This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00037
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Produção e Promoção Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2017/2018 - 2S

Código: OP00037    Sigla: PPC
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 13 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Lídia Marôpo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

• Refletir criticamente sobre o setor cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e suas competências.
• Desenvolver estratégias para a captação de públicos.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.

Conteúdos programáticos

Módulo I: O Setor Cultural em Portugal

Contextos da cultura
Profissões da cultura
Públicos da cultura
Políticas culturais
Práticas culturais
Regime jurídico da atividade cultural

Módulo II – Produção e Promoção de Projetos Culturais

Planeamento de projetos culturais
Realização de projetos culturais
Divulgação de projetos culturais


Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Trabalho individual (análise de um equipamento ou projeto cultural): 50%.

b) Trabalho de grupo (elaboração de projeto, apresentação em sala de aula e realização de projeto cultural): 50%.

c) Exercícios em sala: 20%.


Bibliografia

AAVV (2002). O Estado das Artes.¬ As artes e o Estado. Atas do Encontro realizado em Lisboa no CCB, de 19 a 21 de abril de 2001. Lisboa: Observatório das Atividades Culturais.

AAVV (2004). Públicos da Cultura. Atas do Encontro organizado pelo Observatório das Actividades Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, de 24 a 25 de novembro de 2003. Lisboa: Observatório das Actividades Culturais.

CAETANO, Joaquim & RASQUILHA, Luís (2005). Gestão da comunicação. Lisboa: Quimera.

FORTUNA, Carlos & SILVA, Augusto S. (orgs.) (2002). Projeto e Circunstância. Culturas urbanas em Portugal. Porto: Afrontamento.

GONÇALVES, Gisela & MARTINS, Tiago (2015). Interfaces da Comunicação com a Cultura. Covilhã: Livros Labcom.

KOLB, Bonita M. (2005). Marketing for Cultural Organizations. Cork/Irlanda: Thomson.

MENDES, Conceição (2007). Manual de Produção Cultural – Algumas reflexões sobre o tema. Lisboa: Inatel.

PAIS, José Machado Pais (org) & SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos (org) (2010). Novos Trilhos Culturais: Práticas e Políticas. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

SILVA, Dora Santos (2012). Cultura & Jornalismo Cultural – Tendências de desafios no contexto das indústrias culturais e criativas. Lisboa: Editora Media XXI.

VARGAS, Carlos (coord.) (2012). Cultura Política e Práticas de Cultura. Lisboa: Fonte da Palavra.



Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 12:36:22 Última actualização: 2010-07-19