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Relações Públicas e Publicidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: OP00030    Sigla: RPP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 15 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Qualquer estudante que almeje desenvolver, no futuro, uma profissão relacionada com os domínios das Relações Públicas (RP) e/ou da Publicidade (PUB) deve ser capaz de dominar os respetivos conceitos fundamentais, bem como conhecer e utilizar minimamente ferramentas básicas nestes dois domínios. Na atualidade, já não são só as empresas quem procura implementar estes dois domínios da comunicação. São cada vez em maior número e diversidade as organizações que se servem dos profissionais nestes domínios para atingir os seus objectivos.
Desta forma, é fundamental que se adopte a posição do empresário ou do gestor da organização enquadrando os benefícios que o uso das RP e da PUB podem trazer para a entidade como um todo, os seus trabalhadores e consumidores, bem como para a comunidade e região em que se insere.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a integração futura do estudante em contexto laboral. Pretende igualmente munir os estudante dos primeiros conceitos e instrumentos básicos para o exercício de atividades específicas em RP e PUB.
No caso das RP, pretende fundamentalmente, dotar os estudante dos conhecimentos e competências básicas para o exercício da profissão de técnico de Relações Públicas (RP) nas mais variadas circunstâncias e instituições, embora se privilegie o contexto empresarial. Esta unidade curricular dirige-se apenas àqueles que tenham apetência por este campo da comunicação empresarial e pretendam vir a exercê-la como técnico de RP ou Assessor de Imprensa. Já no caso da PUB, pretende-se que o estudante aprenda a lidar com os códigos específicos da linguagem publicitária conhecendo a organização dos seus agentes, técnicas básicas e aplicabilidade.
No global pretende-se que o estudante conheça as técnicas de actuação relativamente a diferentes públicos e situações perspectivando a sua aplicação, incluindo as novas tecnologias, dominando os instrumentos e meios de comunicação em RP e PUB num ambiente multicultural, para além de ser capaz de definir, aplicar e avaliar um plano de RP e PUB, exercendo a criatividade e adaptando-se constantemente à mudança.
Esta UC oferecida pelo Departamento CCL faz parte do Plano de Estudos do 2º ano do Curso de Comunicação Social.

Conteúdos programáticos

• Introdução
.1. Objectivos da uc, metodologia e sistema de avaliação
.2. Processo de comunicação
.3. A comunicação integrada de marketing e no mix de comunicação
• Relações Públicas
.1. Definições e conceitos fundamentais
.2. Objetivos
.3. Públicos e Tipos de Comunicação
.4. Atividades e instrumentos
 Mailing lists
 Comunicados de imprensa
.5. Relações com a imprensa
.6. O Plano de Relações Públicas
• Publicidade
.1. Definições e conceitos fundamentais
.2. Objetivos e alvos
.3. As Agências e outras organizações na atividade publicitária
.4. Estratégias e criação publicitária
 Briefing e Plano de Trabalho Criativo (Copy Strategy)
 A mensagem publicitária
.5. Os mass media
 A publicidade e os mass media
 Planeamento de media
• Conclusão
.1. Limites éticos e legais da atividade de RP e Publicidade

Palavras Chave

Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas

Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade

Ciências sociais > Ciências da comunicação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas sequencialmente articulando-as semanalmente em dois momentos: 1º momento será dedicado à Introdução às Relações Públicas e o 2º dedicado à Introdução à Publicidade.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos bem como em exercícios a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos ativos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente. Destaque para o trabalho de grupo a definir em moldes próprios.

Metodologias de ensino

Avaliação distribuída sem exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:
A) Um trabalho de grupo – 40% da nota;
B) Um trabalho de grupo – 40% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio.
C) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância através da realização de exercícios práticos para cada ponto do programa, de cariz individual e em grupo – 20% da nota.
Nota mínima de 6 valores para qualquer dos elementos de avaliação.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, exceto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais - neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva. Os alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS que desejem usufruir do seu estatuto ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 20% serão englobados na nota de cada trabalho de grupo. Esta opção deverá ser comunicada por escrito previamente ao docente.

Metodologia e provas de avaliação

Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%), em que: A corresponde a 1 trabalho de grupo; B corresponde a 1 trabalho de grupo; C corresponde a presença e participação nas aulas e Moodle. No caso dos alunos abrangido por estatutos, a fórmula corresponde a: nota final = (A*50%)+(B*50%), em que: A corresponde a 1 ensaio individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo.
A) O 1º trabalho de grupo corresponde à elaboração e implementação de um plano de comunicação no contexto de um evento interno.
B) O 2º trabalho de grupo corresponde à elaboração de um plano de comunicação no contexto de concurso externo;
As instruções relativas aos trabalhos de grupo a desenvolver são fornecidas nas sessões presenciais e através do moodle.

Regime de assiduidade

Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões letivas em sala de aula deem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias letivos. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

Cabrero, José Daniel Barqueiro; Cabrero, Mario Barquero;O livro de ouro das Relações Públicas, Porto Editora, 2001
Brochand, Bernard; Lendrevie, Jacques; Rodrigues, Joaquim Vicente; Dionísio, Pedro;Publicitor, Porto Editora, 2001 (ou a versão mais recente)

Bibliografia Complementar

Os recursos da uc estão disponíveis na plataforma de ensino a distância Moodle em http://moodle.ips.pt/1617/course/view.php?id=543

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.
Lendrevie, Jacques; Lindon, Denis; Dionísio, Pedro; Rodrigues Vicente;Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing, Publicações D. Quixote, 2004 (ou a versão mais recente)

Observações

O Programa completo e definitivo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
A actividade lectiva decorre de acordo com o horário semanal.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 07:20:17 Última actualização: 2010-07-19