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Produção Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 1S

Código: OP00035    Sigla: PA
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 9 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Cátia Salgueiro   4,67

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem como objectivo geral dotar os alunos dos instrumentos teórico-práticos essenciais para a análise, criação, desenvolvimento e realização de projectos audiovisuais. No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: 

1. Reconhecer e analisar a diversidade de abordagens à criação e investigação no vasto campo da imagem em movimento; 

2. Conhecer e exercitar os fundamentos da linguagem cinematográfica e do audiovisual; 

3. Tomar contacto com os equipamentos e programas específicos para captação e edição de projectos audiovisuais; 

4. Reconhecer diferenças e pontos de contacto entre a grande diversidade de géneros e práticas; 

5. Compreender a importância da planificação das diferentes fases de um projecto audiovisual e da estreita relação entre meios, ideias e processos singulares de criação e investigação;

6. Exercitar o espírito crítico e o trabalho de equipa num ambiente de abertura e rigor; 

7. Construir projectos audiovisuais que explorem relações e interdependências não competitivas entre som e imagem.

Conteúdos programáticos

1. 
Produção audiovisual e diversidade de projectos audiovisuais. 
Diferentes fases do projecto audiovisual: competências, materiais e equipas principais. 
A importância da pesquisa e da repérage. 
A organização e mobilização de recursos. 



2. 
O que é uma imagem? 
Ontologia da imagem fotográfica e questões de composição. 
Diferenças entre imagem fixa e imagem em movimento. 
O que é um plano? 
Escalas, ângulos, movimentos e ponto de vista; cena e sequência; regras básicas de continuidade. 
Relações não competitivas entre imagens, palavras e sons. 



3. 
Realização de dois exercícios práticos de captação e edição (em equipa e individualmente), com duração definida e constrangimentos formais e técnicos. 
Visionamento e análise crítica das propostas.



4. 
Reflexão sobre diferentes géneros e práticas (reportagem televisiva, documentário de investigação, filme documental, ficção do real). 
A construção de um ponto de vista e o guião no filme documental; questões formais e de investigação. 
A montagem como momento num processo contínuo de invenção e construção.



5. 
Desenvolvimento de um projecto, exercício final e individual, com duração entre três a sete minutos. Orientação das propostas iniciais: referências, problemáticas, estratégias e dispositivos. 
Primeiros apontamentos; pesquisa de materiais e definição de intenções; construção de um ponto de vista; planificação. 
Acompanhamento e desenvolvimento dos projectos; apresentação da primeira versão e análise de rough cuts; 
Apresentação e discussão dos projectos finais.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos e os objectivos definidos correspondem-se na ordem e organização. Nas partes 1, 2 e 3 do programa procura-se dar resposta aos três primeiros tópicos enunciados nos objectivos; as partes 4 e 5 do programa remetem para os restantes objectivos enunciados.

Metodologias de ensino

Esta é uma Unidade Curricular eminentemente prática e participativa, orientada para o debate, análise de discursos e construção de propostas, numa perspectiva de investigação e avaliação contínuas.

As aulas dividem-se entre exposições teóricas, análise e discussão de temas e figuras - e o desenvolvimento e realização de exercícios práticos de captação e edição com base em enunciados prévios.

As exposições teóricas incidem sobre questões de linguagem, técnica e produção, bem como sobre conceitos e obras considerados essenciais para o reconhecimento de uma aliança entre teorias e práticas, e entre ética e estética. 

As análises de filmes e de outras referências no cinema e no audiovisual permitem o acesso à diversidade de práticas, novas e antigas (técnicas, estéticas, éticas), contribuindo ao mesmo tempo para um exercício de problematização, crítica e melhoria contínua. 

Os exercícios práticos promovem a descoberta das potencialidades expressivas e comunicativas da associação entre imagem e som, ao mesmo tempo que põem em prática conhecimentos sobre técnica e linguagem, permitindo o desenvolvimento de universos livres e criativos e metodologias de investigação próprias e adequadas.

As sessões são apoiadas por materiais diversos - textos jornalísticos e ensaísticos, excertos de obras e vídeos, e outras fontes adicionais recolhidas para apoio dos debates e dos exercícios. Podem ser solicitadas pesquisas de material complementar para o desenvolvimento das propostas individuais e colectivas que a(o)s estudantes vão realizar dentro e fora do contexto de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem metodológica permite a iniciação técnica, sempre articulada com um reconhecimento de contextos e práticas discursivas, produtivas e artísticas; possibilita a construção de um processo de conhecimento apoiado em múltiplas fontes, que solicita e mobiliza pouco a pouco as aprendizagens e instrumentos adquiridas no âmbito de outras disciplinas; aprofunda descobertas, pensamento, acção e construção de novas subjectividades; e convida ao reconhecimento da complexidade e interdependência da realidade geográfica, social, cultural e política do meio envolvente.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação 

A avaliação é contínua e divide-se entre os seguintes elementos: frequência e participação nas aulas; trabalhos pontuais, teóricos e práticos; e avaliação final (projecto audiovisual). 

- A avaliação contínua pressupõe a frequência regular e a assiduidade, participação e resolução dos exercícios em aula como condição para o desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos propostos. Garante ainda o contacto essencial, regular e qualitativo, entre docente e estudante. Não exclui o desenvolvimento de propostas fora do contexto de aula, que complementem e aprofundem a aprendizagem. Esta avaliação, que decorre ao longo do semestre, consiste ainda na apresentação pontual de análises de filmes e de exercícios práticos de preparação o projecto; inclui também a apresentação de uma proposta de projecto e a entrega das diferentes fases de desenvolvimento do trabalho (em data a combinar), coincidindo com os conteúdos dos módulos propostos.

- A avaliação final conclui o processo das avaliações. Consiste na discussão dos trabalhos realizados ao longo do semestre, com especial incidência no projecto final. A apresentação do projecto audiovisual faz-se na última aula do semestre. 

Por frequência regular entende-se a frequência a um mínimo de 60% das aulas, excepto para a(o)s estudantes com estatuto especial. Pressupõe a participação nos debates e análises em torno de problemáticas, a realização dos exercícios teóricos e práticos propostos, e a discussão dos exercícios realizados em equipa ou individualmente.



Classificação 

- Frequência regular: 40%

- Realização de exercícios práticos (videogramas): 20% 

- Desenvolvimento e discussão do projecto (pesquisa, desenvolvimento e rough cut): 20% 

- Projecto audiovisual (com duração entre 3 a 7 minutos, explorando relações não competitivas entre som e imagem): 20% 



Os resultados da avaliação são publicados em pauta sob a forma de informação quantitativa. 


Regime de assiduidade

Por frequência regular entende-se a frequência a um mínimo de 60% das aulas, excepto para a(o)s estudantes com estatuto especial. Pressupõe a participação nos debates e análises em torno de problemáticas, a realização dos exercícios teóricos e práticos propostos, e a discussão dos exercícios realizados em equipa ou individualmente.

Bibliografia

Balló, Jordi & Bergala, Alain (2016). Motivos Visuales del Cine. Barcelona: Galaxia Gutenberg.

Bresson, Robert (1975). Notas Sobre o Cinematógrafo. Porto: Elementos Sudoeste [2000].

Gardies, René (2006). Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto&Grafia [2015].

Sontag, Susan (1977). On Photography. Londres: Penguin Books [2002] .

Magny, Joel (2001). Le Point de Vue. Paris: Cahiers du Cinéma.

Marner, Terence St. John (1987). A Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70 [1999].

Melot, Michel (2007). Uma Breve História… Da Imagem. V. N. Famalicão: Húmus [2015].

Mondzain, Marie-Jose (2009). A Imagem Pode Matar?. Lisboa: Nova Vega.

Nichols, Bill (2017). Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press.

Siety, Emmanuel (2001). Le Plan au Commencement du Cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma.

Tarkovski, Andrei (1986). Esculpir en el Tiempo. Madrid: RIALP [2006].

Ward, Paul (2005). Documentary, The Margins of Reality. Londres: Wallflower.

Wienrichter, Antonio (2007). La Forma que Piensa. Tentativas en Torno al Cine-Ensayo. Pamplona: Punto de Vista, Gobierno de Navarra.

Observações

O acompanhamento tutorial da(o)s estudantes tem como função o apoio na realização dos trabalhos previstos e o esclarecimento de dúvidas, em particular no que respeita ao desenvolvimento dos projectos. Este acompanhamento implica marcação prévia, podendo ser realizado à distância, através de correio ou outros recursos electrónicos, desde que combinado. 



A(o)s trabalhadora(e)s estudantes devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras duas semanas do calendário lectivo.



Os trabalhos apenas serão considerados entregues se recebidos presencialmente pela docente. Não serão aceites quaisquer trabalhos colocados no cacifo da docente ou enviados por e-mail. 



Por cada dia de atraso na entrega de qualquer dos elementos de avaliação será descontado um valor na nota desse mesmo trabalho. 



Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 17:11:13 Última actualização: 2010-07-19