. Mutações e convergências. Educa, Lisboa
Cardim, José (1999) O Sistema de Formação Profissional em Portugal, Cedefop
Colom, A. (1987) Pedagogia Social e intervención socioeducativa. In: A. COLOM,. (ccord). Modelos de intervención socioeducativa. Madrid. Narcea
Figari, Gerard (1996) Avaliar: Que referencial? Col. Ciências da Educação, Porto Editora, Porto
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), A formação integrada centrada no formando e organizada de forma sistémica. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 1, Centro Internacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
D’Hainaut, L. e Vasamillet, C. (1996), Introdução à Avaliação – A problemática. Col. Módulos de Concepção da Formação, Módulo 50, Centro Interaacional da Formação OIT – Turim, Ed. IEFP, Lisboa
Estrela, A. e Nóvoa, A. (1993). (Orgs.), Avaliações em educação: Novas perspectivas. Porto: Porto Editora.
F.C.G. (2002) Cruzamento de Saberes e Aprendizagens Sustentáveis, Textos da Conferência Internacional, Lisboa Ed. Fundação Calouste Gulbenkian
Coimbra, J; Gonçalves, C. e Crespo, C (2001). A formação no mundo global: um dispositivo na promoção de competências transversais. Disponível em http://www.psicologia .com.pt/artigos. (Acesso: 22 de Agosto de 2005).
Fermoso, P.(1994). Pedagogia social. Fundamentación científica. Barcelona: Herder.
Ferreira, Paulo T. (2007). Guia do Animador na Formação de Adultos. Coleção Pontos de Referência. Editorial Presença
Freire, P. A (1987) Pedagogia do Oprimido, Ed.Paz e Terra, Brasil
Freire, P. (1979) Educação e Mudança. Ed.Paz e Terra, Brasil
Hadji, C. (1989). Évaluation, règles du jeu. Paris: ESF.
Lopes, L. e Pereira, M. (2004). Métodos e Técnicas Pedagógicas. Lisboa: Fundação
para a Divulgação das Tecnologias da Informação
Marques, Ramiro; Roldão, Ma do Céu (2001). Inovação, Currículo e Formação.
Coleção CIDINE. Porto: Porto Editora
Pérez Serrano, G. (2003): Pedagogía Social- Educación Social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea.
Perretti, A. (1991) Organiser dés formations. Paris ; Hachette
Pinto, J. (1999) Psicologia da aprendizagem, concepções, teorias e processos. Lisboa: I.E.F.P., Colecção aprender. (3º edição)
Pires, Ana Luisa (2007) Repensar a Educação/formação de adultos. Um novo paradigma educativo, in Revista Formar nº 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa
Pires, Ana Luísa (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise critica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Rodrigues, A. e Esteves, M. (1993) A análise de necessidades na formação de professores. Porto
Rodrigues, David (org.) (2008). Educação e diferença: Valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto: Porto Editora
Stuart, R. (2000). Jogos para formadores – desenvolvimento de equipas. Lisboa: Ed.
Monitor formativo. Lisboa:IEFP
Simões, Maria Francisca (2007) A dimensão territorial no âmbito da intervenção do RVCC, in Revista Formar nº 58, Jan/Mar. 2007, IEFP, Lisboa
Quintana, J. (1991). Pedagogia Comunitária. Perspectivas mundiales de educación de adultos. Madrid: Narcea.
Trilla, J. (1993). La educación fuera de la escuela. Barcelona: Ariel.
Trilla, J. (1996). La Educacion fuera de la escuela. Ambitos no formales y educación social. Barcelona. Ariel.

Observações

Os conteúdos programáticos desenvolvidos em: 1 – Educação, Formação e Desenvolvimento, 2 – O Sistema de Educação e Formação em Portugal, e 3 – Aprendizagem e Modelos Pedagógicos, correspondem, em termos de carga horária e de conteúdos, aos contemplados no módulo 1 Formador: Sistema, Contextos e Perfil do Referencial de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (IEFP), para efeitos de obtenção do CCP.

Opções
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