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Fotografia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: OP00028    Sigla: FOT
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 15 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Alberto Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Fernando Pinho   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos de aprendizagem
Com esta unidade uurricular pretende-se sensibilizar os estudantes para a importância da fotografia, na sociedade em geral e na comunicação social, em particular. Conhecer as origens e a evolução da fotografia, a composição e a sua estética, passando pelo domínio dos diferentes equipamentos e técnicas até ao domínio dos programas de edição de imagem fotográfica, são objetivos que procuramos promover nos estudantes.
- Conhecer a evolução histórica do processo fotográfico
- Aplicar os conhecimentos básicos da técnica fotográfica
- Conhecer e aplicar os conhecimentos básicos de fotografia analógica, a preto e branco
- Identificar e adotar regras de composição fotográfica
- Conhecer procedimentos básicos de edição fotográfica
- Selecionar fotografias e organizar um portfólio fotográfico
- Conceber, produzir e organizar uma exposição fotográfica

Conteúdos programáticos

Conteúdos programáticos
Abordagens à história da fotografia, aos diferentes processos e aos seus protagonistas.
Demonstração prática dos diferentes componentes de uma máquina fotográfica e da sua relação na obtenção de fotografias tecnicamente adequadas. A importância da Física, da Química e da Matemática na construção do processo fotográfico. Aquisição e domínio das técnicas laboratoriais de fotografia analógica, a preto e branco. Visionamento, produção e reflexão de trabalhos fotográficos que conduzam a uma melhor compreensão das regras básicas de composição fotográfica. Identificação de correntes estilísticas com vista à criação de hábitos e atitudes mais reflexivas. Exploração de programas adequados de edição de fotografia. Os portfólios temáticos de fotografias e as suas exigências no que concerne à seleção e organização espacial das imagens. Conceber, preparar e montar uma exposição fotográfica.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Para a concretização do primeiro objetivo percorre-se articuladamente a evolução histórica dos processos fotográficos, dos seus inventores mais significativos.
No segundo objetivo, na presença de diferentes máquinas fotográficas, demonstrar pelo exercício as diferentes funções e articulações dos componentes essenciais de uma máquina fotográfica.
No terceiro objetivo, identificam-se os elementos que constituem um laboratório de fotografia analógica.
No quarto objetivo abordam-se questões que se prendem com a composição da imagem fotográfica, as correntes estilísticas e as problemáticas que se prendem com a criatividade e originalidade.
A edição de imagens com meios informáticos será o essencial do nosso quinto objetivo.
No sexto objetivo propõe-se aos estudantes que realizem a seleção das suas fotografias a incluir no portfólio.
O sétimo objetivo envolve a conceção, preparação e montagem de uma exposição fotográfica da turma.

Metodologias de ensino

Metodologias de ensino.
Ao longo das sessões de trabalho serão realizadas: aulas teóricas com grande grupo; aulas práticas no exterior, no estúdio e no laboratório com o grande grupo; demonstrações práticas de diferentes equipamentos; visionamento de vídeos e fotografias com diferentes abordagens à técnica e estética fotográfica e acompanhamento e debate individual das produções de cada um dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A diversidade das metodologias adotadas nas aulas teóricas e práticas, assim como a variedade de recursos disponibilizados aos estudantes concorrem como elementos facilitadores das aprendizagens.
Para uma abordagem dos aspetos históricos são utilizados diferentes suportes visuais como vídeos, fotografias, máquinas antigas e contacto com várias obras fotográficas de autores de referência, seguindo-se um debate.
As sessões, no exterior e no estúdio bem como as demonstrações a nível individual são fundamentais para a consolidação dos conhecimentos ministrados e são decisivas para a assimilação dos conhecimentos básicos das técnicas fotográficas.
As demonstrações gerais e a exemplificação a nível individual, no laboratório fotográfico, permitem aos estudantes a apropriação dos conhecimentos bem como o conhecimento do funcionamento adequado de uma câmara escura de fotografia analógica, a preto e branco.
A sensibilização para as questões que se prendem com a composição fotográfica são introduzidas a partir do visionamento de vídeos e de imagens fotográficas de especialistas procurando demonstrar as diferentes opções. No acompanhamento individual dos trabalhos dos estudantes é feita a reflexão sobre as questões técnicas e estéticas.
Com diferentes programas de edição de imagem, os estudantes assistem a demonstrações dos procedimentos mais adequados à intervenção de cada imagem fotográfica. Os procedimentos mais adequados para os diferentes fins a que as imagens se destinam, o que deve ser evitado no tratamento das imagens e as particularidades dos diferentes programas, constituem as principais preocupações a ter
em conta.
O último objetivo prende-se com a competência na escolha e organização de um portfolio fotográfico. Este é concretizado através do acompanhamento individual de cada estudante na escolha das fotografias e organização do seu próprio portfólio. Inicialmente são apresentados diversos trabalhos do género, (normalmente de colegas de anos anteriores) sendo nesse momento, explicitadas as razões porque é que umas opções estão mais adequadas aos propósitos a que se destinam do que outras. No seguimento deste objetivo terá ainda lugar a conceção, preparação e montagem de uma exposição fotográfica da turma.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação e classificação
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as competências que os estudantes adquiriram: técnica fotográfica; técnica laboratorial; criatividade e originalidade na composição fotográfica; cumprimento de prazos, inclusão das peças solicitadas no portfólio e exposição, assim como, os níveis de envolvimento na Unidade Curricular, organização e apresentação do portfólio fotográfico. Estes parâmetros são distribuídos e discutidos com os alunos no início de cada semestre.

Regime de assiduidade

Os estudantes deverão participar em 50% da aulas , salvo legislação de regimes especiais, para poderem ter alvo de avaliação contínua.

Bibliografia

Bibliografia principal
APARCICI, R., GARCIA-MANTILL, A. (1989) – Lectura de Imágenes. Madrid: Ediciones de la Torre.
BARTHES, Roland (1984) – A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Fronteira
DONDIS, Donis A (2000) - Sintaxe da linguagem visual. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
FREEMAN, Michael (1993) – Grande Manual da fotografia. Lisboa: Dinalivro.
HEDGECOE, John (1994) – O novo Livro da Fotografia. Lisboa: Centralivros.
MAH, Sérgio (2003) – A fotografia e o privilégio de um olhar moderno. Lisboa: Edições Colibri
REGO, Jorge (1994) – Fotografia. Lisboa: ASA.
RICHARD, Ehrlich (1986) – Diccionário de Fotografia. Lisboa: Dom Quixote.
SANTOS, Joel (2010) – Fotografia – Luz, Exposicão, Composicão, Equipamento. V.N.Famalicão: Centro Atlântico.
SENA, António (1998) – História da imagem fotográfica em Portugal- 1839-1997. Porto: Porto Editora.
SOUDO, José; RAMOS, Manuel Silveira (S/D) Manual de técnicas Fotográficas, Lisboa: Centro Protocolar de formação profissional ara jornalistas (CENJOR).

Observações

Observações
Para além do programa é discutido e distribuído aos estudantes, no início de cada semestre, uma adenda ao programa que específica pormenorizadamente as caraterísticas, as abordagens, os tempos, a organização e a avaliação do portfólio e da exposição fotográfica a apresentar.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 13:26:36 Última actualização: 2010-07-19