|
Economia, Gestão e Empreendedorismo
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 2S
Código: |
LGP30003 |
|
Sigla: |
EGE |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
5 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A Unidade Curricular de Economia, Gestão e Empreendedorismo tem por objectivo a aquisição de conhecimentos de modo a compreender as dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamentos das sociedades, nas suas diferentes concepções.
Competências a desenvolver:
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado.
- Descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.
- Relacionar problemas locais, com regionais, com nacionais e com internacionais, evidenciando interacções e interdependências.
Aprendizagens esperadas:
- Identificar conceitos e estabelecer relações entre conceitos.
- (Re)conhecer quadros teóricos de referência em documentos enquadradores de políticas económico-sociais.
- Recolher e tratar informação pertinente.
- Manifestar capacidades de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos.
Conteúdos programáticos
I – Empreendedorismo
1.1 Evolução do conceito de Empreendedorismo
1.2 O que é ser empreendedor
1.3 Características dos Empreendedores
1.4 Competências Empreendedoras
1.5 Tipos de empreendedorismo
1.6 Intraempreendedorismo
1.7 Empreendedorismo e Inovação
1.8 O CANVAS Business Model
1.9 Plano de Negócios
II – Gestão
2.1 As Organizações
2.2 A Função de Gestão
2.3 Os Gestores
2.4 As Organizações e a Envolvente Externa
2.5 Responsabilidade Social das Organizações
III – – Economia
3.1 Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
3.2 A Intervenção do Estado na Economia
3.3 Indicadores Macroeconómicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Metodologia "Learning by doing":
Desenvolvimento de actividades através das quais os estudantes aprendem fazendo.
Estratégias de gestão de programa:
O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adopção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspectos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da actualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
Participação dos estudantes:
Criação de espaços de iniciativa individual e grupal, geradoras de processos de (trans)formação criativa e inovadora das informações recebidas numa perspectiva tanto quanto possível transversal aos aspectos a compreender e às realidades a descobrir.
Metodologias de ensino
Avaliação distribuída com exame final
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
- Realização de um teste escrito (T);
- Participação nos trabalhos e nas discussões a realizar durante as aulas - Atividades Práticas (AP).
Metodologia e provas de avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Nota Final (NF)= 0,5T + 0,5AP
Observações: A aprovação exige nota final igual ou superior a 10 valores.
AVALIAÇÃO FINAL (Época Normal, Época de Recurso):
Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
Regime de assiduidade
Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
|
|
Total: |
0 |
Bibliografia Principal
ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho;"Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH, 2015 |
Bibliografia Complementar
SARKAR, S.;"Empreendedorismo e Inovação", Escolar Editora, 2010 |
|
|