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Fundamentos da Ação Pedagógica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: MP1C10013    Sigla: FAP
Áreas Científicas: Área Educacional Geral
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 20 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Jorge Manuel Bento PintoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Jorge Pinto   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Conceber a relação pedagógica estabelecida entre o docente e o aluno enquanto encontro interpessoal marcado por duas identidades narrativas constituídas ao longo de duas biografias.
• Compreender o ensino enquanto objeto mediador entre o docente e o educando Perceber e reconhecer as contingências sócio históricas, intrapsíquicas e interpessoais da profissão docente.
• Observar e descrever as dinâmicas do ato educativo. Identificar e descrever as resistências, bem como facilitadores nas diversas fases da dinâmica da ação.
• Compreender a complexidade do agir educativo
• Desenvolver uma atitude reflexiva enquanto ator do agir educativo.

Conteúdos programáticos

Módulo I
• Dimensões políticas e éticas da profissão docente

Desafios e dilemas da profissão docente.
Os docentes enquanto trabalhadores intelectuais.
Transmitir a cultura / inovar e transformar o mundo.
Fantasmática da função docente
Entre o “saber local” e a análise autoritária universalista.
• Características da profissão docente
A profissão docente enquanto profissão do humano
Os pedagogos enquanto generalistas: saberes de referência, saberes de alteridade e saberes do comum.
Os docentes enquanto especialistas da relação pedagógica.
Modulo II
• A aprendizagem como núcleo central do ato educativo
Currículo: algumas perspectivas
Ensinar e aprender: natureza dos processos
Aprender: dinâmicas e o papel dos outros
Aprender: resistências e manifestações
• Avaliação das aprendizagens como um instrumento ao serviço das aprendizagens
Avaliação: da medida à relação social
Avaliação formativa: o feedback
Avaliação formativa: instrumentos e práticas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular pretende constituir um espaço de conhecimento e reflexão sobre o agir educativo situado. Assim, os conteúdos e o trabalho pedagógico que se organizam em dois módulos incidem respetivamente: (i) sobre as dimensões éticas e políticas do ato educativo, numa perspetiva de reflexão na e para a ação; (ii) sobre o ato educativo em contexto, procurando compreender os seus sentidos, os problemas que decorrem da ação, nomeadamente dos seus protagonistas próximos e dos seus impactos quer sociais, quer pessoais. Estes aspetos, são o núcleo central da profissão do professor, saber o que os alunos fazem para aprender e como apoiá-los neste trabalho, tendo em conta que toda a ação do professor se desenrola num contexto organizacional e social específico.

Metodologias de ensino

As atividades a desenvolver procuram criar condições para concretizar os objetivos desta Unidade
Curricular através da análise de práticas e da sua articulação com os conceitos que a “iluminam “ e seprojetam em novas perspetivas de ação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias seguidas são variadas de acordo com o que os objetivos da UC que se pretendem
trabalhar. Incluem sessões de trabalho coletivo, onde são abordados os grandes quadros conceptuais
expostos pelo professor por estudantes funcionando neste caso em seminário dinamizado por estudantes individualmente ou grupos de trabalho. Incluiu sessões de trabalho em grupo de aprofundamento de situações, ou casos reais ou construídos de episódios de sala de aula.
Esta metodologia pretende assegurar a centralidade da participação de todos os estudantes num trabalho de construção do conhecimento tendo processo privilegiado a reflexão sobre e na ação. Em termos de avaliação para a além da participação ao longo das sessões de trabalho da UC (aulas) há uma avaliação em grupo sobre análise de episódios de sala de aula e um trabalho individual onde se pretende perceber a apropriação dos instrumentos conceptuais e sua utilização trabalhados no âmbitodesta UC.

Metodologia e provas de avaliação

Assim, prevêem-se os seguintes processos de trabalho a realizar:
Um trabalho individual (60%),
Um trabalho em grupo (40%)

Regime de assiduidade

Presencial

Bibliografia

Daniels, H. ( 2001) Vygotsky e a Pedagogia, São Paulo, Ed. Loyola.
Illeris, K. (2009) Contemporary theories of learnig. London: Routledge
Kaës, R., Anzieu, D. & Thomas, L. (1984). Fantasme et formation. Paris: Bordas.
Maguire, M; Wooldridge, T; Pratt-Adams, S. (2010) The Urban Primary School. Londres: Open University
Press.
Meurieu, Ph. (1995). La pédagogie entre le dire et le faire. Paris: ESF Éditeur.
Nascimento, E., Gonçalves, J., Fernandes, F., & Leitão, P. (2004). Da ética à utopia em educação. Porto:
Edições Afrontamento.
Pinto, J. & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.
J. Onrubia; I. Sole & A. Zabalza (org.) (2006). O construtivismo na sala de aula (pp. 8-27). Porto: ASA

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Página gerada em: 2024-03-28 às 08:17:47 Última actualização: 2010-07-19