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Língua e Prática Textual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: LGP10005    Sigla: LPT
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 22 Plano de Estudos 5,0 59 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Boléo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Diagnosticar a diversidade de práticas linguísticas presentes na(s) comunidade(s).
Integrar o uso da língua portuguesa no contexto lusófono e mundial.
Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação linguística.
Sistematizar princípios fundamentais sobre a linguagem humana e o seu estudo.
Sistematizar conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa.
Analisar e reconhecer características gráficas, estruturais, intertextuais e paratextuais de diferentes tipos de textos verbais contínuos e descontínuos e de textos visuais.
Distinguir factos e opinião.
Produzir textos orais e escritos de tipologias diferenciadas.
Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões.
Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas.
Questionar a realidade histórica, social e cultural a partir de dados linguísticos.

Conteúdos programáticos

1. Domínio da língua portuguesa como instrumento de cognição e comunicação. Contextos e necessidades comunicativas.
Instrumentos de apoio ao estudo.
2. Ciências da linguagem: conceitos básicos
Linguagem, língua, fala
Sincronia e diacronia
Oralidade e escrita
Níveis de língua
Norma e desvio(s)
Domínio e variedades do Português atual
Síntese da história da língua portuguesa
3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
Aspetos fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático Questões de ortografia, acentuação e pontuação
Formação de palavras
Formas de tratamento em português
4. Usos orais e escritos da língua
Conceito de texto e de discurso
Princípios de textualidade
Tipologias de texto e competências requeridas Textos multimodais e intertextualidade
Citação e paratextos
Facto e opinião
Adequação dos discursos a contextos diversificados Produção de textos orais e escritos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem e reflexão sobre a Língua Portuguesa enquanto objeto de estudo, não tanto como um objeto autónomo, mas como compreensão e produção de textos, e porque a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes tipologias de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.

Metodologias de ensino

Exposição de conhecimentos pelo professor, em interação com diapositivos em linguagem visual e intervenções espontâneas dos estudantes.
. Realização, em pares, de exercícios de (a) inferência de conhecimentos, de (b) aplicação de conhecimentos a novas situações e de (c) sistematização de conhecimentos adquiridos, seguidos de discussão coletiva ou plenária dos resultados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O facto do ponto de partida serem as necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas, bem como a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e síntese, de exercício de espírito crítico e de autonomia são disso testemunho. Ainda outro testemunho prende-se com o acompanhamento tutorial que decorrerá em presença e, ainda, o apoio à distância, através da plataforma Moodle .

Metodologia e provas de avaliação

Participação nas aulas e realização das atividades propostas (35%).
Exposição oral planificada, em grupo, com entrega do guião (35%).
Realização de teste escrito de avaliação de conhecimentos (30%).

Regime de assiduidade

Presencial

Bibliografia

Adragão, J.V. (1998).Língua Portuguesa ¬ Gramática de Uso. Setúbal: ESE¬IPS.
Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008).Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. Cardeira, E. (2006).História do Português. Lisboa:Caminho.
Coulmas, F. (ed) (1997).The Handbook of Sociolinguistics. Oxford: Blackwell.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:Sá da Costa. Duarte, I.(2000).Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa:U.Aberta.
Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa:Caminho. Gordon Jr., R.G. (ed) (2005).Ethnologue. Languages of the World. 15th Ed. Dallas, TX: SIL.
Kress, G. & Leeuwen, T. (1996). Reading Images.The Grammar of Visual Design. Londres: Routledge. Mateus, M.H.M. & Villalva, A. (2006).O Essencial sobre Linguística. Lisboa:Caminho.
Mateus, M.H.M. & Cardeira, E. (2007).Norma e Variação. Lisboa:Caminho.
Saussure, F.(1992).Curso de Linguística Geral. Lisboa: D.Quixote.

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Página gerada em: 2024-03-29 às 12:34:18 Última actualização: 2010-07-19