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Artes e Motricidade na Educação da Criança
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2017/2018 - 1S
Código: |
MP1C10014 |
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Sigla: |
AMEC |
Áreas Científicas: |
Área de Docência |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
21 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer e caracterizar o desenvolvimento artístico da criança dos 0 aos 10 anos.
2. Experienciar e compreender contextos de apreciação, execução e criação artística como potenciadores de expressão e desenvolvimento.
3. Enquadrar o desenvolvimento artístico entre a criatividade individual e a adoção de modelos partilhados socialmente.
4. Compreender os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos críticos e às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras, à evolução das capacidades motoras e aos processos de desenvolvimento percetivo-motor, no pré-escolar e no 1º ciclo do EB 5. Manipular ferramentas diferenciadas nos domínios das tecnologias e meios digitais
Conteúdos programáticos
1. Desenvolvimento artístico na infância: da manipulação dos materiais à expressão artística
2. Contextos de expressão e desenvolvimento: apreciação, execução, criação e manipulação de tecnologias e meios digitais
3. Criatividades e partilha social
4. Alterações nos indicadores de crescimento e de maturação; o desenvolvimento perceptivo-motor, das capacidades coordenativas e das habilidades motoras no pré-escolar e no 1º ciclo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
A principal finalidade da UC consiste em assegurar aos futuros educadores e professores competências que permitam práticas profissionais reflexivas, criativas e de autonomia nos processos de tomada de decisão nas intervenções educativas no que se refere às artes e à motricidade nas crianças e a sua inter-relação com outras áreas do saber. Os conteúdos selecionados incidem em áreas matriciais das artes e da motricidade, fundamentando competências de planificação, implementação e avaliação, numa perspetiva integradora do desenvolvimento curricular em contexto e de jardim-de-infância e do 1.º ciclo do ensino básico. A mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes, no domínio das artes e da motricidade, para o desenvolvimento de objetivos de formação dos futuros educadores e professores concorre para uma visão de desenvolvimento curricular global, integradora e criativa, atenta às especificidades da educação das crianças.
Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos, com vista a uma integração de saberes e à consistência da aprendizagem. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção de trabalhos de natureza artística.
A avaliação será contínua e pontual através da participação nas atividades propostas e na realização de tarefas específicas que incluem a pesquisa, a produção escrita e desempenhos específicos no âmbito dos domínios expressivos.
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita e nos desempenhos específicos das diferentes expressões
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As atividades a realizar visam criar condições para promover a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos sobre as caraterísticas do processo de desenvolvimento motor da criança, assim como a participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo.
A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: participação nas aulas (10%); concepção, desempenho e apresentação pública de um trabalho de natureza artística (45%); descrição e análise de uma situação com crianças no contexto do Jardim de infância e/ou 1.º ciclo, relacionada com as Artes e a Motricidade (45%) e planificação de uma proposta integradora. Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes poderão fazer um exame final.
Durante a primeira semana de aulas, os alunos deverão contactar o docente responsável pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC e colocar as suas dúvidas aos docentes.
Bibliografia
Fumoto, H., Robson, S.,Greenfield, S., Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Gabbard, C.P. (2011). Lifelong Motor Development. (6th ed.). San Francisco, CA: Benjamin-Cummings Publishing Company.
Gallahue, D., Ozmun, J., & Goodway, J. (2012). Understanding Motor Development: Infants, children, adolescent and adults (7th ed.). Boston: McGraw-Hill.
Griffiths, F. (ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge.
Jones, R., e Wyse, D. (ed.) (2013). Creativity in the Primary Curriculum. London: Routledge.
Swanwick, K. (1979) A Basis for Music Education. Windsor: NFER Publishing Company. Swanwick, K. (2014). Música, Mente e Educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica.
Vasconcelos, A. Â. (2007). A Música no 1.º ciclo do Ensino Básico: o estado a sociedade, a escola e a criança. Revista de Educação Musical, N.º 128-129, Maio - Agosto e Setembro - Dezembro
Observações
Dependendo da sessão e/ou tutoria será disponibilizada bibliografia mais específica de acordo com as temáticas e o trabalho desenvolvido
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