This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LGP10007
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua Gestual Portuguesa I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: LGP10007    Sigla: LGPI
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 24 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria José Duarte FreireResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Carlos Gonçalves   4,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Língua de ensino desta UC é a LGP.

Esta UC tem por objetivo habilitar os estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa na sua língua de trabalho como Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.

Utilizar adequadamente as técnicas de expressão em LGP e as técnicas de tradução e interpretação.
Efetuar a interpretação simultânea ou consecutiva das mensagens produzidas pelos enunciadores para os seus interlocutores.
Compreender e transmitir, fielmente e de forma clara e precisa, o sentido das mensagens dos
interlocutores em presença.
Ajustar o processo de interpretação aos estilos e registos discursivos utilizados pelos interlocutores em
presença.
Analisar e corrigir a sua produção sempre que detete imprecisões ou seja alertado para esse facto.
Averiguar, sempre que necessário, o grau de compreensão das mensagens traduzidas para os seus
destinatários surdos e ouvintes, a fim de prevenir mal entendidos e perdas de informação.

Conteúdos programáticos

Introdução às diferenças de estrutura gramatical entre a Língua Portuguesa e a Língua Gestual
Portuguesa; noções básicas de configurações datilológicas e fanológicas; classificadores; datilologia e
numeração (cardinais e ordinais); tópico/comentário; pergunta/resposta; inversão das negativas e
interrogativas; narrativas/histórias
Léxico básico: Apresentações; A Comunidade Surda e a Sua Cultura; Identificação Pessoal; vocabulário
do quotidiano.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Tratando-se de uma unidade de iniciação a uma nova língua, os temas abordados permitem aos alunos
interiorizar conhecimentos básicos de vocabulário do quotidiano, bem como algum vocabulário específico
no âmbito da comunidade surda, sua identidade e cultura.
A aprendizagem do vocabulário básico, bem como das estruturas gramaticais da língua gestual
portuguesa, permitirá o desenvolvimento de competências comunicacionais, tanto na perspetiva do
emissor como de recetor dos enunciados.

Metodologias de ensino

Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos.
- Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, um acontecimento do quotidiano,
etc.)
- Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
- Técnica do diálogo
- Técnica da conversação em grupo
- Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual)
- Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
- Simulação de situações de conversação da vida real.
- Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
- Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma língua visuoespacial. É a língua da comunidade surda portuguesa, havendo registos da sua utilização, pelo menos, desde o século XV. Reconhecida como língua no nosso país, desde a 4ª revisão constitucional, Lei 1/97, no seu artigo 74, nº 2, alínea h), e como instrumento de acesso à educação e à igualdade de oportunidades pelos surdos portugueses. À semelhança das línguas gestuais de outros países, trata-se de uma língua natural, com gramática e léxico próprios. Apresenta características linguísticas semelhantes a qualquer outra língua natural e características próprias existentes nas línguas gestuais, pelo facto de se tratar de uma língua espaço visual.
As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as características próprias de uma língua gestual.
O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos alunos e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
Os alunos são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
A elaboração de pequenos textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
- Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 10% da nota final
- Trabalhos em Grupo 40%
- Trabalho Individual 50%

Bibliografia

Amaral,M.A., A. Coutinho, M. R. Delgado Martins, (1994) Para Uma Gramática da Língua Gestual
Portuguesa, Lisboa: Caminho, S. A.
Bettencourt, J., J. Catarino Soares, (1994) “ Língua Gestual Portuguesa – Língua de uma Minoria
Linguística “, in Integrar, nº4, Abr. A Jul.94, Lisboa: IEFP/SNR, pp. 49-55
Bispo, M. et al (Coord.), (2006) O Gesto e a Palavra I – Antologia de Textos sobre a Surdez, Projecto AFAS,
Lisboa: Caminho, S.A.
Bispo, M. e tal (Coord.), (2009) O Gesto e a Palavra II, Lisboa:Caminho, S.A.
Carvalho, P. V. (2007) Breve História dos Surdos. Lisboa. Surd’Universo
Gestuário – Língua Gestual Portuguesa, (1995) Lisboa: SNR – nº5, 2ª Ed.
Gestuário Digital LGP (DVD), (2008) Lisboa: INR – INR, I.P.
Laborit, E., (2000) O Grito da Gaivota, Lisboa:Caminho, S.A.
Prata, 1., (1981), Mãos que Falam, Lisboa: L.Fonética da Fac. Letras da Universidade de Lisboa e
D.G.Ensino Básico,
Vídeos: -Peça de Teatro “ As Pupilas do Sr. Reitor” (Atores Surdos)
-Workshop “ Dia Nacional da LGP”

Observações

A Língua de ensino desta UC é a LGP

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 12:00:52 Última actualização: 2010-07-19