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Da Produção Científica à Comunicação Científica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: OP00032    Sigla: PCCC
Áreas Científicas: Matemática, Ciências da Natureza
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 7 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Maria Boavida   1,33
Leonor Saraiva   2,67

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Mobiliza literacias múltiplas na compreensão dos fenómenos do mundo atual: revela conhecimentos básicos nas
várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.
Gere eficazmente a informação relevante para a sua área académica e profissional.
Regula a sua ação de acordo com os princípios éticos e deontológicos da profissão.
Revela autonomia na abordagem e resolução de problemas.
Analisa e avalia fontes de informação de áreas específicas do conhecimento.
Utiliza uma linguagem científica apropriada a diferentes contextos e públicos.
Revela capacidade de reflexão sobre o papel dos media na divulgação e comunicação da ciência.
Analisa documentos de jornalismo científico, identificando a qualidade dos assuntos do ponto de vista científico e jornalístico assim como a credibilidade das fontes.
Elabora documentos de jornalismo científico.

Conteúdos programáticos

1. A comunicação de ciência:
1.1 Modelos de comunicação.
1.2 Caraterísticas de um comunicador de ciência.
2. As várias modalidades de jornalismo científico:
2.1 Tipos de periódicos e critérios distintivos: periódicos generalistas, sensacionalistas, populares e de especialidade.
2.2 Leitura, análise e revisão crítica de textos selecionados de “divulgação científica” em diversos tipos de periódicos e em livros/revistas confiáveis da especialidade.
2.3 Produção de textos de divulgação científica: critérios de transformação de um artigo científico.
3. Análise e discussão crítica de textos que fazem notícia, envolvendo informação relacionada com a Matemática:
3.1 A omnipresença social dos números.
3.2 O uso, não uso, mau uso e abuso que se faz da Matemática.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Numa unidade curricular em que se pretende promover a comunicação e divulgação de ciência procurando
desenvolver a cultura científica, numa perspetiva crítica de construção e divulgação de textos em suportes
comunicacionais diversos, parece ser adequado apresentar não só os conceitos e critérios de divulgação de ciência através dos media, mas também as questões associadas à fiabilidade das fontes de informação em ciência, tecnologia e matemática e à recontextualização da linguagem científica, adequada a públicos diversos em suportes adequados.

Metodologias de ensino

A transformação do conhecimento científico em informação jornalística científica fiável será fonte de análise
permanente ao longo das sessões de trabalho, constituindo um contexto facilitador para a aprendizagem da
transformação destas linguagens. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Pesquisa documental e em base de dados; b) Discussão orientada de temas/textos/resultados de pesquisas; c) Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; d) Debate de tópicos propostos para discussão pelos alunos e o professor, designadamente online; e) Utilização da página da disciplina através da plataforma interativa; f) Elaboração de textos ou de produtos multimédia, visando a divulgação de aspetos da cultura científica a públicos diversificados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram -se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos básicos sobre a construção do conhecimento
científico nas suas várias dimensões, mas também a aquisição de instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia -se a realização de atividades de discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem as interações que a ciência e a tecnologia estabelecem com a sociedade. A diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos enunciados. A flexibilidade de seleção dos assuntos em discussão visa responder aos interesses das/os estudantes, focando o papel dos media na comunicação de ciência.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: trabalhos escritos 70%; participação individual 30%.
As (os) estudantes que optarem pela realização desta UC por exame final podem acompanhar as atividades pela página da UC na plataforma moodle e colocarem todas as dúvidas às docentes, através do contacto pela respetiva página. O exame é constituído por uma prova escrita, realizada online, em moldes idênticos aos do trabalho proposto na avaliação contínua.

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais a assiduidade obrigatória é de 40%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%. No entanto, as atividades propostas e desenvolvidas nas sessões presenciais terão que ser seguidas e elaboradas através da página da UC na plataforma moodle. Os estudantes com estatuto especial deverão negociar com as docentes a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).

Bibliografia

Buescu, J. (2007) O fim do mundo está próximo? Lisboa: Gradiva.
Buescu, J. (2011) Casamentos e outros desencontros. Lisboa: Gradiva.
Crato, N. (2007). Passeio aleatório. Pela ciência do dia-a-dia. Lisboa: Gradiva.
Ferris, T. (2013). Ciência e liberdade. Democracia, razão e leis da natureza. Lisboa: Gradiva.
Fiolhais. C. (2011) A ciência em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Kaku, M. (2011). A física do futuro. Como a ciência moldará o mundo nos próximos cem anos. Lisboa: Editora Bizâncio.
Steiner, G. (Org.) (2008). A ciência terá limites? Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian-Gradiva.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 03:24:34 Última actualização: 2010-07-19