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Dimensões Socio-Históricas da Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: MP1C10020    Sigla: DSHE
Áreas Científicas: Área Educacional Geral
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 22 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Albérico Afonso Costa AlhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Albérico Afonso   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que as(os) mestrandas(os) sejam capazes de se apropriar de meios que lhes permitam fazer uma leitura dos principais e mais significativos momentos da evolução histórico-educativa. Promover o conhecimento dos problemas educacionais numa perspetiva sincrónica e diacrónica, conhecer o passado para melhor compreender a atualidade e a forma como evoluíram as diversas propostas educativas, sobretudo no campo nacional. E ainda proporcionar uma reflexão crítica sobre os temas/problemas educacionais encarados na complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares

Conteúdos programáticos

1- Sentido e pertinência da História da Educação. 2- Contributos para uma breve leitura da evolução histórico-educativa. 3- A Educação na Idade Média. 4- A pedagogia realista na Idade Moderna. 5- A educação iluminista. 6 – O pensamento pedagógico nos séculos XIX e XX. 7- Génese e desenvolvimento do sistema de educação pública em Portugal. 8- O ideário da 1ª República e a escola (1910-1926) 9- Estado Novo sob o signo da sagrada oficina das almas 10- O 25 de Abril de 1974 e a educação – transformações do sistema de ensino no quadro do regime democrático. Tendências e influências pedagógicas. Evolução e desafios colocados à educação em Portugal no contexto europeu e mundial


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Com estes conteúdos programáticos pretende-se que os mestrandos compreendam a importância da História da Educação numa perspetiva sincrónica e diacrónica uma vez que é fundamental que conheçam a organização, princípios e valores que integram e orientam as bases estruturantes de uma profissionalidade docente; Estes conteúdos permitem ainda que os mestrandos identifiquem, compreendam e reflitam sobre a complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. É neste sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo com os seus conteúdos e metodologias para a formação, intervenção e reflexão de nível avançado.

Metodologias de ensino

Como o desenvolvimento da Unidade Curricular assenta em dois eixos - abordagem das questões da evolução e caracterização das diversas dimensões sociais e históricas da Educação - As sessões são programadas de forma a evidenciar diversas perspectivas do mesmo problema e não como áreas ou módulos desligados entre si. Assim sendo as sessões são centradas na apresentação e discussão, em plenário e/ou pequenos grupos, da informação fornecida pelas(o) docentes ou pesquisada pelas(os) mestrandas(os). O processo compreende a: (1) a apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão (2) a leitura, discussão e análise de textos; (3) Observação e análise de documentos diversos; (4) Apresentação e discussão de sínteses elaboradas. Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (50%); intervenção nas aulas teórico/práticas (25%) e teste escrito (25%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga `a realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e reflectir sobre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. A observação e análise de documentos diversos permite que os mestrandos tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão. O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais a partir de fontes primárias. O teste escrito permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos considerados indispensáveis na área da História da Educação.

Metodologia e provas de avaliação

Cada estudante é avaliado nos seguintes itens: Trabalho de Investigação (50%); intervenção nas aulas teórico/práticas (25%) e teste escrito (25%)

Regime de assiduidade

Os estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 06:52:09 Última actualização: 2010-07-19