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Ciências Sociais e Naturais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: MP1C10017    Sigla: CSN
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 23 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável
José Miguel FreitasResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   1,33
José Freitas   1,33
Leonor Saraiva   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Revela possuir conhecimentos científicos, usando-os adequadamente para conhecer o meio natural e social e na análise e discussão de problemas que inter-relacionam o mundo natural com o social.
Utiliza uma linguagem científica apropriada ao contexto educativo, distinguindo o discurso científico do
discurso do senso comum.
Reconhece a importância da utilização dos instrumentos concetuais e metodológicos das ciências para o
conhecimento dos contextos de vida dos alunos.
Problematiza e argumenta fundamentadamente sobre as potencialidades e limitações da intervenção
humana no meio natural e social recorrendo ao conhecimento científico disponível.
Analisa situações controversas relacionadas com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Integra os valores ecológicos, éticos e estéticos no seu discurso e nas suas práticas.
Utiliza adequadamente tecnologias, suportes e instrumentos de comunicação e informação.

Conteúdos programáticos

Ambientes e desenvolvimento sustentável:
- Ambientes naturais e sociais: relações e características comuns e distintivas;
- Impactes das atividades humanas no ambiente;
- Análise de problemáticas controversas dos pontos de vista político, económico, social, científico e
tecnológico.
Democracia e cidadania:
- Organização e distribuição da população e dos recursos – gestão de recursos para o desenvolvimento
sustentável dos países e das regiões;
- As instituições e os seus papéis na organização política das sociedades;
- Diferenciação social/cultural - a Inclusão social e a redução das desigualdades.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta unidade curricular visa a consolidação dos conhecimentos científicos já adquiridos sobre o
funcionamento dos sistemas naturais e sociais de modo a desenvolver as capacidades de pesquisa e
investigação dos estudantes, em particular, as capacidades de comunicação e argumentação face a
problemas reais quer se situem a nível local quer a nível mundial. Procurou-se centrar o programa em
torno de conteúdos integradores, associados à educação para a sustentabilidade de modo a proporcionar
o desenvolvimento de competências transversais às ciências naturais e sociais que incutem o
reconhecimento da necessidade formativa na intervenção cidadã.

Metodologias de ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica, atividades práticas e atividades de
discussão/argumentação sobre temas integradores em educação para a sustentabilidade. Estão previstas
as seguintes situações de aprendizagem: a) análise de casos concretos a partir da literatura especializada;
b) participação em debates presenciais e através de foruns online; c) discussão orientada de temas a partir
dos resultados recentes da investigação em ambiente e desenvolvimento; d); realização de atividades de
pesquisa documental, laboratorial e de campo; e) apresentação, discussão e autoavaliação das atividades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias adotadas centram-se na atividade dos estudantes. A diversidade de processos de
trabalho visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos e
desenvolverem as capacidades, atitudes e valores conducentes a uma sólida formação em torno de
questões relevantes no âmbito das ciências da natureza e das ciências sociais.
O recurso a atividades laboratoriais e a casos reais para estudo e trabalho são metodologias que se
centram no estudante e tornam possíveis a reflexão, partilha e discussão sobre os temas abordados,
criando assim as condições favoráveis para os estudantes mobilizarem na prática linguagem científica
apropriada, capacidade de análise e argumentação.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalho de grupo sobre um caso real em estudo
50%; participação individual 10%.

Bibliografia

Campenhoudt, L. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa: Gradiva Daveau, S. (2003). O ambiente geográfico natural. Lisboa: Sá da Costa.
Cañal, P. (2008). El cuerpo humano: una perspectiva sistémica. Alambique, n.º 58, pp.
8-22. Barcelona: Graó.
Dgotdu (2000). Guia Europeu de Planeamento para a Agenda 21 Local – Como Implementar o Planeamento Ambiental a Longo Prazo com Vista à Sustentabilidade. Lisboa: DGOTDU
EU (União Europeia), http://europa.eu/index_pt.htm
Fiolhais, C., & Marçal, D. (2012). Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência. Lisboa: Gradiva.
FAO (Food and Agriculture Organization), http://www.fao.org/home/en/
OCDE. (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), http://www.oecd.org/
ONU (Organização das Nações Unidas), http://www.un.org/
Santos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. Lisboa: Gradiva.
Casa das Ciências, http://www.casadasciencias.org/

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 04:28:25 Última actualização: 2010-07-19